Estudo sobre o machismo no Cinema
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Estudo sobre o machismo no Cinema
Eu aqui discordo, ha sim profissoes que sao consideradas pra mulheres, e que um homem a fazer "fica mal", isto na cabeça de alguns! Por exemplo: secretariado, limpezas de casas, mesmo enfermaria... ha algumas profissões que infelizmente estão muito associadas as mulheres, e parece que fica mal um homem faze-las, o que é estúpido! O sexismo funciona dos dois lados, não é só as mulheres que são afetadas!waltsouza wrote:
Mas existe alguma profissão tida como feminina (rótulos da sociedade), onde as mulheres sejam a tal ponto feministas que tornem complicada a vida aos homens que a pretendam desempenhar? Isso existe?![]()
E sim, concordo que há sexismo no cinema, mas é como digo, nao é so as mulheres que são prejudicadas, são ambos os sexos. Aliás, pelo contrário, normalmente as mulheres até têm os papeis mais "simpáticos" (personagens que se gosta mais), humanos mas complexos, etc. Eu quando penso em grandes papeis no cinema veem-me a cabeça imensos papeis femininos... hoje em dia as coisas ja são diferentes, mas ate há pouco tempo os papeis masculinos eram um desinteresse no cinema, nao era permitido mostrar vulnerabilidade, emoção (para além da raiva, claro, a típica emoção masculina

Uma coisa em que as mulheres são muito prejudicadas é nos salários, isso é mais que evidente, a diferença é enorme e qualquer um ve isso! Os homens ganham o dobro ou triplo das mulheres, pelo mesmo trabalho! Mas isso nao e so no cinema, e em quase todo o lado, nao percebo porque, mas e isso que acontece!
- waltsouza
- Moderador
1) Mas eu não disse nada disso No Angel. O que eu disse é que as mulheres não barravam o caminho aos homens para o desempenho de profissões ou funções que estão mais associadas a mulheres. É isso que está escrito no quote que me fizeste.No Angel wrote:1)Eu aqui discordo, ha sim profissoes que sao consideradas pra mulheres, e que um homem a fazer "fica mal", isto na cabeça de alguns! Por exemplo: secretariado, limpezas de casas, mesmo enfermaria... ha algumas profissões que infelizmente estão muito associadas as mulheres, e parece que fica mal um homem faze-las, o que é estúpido! O sexismo funciona dos dois lados, não é só as mulheres que são afetadas!waltsouza wrote:
Mas existe alguma profissão tida como feminina (rótulos da sociedade), onde as mulheres sejam a tal ponto feministas que tornem complicada a vida aos homens que a pretendam desempenhar? Isso existe?![]()
2) E sim, concordo que há sexismo no cinema, mas é como digo, nao é so as mulheres que são prejudicadas, são ambos os sexos. Aliás, pelo contrário, normalmente as mulheres até têm os papeis mais "simpáticos" (personagens que se gosta mais), humanos mas complexos, etc. Eu quando penso em grandes papeis no cinema veem-me a cabeça imensos papeis femininos... hoje em dia as coisas ja são diferentes, mas ate há pouco tempo os papeis masculinos eram um desinteresse no cinema, nao era permitido mostrar vulnerabilidade, emoção (para além da raiva, claro, a típica emoção masculina), etc.
Uma coisa em que as mulheres são muito prejudicadas é nos salários, isso é mais que evidente, a diferença é enorme e qualquer um ve isso! Os homens ganham o dobro ou triplo das mulheres, pelo mesmo trabalho! Mas isso nao e so no cinema, e em quase todo o lado, nao percebo porque, mas e isso que acontece!

2) E no cinema não há apenas sexismo, vai um pouco para além disso. Ou por outra, consegue de certa forma ir mais longe do sexismo/machismo na nossa sociedade. Não sei se o cinema será a arte mais machista de todas mas... não andará muito longe.
São as próprias mulheres que se queixam. Tu fazes uma pesquisa e encontras dezenas de artigos, comentários, queixas, que percorre o cinema de forma tranversal, é a pequena percentagem de papéis principais comparados com os homens, é nas falas das personagens, é no número de realizadoras comparado com o número de realizadores, é a diferença brutal nos salários, etc.
E claro que encontras muitos papéis de mulheres mas compara lá esses "muitos" papéis com os papéis de protagonista dados a homens? Leste alguns dos artigos que aí deixei? Viste os números? Viste a diferença brutal em praticamente todos os parâmetros?
Se calhar não leste mas fazias bem em ler.

