Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Vi hoje e concordo que o filme é muito bom. Decorre tudo com grande naturalidade.José wrote: April 21st, 2020, 7:59 pm La Stanza del Figlio - O Quarto do Filho (2001), de Nanni Moretti
https://www.imdb.com/title/tt0208990/?ref_=nv_sr_srsg_0
Estou com uma vontade imensa de ser simplista e panfletário e gritar de pulmões cheios que este é não só um dos melhores retratos alguma vez feitos sobre a perda de um filho, como também um dos melhores filmes italianos dos últimos 25 anos! Pronto, está dito.
Quase a acabar ocorreu-me que parecia um filme japonês.
Há alguns que são um pouco assim, já uma vez conversei com o mansildv sobre isso.
A família deles é muito equilibrada.
São diferentes mas o Caro Diario também é bom, não sei se já viste.
Gosto muito do Caro Diario!nimzabo wrote: May 14th, 2020, 9:43 pmVi hoje e concordo que o filme é muito bom. Decorre tudo com grande naturalidade.José wrote: April 21st, 2020, 7:59 pm La Stanza del Figlio - O Quarto do Filho (2001), de Nanni Moretti
https://www.imdb.com/title/tt0208990/?ref_=nv_sr_srsg_0
Estou com uma vontade imensa de ser simplista e panfletário e gritar de pulmões cheios que este é não só um dos melhores retratos alguma vez feitos sobre a perda de um filho, como também um dos melhores filmes italianos dos últimos 25 anos! Pronto, está dito.
Quase a acabar ocorreu-me que parecia um filme japonês.
Há alguns que são um pouco assim, já uma vez conversei com o mansildv sobre isso.
A família deles é muito equilibrada.
São diferentes mas o Caro Diario também é bom, não sei se já viste.

Pus-me a ver e à passagem da hora de filme está a ser um bocado torturante, no ecrã e fora.Samwise wrote: May 11th, 2020, 1:18 pm
Vi um filme do Costa-Gavras chamado L'aveu - The Confession, e achei excelente. Fui surpreendido não tanto pela força e horror do caso que lá se mostra, mas por verificar que houve quem se interessasse por documentar visualmente, até aos limites do suportável, um dos muitos casos de processos políticos movidos durante a ditatura de Estaline contra camaradas do próprio partido, neste caso num dos "países-satélite" da patria comunista. Envolve a prisão e processo de tortura e interrogatório de um alto quadro do partido na Checoslováquia, para o levar a "confessar" que era "simpatizante Trotsquista" e que conspiraava junto dos EUA contra a União Soviética. Depois falarei com mais calma desta obra baseada num caso real, mas é coisa bem pesada e arrepiante.
Acho que não vou conseguir ver tudo hoje

A sensação com que fiquei foi a de que o modelo narrativo passa, entre outros objectivos, por infligir também ao espectador, tanto quanto possível, um processo de exaustão aproximado da experiência por que está a passar o acusado. É propositadamente repetitivo, torturante e desconfortável - mas deixa a clara noção de que isso não é nada comparado com a coisa real.nimzabo wrote: May 15th, 2020, 8:34 pmPus-me a ver e à passagem da hora de filme está a ser um bocado torturante, no ecrã e fora.Samwise wrote: May 11th, 2020, 1:18 pm
Vi um filme do Costa-Gavras chamado L'aveu - The Confession, e achei excelente. Fui surpreendido não tanto pela força e horror do caso que lá se mostra, mas por verificar que houve quem se interessasse por documentar visualmente, até aos limites do suportável, um dos muitos casos de processos políticos movidos durante a ditatura de Estaline contra camaradas do próprio partido, neste caso num dos "países-satélite" da patria comunista. Envolve a prisão e processo de tortura e interrogatório de um alto quadro do partido na Checoslováquia, para o levar a "confessar" que era "simpatizante Trotsquista" e que conspiraava junto dos EUA contra a União Soviética. Depois falarei com mais calma desta obra baseada num caso real, mas é coisa bem pesada e arrepiante.
Acho que não vou conseguir ver tudo hoje![]()
Para mim é o melhor filme do Costa-Gavras. Em termos técnicos, é o mais conseguido na adequação entre enredo e formato, e no final conseguimos perceber exactamente o engenho da máquina burocrática na forma como chega os seus resultados (e imaginamos os rios de recursos que eram despejados para garantir aquele sistema), mesmo não estando por dentro da história da Checoslováquia. E o Yves Montand está soberbo na sua espiral degenerativa. Vais a meio, ainda tens umas quantas surpresas pela frente.
Já sei que não gostaste do desenfreado Z, mas tenta um filme que é o Hanna K.. Penso que está mais próximo de um modelo que seja confortável para o teu gosto - é uma "apresentação" algo superficial e simplista da questão Israelo-Palestiniana, mas tem características interessantes a nível das relações humanas. Também acho que apreciarás o Missing, pelo lado da exposição do envolvimento directo, crimes contra a humanidade e encobrimento por parte da CIA no golpe de estado no Chile.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
O Missing é bastante bom. Uma daquelas chapadas de luva branco sem nunca ter medo de meter o dedo na ferida.
Possivelmente deve ser o meu filme preferido do realizador.
Sim, do Missing também gostei.
Acabei por ver o filme todo, afinal.
Achei um bocado perda de tempo mas pronto.
Dei uma vista de olhos nalgumas reviews para perceber melhor o que tive a ver.
Gostei muito dos carros com quatro faróis ao centro
https://topworldauto.com/cars/tatra/tat ... html#gp/11
p.s. e com três também são engraçados

