Estudo sobre o machismo no Cinema
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Estudo sobre o machismo no Cinema
O serviço militar obrigatório e uma aberração, felizmente que Portugal ja nao tem disso. E repito, e uma aberração. Porque raio tenho eu que ir lutar numa guerra estúpida qualquer, se não quero? E porque raio tenho que ir fazer "tropa"? Mas estamos numa ditadura, ou que? Nao queriam mais nadawaltsouza wrote: 4) Mas hoje em dia já tens mais mulheres no exército, a fazer "tropa" do que antigamente. Antigamente não havia nada, hoje já se vê alguma coisa. E até há países onde vês muitas mulheres. Basta o serviço militar ser obrigatório, quer para homens, ou mulheres.![]()
Já se perguntou a muitas mulheres se fazem questão de ir para a "guerra"? Vês muitas mulheres a queixarem-se? É que o machismo só se sente (de um ponto de vista feminino) se ao ser vedado algo ás mulheres, ao mesmo tempo elas se sintam menosprezadas e disciriminadas. Se a maioria delas não se importa que os homem façam a "guerra", não se pode falar propriamente em machismo. A palavra certa é desinteresse.

-
- DVD Maníaco
Pelo que pude deduzir, na minha humilde opinião, era ponto de honra, durante a guerra fria, o cinema soviético orgulhar-se da igualdade sexual no cinema. Isto no contexto de "Estão a ver? Os idiotas dos americanos fazem filmes foleiros com moralidade religiosa do antigo testamento! Mas nós, os russos, fazemos filmes em que as mulheres comportam-se com realismo, de forma natural."
Por exemplo no filme de 1956 "O Quadragésimo Primeiro", a personagem principal é uma mulher franco-atiradora (sniper) do exército vermelho, e vou aqui fazer um spoiler , pois o cinema soviético estava livre do flagelo da receita/fórmula cliché/repetitiva e previsível do cinema norte-americano.
A minha crítica do filme de 1956: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=46754
EDIt: Coloquei o spoiler na função respectiva de spoiler.
Por exemplo no filme de 1956 "O Quadragésimo Primeiro", a personagem principal é uma mulher franco-atiradora (sniper) do exército vermelho, e vou aqui fazer um spoiler
A minha crítica do filme de 1956: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=46754
EDIt: Coloquei o spoiler na função respectiva de spoiler.
Last edited by JoséMiguel on March 20th, 2015, 10:10 pm, edited 1 time in total.
Exactamente! Esta luta toda contra o machismo é toda ela um dos mais estúpidos exemplos do politicamente correcto. E porque é que eu digo isto? Porque as mulheres são elas também machistas. Com excepção para as feministas extremas. Uma mulher que veja um homem a ser coitadinho e a chorar num canto, acham que vai achá-lo sexualmente atraente? Um homem que ela não conheça, não um amigo. Ya, tá bem. Tem check-in directo e imediato na friend zone, isso se não for desprezado. Elas são as primeiras que quererem um homem forte "mas que é sensível na intimidade".No Angel wrote:Achas que os homens se vao queixar? Claro que nao, dizem logo "cresce e sê homem". Eu ja disse e volto a dizer, ha muita coisa que "nao fica bem" a um homem fazer/dizer.waltsouza wrote: 1) Dá-me exemplos concretos. Vês homens a queixarem-se? Não se queixam por terem vergonha? É que eu mulheres a queixarem-se vejo (e leio) imensas. Homens nem por isso. Escondem-se, coitadinhos.