E eu o lud81 andámos ontem a dizer coisas diferentes e ambos podemos estar com razão. Quer dizer, ele dizia que o estudo que está na 1ª página não nos mostra como foi elaborado e essa parte é importante, e eu andava a dizer que o cinema em Hollywood não era apenas machista, baseado no muito do que tenho lido, muitas queixas na 1ª pessoa de quem faz do cinema a sua vida. Obviamente que estou a falar de mulheres. Não vês muitos homens do lado das mulheres mas ainda vai-se vendo alguns.
Joss Whedon Blames ‘Sexism’ For Lack of Female Superheroes
http://screenrant.com/joss-whedon-femal ... vie-sexism
Nao sei se será bem assim, as mulheres podem ser tao sexistas como os homens, nao te iludas! Penso que havera mulheres que nao vem com bons olhos que estes ocupem profissoes que eram consideradas "femininas".waltsouza wrote:1) Mas eu não disse nada disso No Angel. O que eu disse é que as mulheres não barravam o caminho aos homens para o desempenho de profissões ou funções que estão mais associadas a mulheres. É isso que está escrito no quote que me fizeste.No Angel wrote:1)Eu aqui discordo, ha sim profissoes que sao consideradas pra mulheres, e que um homem a fazer "fica mal", isto na cabeça de alguns! Por exemplo: secretariado, limpezas de casas, mesmo enfermaria... ha algumas profissões que infelizmente estão muito associadas as mulheres, e parece que fica mal um homem faze-las, o que é estúpido! O sexismo funciona dos dois lados, não é só as mulheres que são afetadas!waltsouza wrote:
2) E sim, concordo que há sexismo no cinema, mas é como digo, nao é so as mulheres que são prejudicadas, são ambos os sexos. Aliás, pelo contrário, normalmente as mulheres até têm os papeis mais "simpáticos" (personagens que se gosta mais), humanos mas complexos, etc. Eu quando penso em grandes papeis no cinema veem-me a cabeça imensos papeis femininos... hoje em dia as coisas ja são diferentes, mas ate há pouco tempo os papeis masculinos eram um desinteresse no cinema, nao era permitido mostrar vulnerabilidade, emoção (para além da raiva, claro, a típica emoção masculina), etc.
Uma coisa em que as mulheres são muito prejudicadas é nos salários, isso é mais que evidente, a diferença é enorme e qualquer um ve isso! Os homens ganham o dobro ou triplo das mulheres, pelo mesmo trabalho! Mas isso nao e so no cinema, e em quase todo o lado, nao percebo porque, mas e isso que acontece!![]()
2) E no cinema não há apenas sexismo, vai um pouco para além disso. Ou por outra, consegue de certa forma ir mais longe do sexismo/machismo na nossa sociedade. Não sei se o cinema será a arte mais machista de todas mas... não andará muito longe.
São as próprias mulheres que se queixam. Tu fazes uma pesquisa e encontras dezenas de artigos, comentários, queixas, que percorre o cinema de forma tranversal, é pequena percentagem de papéis principais comprados com os homens, é nas falas das personagens, é no número de realizadoras comparado com o número de realizadores homens que faz filmes, é a diferença brutal nos salários, etc.
E claro que encontras muitos papéis de mulheres mas compara lá esses "muitos" papéis com os papéis de protagonista dados a homens? Leste alguns dos artigos que aí deixei? Viste os números? Viste a diferença brutal em praticamente todos os parãmetros?Se calhar não leste mas fazias bem ler.![]()
E eu o lud81 andámos ontem a dizer coisas diferentes e ambos podemos estar com razão. Quer dizer, ele dizia que o estudo que está na 1ª página não nos mostra como foi elaborado e essa parte é importante, e eu andava a dizer que o cinema em Hollywood não era apenas machista, baseado no muito do que tenho lido, muitas queixas na 1ª pessoa de quem faz do cinema a sua vida. Obviamente que estou a falar de mulheres. Não vês muitos homens do lado das mulheres mas ainda vai-se vendo alguns.
Joss Whedon Blames ‘Sexism’ For Lack of Female Superheroes
http://screenrant.com/joss-whedon-femal ... vie-sexism
Eu entendo tudo isso, mas eu acho que as mulheres muitas das vezes tem os papeis mais interessantes! De que adianta os homens terem mais protagonistas, se sao papeis desinteressantes e estão com a mesma expressão de "durão" o filme todo? E eu farto-me de ver filmes e series protagonizados por mulheres, por isso não vejo/sinto essa diferença, mas acredito que exista. Entao em series, ha mesmo imensas protagonizadas por mulheres! So das que me lembro: Grey's Anatomy, Scandal, Once Upon a Time, Outlander, How to get away with murder, Revenge, Vampire Diaries, True Blood, e muitas outras! E mesmo em blockbusters ha muitos: Hunger Games, Divergent, Twilight, Fifty Shades (sendo que isto sao sagas, e por isso sao varios filmes). E isto so dos blockbusters, porque se contares com filmes de baixo/médio orçamento tem centenas ou mais!
- waltsouza
- Moderador
1) Dá-me exemplos concretos. Vês homens a queixarem-se? Não se queixam por terem vergonha? É que eu mulheres a queixarem-se vejo (e leio) imensas. Homens nem por isso. Escondem-se, coitadinhos.No Angel wrote: 1) Nao sei se será bem assim, as mulheres podem ser tao sexistas como os homens, nao te iludas! Penso que havera mulheres que nao vem com bons olhos que estes ocupem profissoes que eram consideradas "femininas".
Eu entendo tudo isso, mas eu acho que as mulheres muitas das vezes tem os papeis mais interessantes! De que adianta os homens terem mais protagonistas, se sao papeis desinteressantes e estão com a mesma expressão de "durão" o filme todo? E eu farto-me de ver filmes e series protagonizados por mulheres, por isso não vejo/sinto essa diferença, mas acredito que exista. Entao em series, ha mesmo imensas protagonizadas por mulheres! So das que me lembro: Grey's Anatomy, Scandal, Once Upon a Time, Outlander, How to get away with murder, Revenge, Vampire Diaries, True Blood, e muitas outras! E mesmo em blockbusters ha muitos: Hunger Games, Divergent, Twilight, Fifty Shades (sendo que isto sao sagas, e por isso sao varios filmes). E isto so dos blockbusters, porque se contares com filmes de baixo/médio orçamento tem centenas ou mais!