É um típico exemplo do "faz como digo e não como faço".
Não estou a dizer que um homem não chora, mas é realmente a realidade que o No Angel cita com "cresce e sê homem". E não são só os homens os responsáveis, são todos.
Vejam o seguinte vídeo:
Alguém faz alguma coisa para defender o homem? Eu só vejo rirem-se, precisamente porque estão a pensar "lol, faz-te homem!". Se isto não é machismo, não sei o que é.
E não é só neste vídeo, que realmente é uma amostra pequena

Porque é que as mulheres só querem homens mais altos que elas? Há excepções, mas contam-se com os dedos. Aliás, é considerado politicamente incorrecto um homem perguntar o peso a uma mulher, ou estabelecer um limite de kg a partir do qual já não está interessado. Mas já não é politicamente incorrecto a esmagadora maioria das mulheres querer um homem com mais de 1,80m com ombros largos. A razão é machista: porque, instintivamente, querem um homem forte e protector. Surprise, motherfucker!
De double standards destes está o mundo cheio. Por isso estou-me um bocado borrifando para toda esta questão do machismo, daí eu ter dito que o estudo é irrelevante. Porque eu vejo para lá da bullshit. E espanto-me com quem não vê.
Portanto, peço desculpa, mas eu vou continuar a preferir ver filmes de acção e porrada com gajos tipo Arnold, Stallone, Statham, etc. Porque, por muitas bogas que tenham serão sempre mais credíveis do que ver a Sandra Bullock ou a Jennifer Anniston a irem ao Vietnam soltar POWs. Considerem-me machista, se quiserem, mas o que é certo é que elas também gostam de ver esses gajos a arrear porrada a torto e a direito.
Depois de ler os vários comentários acima eu pessoalmente acho que esse tal machismo que em tempos terá existido em Hollywood não terá sido tão grave assim e tem tendência desaparecer; segue-se uma pequena lista de filmes americanos recentes e menos recentes com mulheres como principais protagonistas:
Gravity (2013), The Help (2011)., Alien (1979), Pitch Perfect (2012), Blue Jasmine (2013), Kill Bill (2003), Million Dollar Baby (2004), Thelma & Louise (1991), Black Swan (2010), Monster (2003), Changeling (2008), Precious (2009), Juno (2007), Erin Brockovich (2000), Blue Is the Warmest Color (2013), The Hours (2002), Easy A (2010), The Sound of Music (1965), Maleficent (2014), What Ever Happened to Baby Jane? (1962), Breakfast at Tiffany's (1961), Steel Magnolias (1989). Norma Rae (1979), Girl, Interrupted (1999), Silkwood (1983)
Hannah and Her Sisters (1986), Lucy (2014), The Virgin Suicides (1999), Sisters (1973), The Accused (1988), Carrie (1976), Rosemary's Baby (1968), Frozen River (2008), Boys Don't Cry (1999), 3 Women (1977), The Diary of Anne Frank (1959), Hard Candy (2005), Sophie's Choice (1982), Wild (2014), Wait Until Dark (1967), The Blind Side (2009).
Gravity (2013), The Help (2011)., Alien (1979), Pitch Perfect (2012), Blue Jasmine (2013), Kill Bill (2003), Million Dollar Baby (2004), Thelma & Louise (1991), Black Swan (2010), Monster (2003), Changeling (2008), Precious (2009), Juno (2007), Erin Brockovich (2000), Blue Is the Warmest Color (2013), The Hours (2002), Easy A (2010), The Sound of Music (1965), Maleficent (2014), What Ever Happened to Baby Jane? (1962), Breakfast at Tiffany's (1961), Steel Magnolias (1989). Norma Rae (1979), Girl, Interrupted (1999), Silkwood (1983)
Hannah and Her Sisters (1986), Lucy (2014), The Virgin Suicides (1999), Sisters (1973), The Accused (1988), Carrie (1976), Rosemary's Baby (1968), Frozen River (2008), Boys Don't Cry (1999), 3 Women (1977), The Diary of Anne Frank (1959), Hard Candy (2005), Sophie's Choice (1982), Wild (2014), Wait Until Dark (1967), The Blind Side (2009).
- waltsouza
- Moderador
Eu já sei o que hei-de escrever mais para tentar demonstrar que a realidade está ainda longe daquilo que dizes. Não sei que mais artigos hei-de pôr aqui (e o mais certo é que se calhar pouca gente os lê) para se ver que infelizmente a tendência é que o machismo ainda está bem enraízado em Hollywood e que é complicado dar conta dele. Ainda há bem pouco tempo tivemos mais alertas nos Óscares de Hollywood. Aproveitou-se o momento para que mais pessoas possam abrir os olhos.elfaria wrote:Depois de ler os vários comentários acima eu pessoalmente acho que esse tal machismo que em tempos terá existido em Hollywood não terá sido tão grave assim e tem tendência desaparecer; segue-se uma pequena lista de filmes americanos recentes e menos recentes com mulheres como principais protagonistas:
Este discurso bem recente (na sua parte final) acontece porque machismo em Hollywood está bem latente, não porque está a desaparecer.
elfaria, tu até podes ir buscar 100 ou mais filmes tendo mulheres como protoganistas. O que tu mostras nessa lista não me prova nada. Estão aí 41 filmes de vários anos e décadas diferentes. E se eu disser (está num artigo que eu já meti por aqui que pelo vistos não leste) de que em 500 filmes entre 2007 e 2012 apenas 30% tem como protagonistas mulheres. Portanto a relação é de mais do dobro para os homens. Nesses mesmos 500 filmes apenas 10% tem um elenco equilibrado (balanceado) entre homens e mulheres.
500 filmes, em 5 anos. Medita sobre isto

E eu vou continuar de olhos bem abertos sobre este tema. Sempre que se justificar trarei novos artigos sobre o assunto. Isso é garantido.

Eu sinceramente nao sinto essa diferença de protagonistas homens/mulheres, e acho que ha tantos filmes protagonizados por uns como por outros. E penso que na tv ate ha mais series/novelas protagonizadas por mulheres que por homens...
A questao principal penso que e mesmo a diferença salarial, porque de resto o que nao falta sao papeis para mulheres, seja no cinema ou na televisao.
A questao principal penso que e mesmo a diferença salarial, porque de resto o que nao falta sao papeis para mulheres, seja no cinema ou na televisao.
- waltsouza
- Moderador
Pois, mas acho que quem trabalha no meio sente, talvez, um bocadinho melhor as coisas, sente-as mais na pele. Não é só a diferença salarial, as mulheres queixam-se de muito mais. Façam alguma pesquisa. Leiam, como eu já li. Parem de fazer generalizações baseadas em percepções de alguém que vê este tema de fora. E para começar a ver este tema por dentro é necessário fazer alguma pesquisa.No Angel wrote:Eu sinceramente nao sinto essa diferença de protagonistas homens/mulheres, e acho que ha tantos filmes protagonizados por uns como por outros. E penso que na tv ate ha mais series/novelas protagonizadas por mulheres que por homens...
Eu quanto mais leio sobre isto mais tenho a ideia de que a balança ainda está muito desequilibrada e não é só uma questão de dólares.