Sim, em parte sim. Mas nao so, o sexismo contra algumas coisas nos homens ta muito enraizado na sociedade, ainda mais que nas mulheres (isto na atualidade e nos paises ocidentais). Achas que os homens se vao queixar? Claro que nao, dizem logo "cresce e sê homem". Eu ja disse e volto a dizer, ha muita coisa que "nao fica bem" a um homem fazer/dizer. Hoje em dia as mulheres sao muito mais livres, na minha ótica. Um tribunal, por exemplo, da quase sempre a guarda dos filhos as mães; e tenho a ideia que tratam as mulheres mais brandamente que a um homem em relaçao a crimes. Outra coisa: durante séculos/milênios, os homens foram obrigados a ir pra guerra, enquanto as mulheres não. Eu preferia mil vezes ficar em casa a cuidar da casa e dos filhos do que ir pra guerra tornar-me num assassino, e sair de lá traumatizado e/ou mutilado, mas isso sou eu! E em muitos países pelo mundo, isso ainda continua a acontecer.waltsouza wrote:1) Dá-me exemplos concretos. Vês homens a queixarem-se? Não se queixam por terem vergonha? É que eu mulheres a queixarem-se vejo (e leio) imensas. Homens nem por isso. Escondem-se, coitadinhos.No Angel wrote: 1) Nao sei se será bem assim, as mulheres podem ser tao sexistas como os homens, nao te iludas! Penso que havera mulheres que nao vem com bons olhos que estes ocupem profissoes que eram consideradas "femininas".
Eu so quero dizer que o sexismo existe e funciona pros dois lados, e nao so para as mulheres, como querem fazer crer.
- waltsouza
- Moderador
Pois funciona No Angel, só com que a diferença ainda é grande, não funciona para os dois lados com o mesmo peso e a mesma medida. O tópico é sobre isso, e sobre o exagero do machismo em Hollywood, é sobre haver sexismo em menor escala para o homem, e em muito maior escala para a mulher. Infelizmente quem sofre muito mais com isso é a mulher.No Angel wrote:
Eu so quero dizer que o sexismo existe e funciona pros dois lados, e nao so para as mulheres, como querem fazer crer.
Off-topic
Um dos maiores problemas deste século são os estudos...fazem-se estudos por tudo e por nada.
Acho que até já se fez um estudo sobre a quantidade de estudos que se fazem hoje em dia.
E há por aí alguns mesmo ridículos, basta navegar um pouco para um gajo se começar a rir.
Até faço uma anedota com um estudo :
Andava um homem com pouca energia na cama com a sua parceira, até que leu um "estudo" numa revista que comer chocolate fazia aumentar a performance sexual. Certa noite, entusiasmado com o que tinha lido, comeu 3 grandes barras de chocolate preto...
Moral da história - borrou-se todo, e não chegou a fazer nada com a sua companheira.
Tinha-se esquecido de ler o outro "estudo" que dizia que comer chocolate em demasia provocava diarreia.
Um dos maiores problemas deste século são os estudos...fazem-se estudos por tudo e por nada.
Acho que até já se fez um estudo sobre a quantidade de estudos que se fazem hoje em dia.
E há por aí alguns mesmo ridículos, basta navegar um pouco para um gajo se começar a rir.
Andava um homem com pouca energia na cama com a sua parceira, até que leu um "estudo" numa revista que comer chocolate fazia aumentar a performance sexual. Certa noite, entusiasmado com o que tinha lido, comeu 3 grandes barras de chocolate preto...
Moral da história - borrou-se todo, e não chegou a fazer nada com a sua companheira.
Tinha-se esquecido de ler o outro "estudo" que dizia que comer chocolate em demasia provocava diarreia.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
- waltsouza
- Moderador
Moral da história do off-topic: Deixam-se de se fazer estudos. Aliás, acaba-se já com a estatística. Viva o conhecimento empirico. Abaixo a ciência.THX wrote:Off-topic