E por isso que eu prefiro usar a palavra sexismo, e nao machismo (que se restringe a um dos sexos). O sexismo funciona e sempre funcionou pros dois lados.lud81 wrote:Exactamente! Esta luta toda contra o machismo é toda ela um dos mais estúpidos exemplos do politicamente correcto. E porque é que eu digo isto? Porque as mulheres são elas também machistas. Com excepção para as feministas extremas. Uma mulher que veja um homem a ser coitadinho e a chorar num canto, acham que vai achá-lo sexualmente atraente? Um homem que ela não conheça, não um amigo. Ya, tá bem. Tem check-in directo e imediato na friend zone, isso se não for desprezado. Elas são as primeiras que quererem um homem forte "mas que é sensível na intimidade".No Angel wrote:Achas que os homens se vao queixar? Claro que nao, dizem logo "cresce e sê homem". Eu ja disse e volto a dizer, ha muita coisa que "nao fica bem" a um homem fazer/dizer.waltsouza wrote: 1) Dá-me exemplos concretos. Vês homens a queixarem-se? Não se queixam por terem vergonha? É que eu mulheres a queixarem-se vejo (e leio) imensas. Homens nem por isso. Escondem-se, coitadinhos.![]()
É um típico exemplo do "faz como digo e não como faço".
Não estou a dizer que um homem não chora, mas é realmente a realidade que o No Angel cita com "cresce e sê homem". E não são só os homens os responsáveis, são todos.
Vejam o seguinte vídeo:
Alguém faz alguma coisa para defender o homem? Eu só vejo rirem-se, precisamente porque estão a pensar "lol, faz-te homem!". Se isto não é machismo, não sei o que é.
E não é só neste vídeo, que realmente é uma amostra pequenaMas pensem se vocês testemunhassem uma cena destas aí na rua. O que fariam? Não se riam também se vissem o homem a apanhar assim da mulher? Aposto que sim. E as mulheres também!
Porque é que as mulheres só querem homens mais altos que elas? Há excepções, mas contam-se com os dedos. Aliás, é considerado politicamente incorrecto um homem perguntar o peso a uma mulher, ou estabelecer um limite de kg a partir do qual já não está interessado. Mas já não é politicamente incorrecto a esmagadora maioria das mulheres querer um homem com mais de 1,80m com ombros largos. A razão é machista: porque, instintivamente, querem um homem forte e protector. Surprise, motherfucker!
De double standards destes está o mundo cheio. Por isso estou-me um bocado borrifando para toda esta questão do machismo, daí eu ter dito que o estudo é irrelevante. Porque eu vejo para lá da bullshit. E espanto-me com quem não vê.
Portanto, peço desculpa, mas eu vou continuar a preferir ver filmes de acção e porrada com gajos tipo Arnold, Stallone, Statham, etc. Porque, por muitas bogas que tenham serão sempre mais credíveis do que ver a Sandra Bullock ou a Jennifer Anniston a irem ao Vietnam soltar POWs. Considerem-me machista, se quiserem, mas o que é certo é que elas também gostam de ver esses gajos a arrear porrada a torto e a direito.
As mulheres também tiveram alguns benefícios ao longo dos séculos, como não terem de ir pra guerra e terem prioridade em acidentes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Women_and_children_first
Ora, eu pergunto: porque raio a vida de uma mulher vale mais que a de um homem? Esta coisa do "cavalheirismo" não me entra na cabeça, e precisa de ser abolida. Basta ver que a maioria dos sobreviventes do Titanic foram mulheres.
http://www.anesi.com/titanic.htm
- waltsouza
- Moderador
Eu posso ver as coisas de outro ponto de vista. Foi a mulher que obrigou o homem a ir para a guerra? É verdade que o homem genericamente é tido como tendo mais força física do que a mulher. Acho que mesmo na pré-história o homem teve inteligência para perceber isso. Fazia mais sentido ser ele o protetor (o macho-alfa) do que o contrário.No Angel wrote:
E por isso que eu prefiro usar a palavra sexismo, e nao machismo (que se restringe a um dos sexos). O sexismo funciona e sempre funcionou pros dois lados.
As mulheres também tiveram alguns benefícios ao longo dos séculos, como não terem de ir pra guerra e terem prioridade em acidentes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Women_and_children_first
Ora, eu pergunto: porque raio a vida de uma mulher vale mais que a de um homem? Esta coisa do "cavalheirismo" não me entra na cabeça, e precisa de ser abolida. Basta ver que a maioria dos sobreviventes do Titanic foram mulheres.
http://www.anesi.com/titanic.htm
O problema é que ninguém vale mais que ninguém. Por isso é que cada um deve fazer o que lhe apetecer. Seja o que for. Não deviam existir barreiras. Para nenhum dos lados. Se é possível existir um mundo civilizado onde a igualdade entre os sexos seja praticamente plena? Eu acredito que sim mas ainda falta muito tempo (mesmo muito tempo) para se chegar a esse ponto, a esse estado de evolução humana. Obviamente que o homem vai correr o risco de um dia vir a ser ultrapassado pela mulher, devagarinho elas já começam a estar em maioria nas universidades, o número de licenciadas tende cada vez a ser maior do que o número de licenciados, e devagarinho elas vão conquistado, lentamente, cada vez mais lugares de chefia, sejam nas empresas, seja na política, etc. Mas neste momento ainda vamos a passo de "caracol".
Claro que esta história poder dar uma volta de 180 graus (demore o que demorar) também pode não ser bom para o homem mas de qualquer forma quem sabe se num futuro ainda longínquo, num planeta onde o homem passa para 2º plano, teremos um mundo com menos guerras, com menos fome, mais compreensivo, mais intuitivo e menos instintivo. Não sei. É algo que por acaso penso muitas vezes mas sei que esse será um mundo que só vou poder continuar a imaginar, não estarei por cá para ver como vai ser.
Bom a minha lista era apenas uma pequena amostragem de filmes de qualidade (excepto o Lucy) com mulheres como protagonistas. Se calhar sou como o/a? NoAngel e não ligo muito ao género dos actores mas sim ao seu talento. Na minha lista de actores/actrizes favoritos(as) incluo à cabeça uma Mulher: Meryl Streep, um Homem: Dustin Hoffman, um Negro: Denzel Washington, um Gay: Kevin Spacey, uma Lésbica: Jodie Foster, um disléxico genial: Robin Williams ...todos eles famosos e todos eles americanos.
Enfim pontos vista ou opiniões diversas

Last edited by elfaria on March 19th, 2015, 7:51 pm, edited 1 time in total.
- waltsouza
- Moderador
elfaria wrote:Bom a minha lista era apenas uma pequena amostragem de filmes de qualidade (excepto o Lucy) com mulheres como protagonistas. Se calhar sou como o/a? NoAngel e não ligo muito ao género dos actores mas sim ao seu talento. Na minha lista de actores/actrizes favoritos(as) incluo à cabeça uma Mulher: Meryl Streep, um Homem: Dustin Hoffman, um Negro: Denzel, um Gay: Kevin Spacey, Washington uma Lésbica: Jodie Foster, um disléxico genial: Robin Williams ...todos eles famosos e todos eles americanos.
Mas não é isso que está em causa. O que está em causa é em 10 filmes 7 ou 8 terem por protagonistas homens porque a indústria (controlada maioritariamente por homens) não olha para as mulheres da mesma forma que olha para os homens. E isso acaba por revelar (à força) muito mais o talento dos homens do que das mulheres. Façam um exercicio muito simples, vejam os nomeados dos Óscares dos últimos 15 anos, e depois digam qualquer coisa. Vejam os nomeados dos últimos 15 anos em Cannes. Vejam os nomeados dos útimos 15 anos do Festival de Berlim. Percorram os melhores festivais, façam as contas e depois digam qualquer coisinha.