Nota ao meu comentário: Obviamente que existem Estudos e estudos. Não serão todos "filhos do mesmo pai e da mesma mãe".

Um dos estudos mais interessantes que se poderia fazer (se é que ainda não foi já feito) era sobre quais as razões de umas pessoas darem notas de 3/10 a certos filmes e outras darem, a esses mesmos filmes, 9/10. Um estudo focado nessa disparidade de avaliações, no porquê dessa grande diferença entre gostos, para tentar descobrir quais as razões DE FUNDO que levam as pessoas a adoptarem certas posturas sobre os filmes que criticam, tanto favoravelmente como negativamente.
Um estudo que nos ajudasse a entender melhor o porquê de haver a necessidade de definir certos critérios pré-definidos para melhor se entender o cinema e determinados filmes.
Pessoalmente dou muito mais valor a algo que alguém me possa mostrar que por A + B é realmente bom, ou melhor do que se pensa, do que andar a ver colunas ou analisar quadros e gráficos que só mostram números e estatísticas baseados em estudos.
Convém não esquecer que todos os estudos são primeiro feito por pessoas, pessoas essas que podem não ter nada a ver com ciência.
Um estudo que nos ajudasse a entender melhor o porquê de haver a necessidade de definir certos critérios pré-definidos para melhor se entender o cinema e determinados filmes.
Pessoalmente dou muito mais valor a algo que alguém me possa mostrar que por A + B é realmente bom, ou melhor do que se pensa, do que andar a ver colunas ou analisar quadros e gráficos que só mostram números e estatísticas baseados em estudos.
Convém não esquecer que todos os estudos são primeiro feito por pessoas, pessoas essas que podem não ter nada a ver com ciência.
- waltsouza
- Moderador
THX wrote:Um dos estudos mais interessantes que se poderia fazer (se é que ainda não foi já feito) era sobre quais as razões de umas pessoas darem notas de 3/10 a certos filmes e outras darem, a esses mesmos filmes, 9/10. Um estudo focado nessa disparidade de avaliações, no porquê dessa grande diferença entre gostos, para tentar descobrir quais as razões DE FUNDO que levam as pessoas a adoptarem certas posturas sobre os filmes que criticam, tanto favoravelmente como negativamente.
Não sei se alguém se debruçou sobre isso mas não acho que é necessário um grande "brainstorming" sobre o assunto. Falando sobre isso estamos sempre a bater no mesmo, gostos pessoais. Gostos pessoais que ora se aproximam uns dos outros, e aparecem as notas mais altas, ora se afastam, vão por outros caminhos, e entram-se nas notas baixas. E podem naturalmente haver enormes afastamentos entre quem gosta e de quem não gosta. E tão importante quanto isso as pessoas felizmente, não têm que pensar todas da mesma forma, não sentem as coisas todas da mesma forma.
A partir disso aparecem filmes que conseguem colecionar mais pessoas a dizer bem (ou muito bem) dele, do que o contrário. E vice-versa. Mas acho que é (praticamente) impossível criar um "esquema" que explique isso a ponto de se tornar uma regra.
Daí partimos para outro ponto. Por mais que me expliquem (por A + B ou C x D), eu não preciso que outra pessoa goste de algo para eu poder gostar também. Ou por outra, se não gosto de um filme não vou alterar a minha opinião porque alguém me diz que eu tenho que gostar porque esse alguém acha que tenho que gostar. Um gosto (normalmente) nunca é imposto. A própria pessoa é que o tem que o adquirir. É certo que a troca de opiniões e experiências entre as pessoas é muito importante mas acima de tudo no fim deve subsistir aquilo que a pessoa quer para si, naquilo que mais se indentifica.
E esta conversa já não tem nada a ver com o tópico mas não faz mal.

Então e se os actuais machistas continuarem a pensar todos assim?É certo que a troca de opiniões e experiências entre as pessoas é muito importante mas acima de tudo no fim deve subsistir aquilo que a pessoa quer para si, naquilo que mais se indentifica.
Não se irá prolongar o tal machismo em Hollywood??
Por muitos gays e mulheres que se oponham à ideia de machismo acho que o mesmo ainda vai andar por cá durante algum tempo.
E já reparaste que ao longo da história a politica e as guerras são sempre feitas pelo homem, com homens??
Será que se pode chamar a isso "machismo"??
- waltsouza
- Moderador
1) As mulheres estão tramadas ou vai demorar mais tempo para que a coisa se altere.THX wrote:
1) Então e se os actuais machistas continuarem a pensar todos assim?
2)Não se irá prolongar o tal machismo em Hollywood??
3) Por muitos gays e mulheres que se oponham à ideia de machismo acho que o mesmo ainda vai andar por cá durante algum tempo.
E já reparaste que ao longo da história a politica e as guerras são sempre feitas pelo homem, com homens??
4) Será que se pode chamar a isso "machismo"??
2) Claro que vai. Mas se a maioria dos homens está-se a borrifar para as mulheres terão que ser elas a olhar por si, aliás, como tem sido feito ao longo da história, e da história mais recente do século XX, e de todos os direitos que elas têm vindo a conquistar.
Uma mulher sozinha pouco ou nada consegue mas muitas mulheres juntas podem conseguir alguma coisa. Aumentam as probabilidades.
3) Infelizmente tens razão. Isto não se muda de um ano para o outro, no mínimo uma geração e mesmo assim acho que vai demorar mais. É que as coisas em certos pontos têm andado muito lentamente, num milénio em que tendecialmente há imensas coisas que caminham muito mais rapidamente do que antigamente.
4) Mas hoje em dia já tens mais mulheres no exército, a fazer "tropa" do que antigamente. Antigamente não havia nada, hoje já se vê alguma coisa. E até há países onde vês muitas mulheres. Basta o serviço militar ser obrigatório, quer para homens, ou mulheres.

Já se perguntou a muitas mulheres se fazem questão de ir para a "guerra"? Vês muitas mulheres a queixarem-se? É que o machismo só se sente (de um ponto de vista feminino) se ao ser vedado algo ás mulheres, ao mesmo tempo elas se sintam menosprezadas e disciriminadas. Se a maioria delas não se importa que os homem façam a "guerra", não se pode falar propriamente em machismo. A palavra certa é desinteresse.

-
- DVD Maníaco
Não me importava nada de fazer a "inspecção" a essas soldadas
.
Estou também a pensar na maneira como elas conseguem torturar os seus inimigos.
Ia já para uma cadeia dessas...
Infelizmente sabemos que muitas mulheres soviéticas se alistam por outros motivos que não sejam pelo amor/defesa à sua pátria. Por aqui neste nosso Portugal (e não só) também acontece muito isso.

Infelizmente sabemos que muitas mulheres soviéticas se alistam por outros motivos que não sejam pelo amor/defesa à sua pátria. Por aqui neste nosso Portugal (e não só) também acontece muito isso.
-
- DVD Maníaco
Calma que eu já estou um passo à frente...THX wrote:Não me importava nada de fazer a "inspecção" a essas soldadas.

Referes-te a isto?