Por que razão imaginas que num mundo dominado mais pelo lado feminino iríamos ter menos guerras, menos fome, mais "compreensão",... etc?waltsouza wrote: Claro que esta história poder dar uma volta de 180 graus (demore o que demorar) também pode não ser bom para o homem mas de qualquer forma quem sabe se num futuro ainda longínquo, num planeta onde o homem passa para 2º plano, teremos um mundo com menos guerras, com menos fome, mais compreensivo, mais intuitivo e menos instintivo. Não sei. É algo que por acaso penso muitas vezes mas sei que esse será um mundo que só vou poder continuar a imaginar, não estarei por cá para ver como vai ser.
Estou só curioso para saber se é baseado nalgum outro estudo que possas ter para partilhar, porque não tenho nenhuma indicação de que teríamos um mundo diferente nesses aspectos do que aquele que temos agora. E porventura até poderíamos ter um pior...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
- waltsouza
- Moderador
Samwise wrote:
Por que razão imaginas que num mundo dominado mais pelo lado feminino iríamos ter menos guerras, menos fome, mais "compreensão",... etc?
Estou só curioso para saber se é baseado nalgum outro estudo que possas ter para partilhar, porque não tenho nenhuma indicação de que teríamos um mundo diferente nesses aspectos do que aquele que temos agora. E porventura até poderíamos ter um pior...
Eu certezas não tenho mas também sei que a mulher (geralmente, existem sempre exepções) é mais sensível do que o homem, ou por outra, tem uma perspetiva sobre as coisas menos "animalesca". Não vou estar a entrar na discussão de quem é mais inteligente mas eu tenho a ideia (pelo que vejo e leio) que a mulher é mais "cerebral" do que o homem, a intuição feminina não será apenas um mito. Sinceramente não sei até que ponto esta minha tese está correta (e de certeza de que já alguém estudou sobre isto, tenho de pesquisar sobre o assunto

Penso que e devido a considerarem a mulher mais sensivel, tolerante, etc, mas isso acabam por ser generalizações (basta ver que uma das maiores assassinas em serie foi uma mulher, a condessa Bathory, que alegadamente matou, ou mandou matar, centenas de mulheres). A mulher pode ser tao violenta, cruel, preconceituosa como o homem, tudo depende da educaçao, das circunstancias de vida, etc. E para alem do mais, como todos sabem, o poder corrompe. O poder tem sido dado maioritariamente aos homens, mas se tivessem la mulheres nao sei se nao seriam corrompidas, ate porque as coisas nao dependem so do primeiro ministro ou o que seja, existe todo um sistema por tras que esta sempre a espreita para incitar a corrupçao, violencia de todo o tipo, aproveitar ou ignorar os mais desprotegidos, etc.Samwise wrote:Por que razão imaginas que num mundo dominado mais pelo lado feminino iríamos ter menos guerras, menos fome, mais "compreensão",... etc?waltsouza wrote: Claro que esta história poder dar uma volta de 180 graus (demore o que demorar) também pode não ser bom para o homem mas de qualquer forma quem sabe se num futuro ainda longínquo, num planeta onde o homem passa para 2º plano, teremos um mundo com menos guerras, com menos fome, mais compreensivo, mais intuitivo e menos instintivo. Não sei. É algo que por acaso penso muitas vezes mas sei que esse será um mundo que só vou poder continuar a imaginar, não estarei por cá para ver como vai ser.
- waltsouza
- Moderador
E quantos assassinos em série homens já houve? De certeza que queres ir por aí? Sabes que vais perder, e deves levar "goleada".No Angel wrote: Penso que e devido a considerarem a mulher mais sensivel, tolerante, etc, mas isso acabam por ser generalizações (basta ver que uma das maiores assassinas em serie foi uma mulher, a condessa Bathory, que alegadamente matou, ou mandou matar, centenas de mulheres). A mulher pode ser tao violenta, cruel, preconceituosa como o homem, tudo depende da educaçao, das circunstancias de vida, etc. E para alem do mais, como todos sabem, o poder corrompe. O poder tem sido dado maioritariamente aos homens, mas se tivessem la mulheres nao sei se nao seriam corrompidas, ate porque as coisas nao dependem so do primeiro ministro ou o que seja, existe todo um sistema por tras que esta sempre a espreita para incitar a corrupçao, aproveitar ou ignorar os mais desprotegidos, etc.

Deixa-me ver se eu consigo atingir o teu pensamento: ora, se uma das maiores assassinas em série foi mulher, logo, as mulheres têm muito mais prepotência para matar em série.

E como consegues afirmar que a mulher consegue afirmar que pode ser tão ou mais violenta do que o homem? Baseado em quê? Intuição masculina? Mostra-me provas disso. Eu sou daqueles que gosto de ler (e depende da fonte) para crer.