https://topworldauto.com/cars/tatra/tat ... html#gp/11

Um aspecto extra-filme estranho, que tem agora de ser visto e reavaliado passados estes anos todos, e já depois da abertura dos arquivos da ex- URSS, é o facto de aquilo ser uma denúncia (real) não ao comunismo, mas à sua implementação Estalinista. O Costa-Gavras, que era (e não sei se ainda é ) comunista, e a própria vítima do processo (que escreveu o livro) apontam as baterias ao ditador, e não ao sistema. O filme acaba aliás com as filmagens de umas inscrições no muro que referem o Lenine, em forma de apelo (tipo: "vê só no que é que o teu sucessor transformou a tua obra"...nimzabo wrote: May 15th, 2020, 10:37 pm Sim, do Missing também gostei.

A parte toda do tribunal, com a sala de "intermediação" pelo meio, e a transmissão pelos holofotes para o país todo, é surreal.

Last edited by Samwise on May 15th, 2020, 11:42 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Os carros são a imagem dos serviços secretos em questão: sinistros, e com muitos "olhos" a observar.nimzabo wrote: May 15th, 2020, 10:37 pm https://topworldauto.com/cars/tatra/tat ... html#gp/11
![]()

Last edited by Samwise on May 15th, 2020, 11:45 pm, edited 1 time in total.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Eu gostei do Missing, mas não me atingiu com tanta força quanto este L'aveu.PanterA wrote: May 15th, 2020, 9:37 pm O Missing é bastante bom. Uma daquelas chapadas de luva branco sem nunca ter medo de meter o dedo na ferida.
Comparo mais o Missing com o Salvador (os temas, e as sequências mais fortes e impressionantes - a constatação dos mass-murders populacionais - equivalem-se nos dois filmes), embora o tratamento emocional seja bem diverso num e noutro: sensível no do Gavras, e paquidérmico e abrutalhado no do Stone - talvez por conta das personagens que vivem aquilo.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Andava aqui a pesquisar e tinha na ideia que tinha visto uns 5 o 6 filmes do realizador, mas devo ter confundido com outro porque ainda só vi 2. Fail.
Curiosamente até me recordo de ter visto o Z, mas fui ver o trailer e não me vem nada à memória. Weird stuff.
Sendo assim já não está quem falou. Entretanto já adicionei alguns á watclist.

Sendo assim já não está quem falou. Entretanto já adicionei alguns á watclist.
O Z é um a espécie de antepassado espiritual do JFK, só que noutro país, e com outro sistema político a mandar. Em termos de edição/montagem, deve ter sido mesmo revolucionário para a época - e é tudo muito cru, cheio de nervuras e arestas por limar. Uma experiência alucinante que contrasta com o rigor narrativo absoluto que depois vemos no L'aveu. Não sei se sim, se não, mas é muito provável que os filmes do Gavras tenham tido uma forte influência junto do Stone.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
https://deadline.com/2020/02/oliver-sto ... 61314/amp/Samwise wrote: May 16th, 2020, 9:47 am Não sei se sim, se não, mas é muito provável que os filmes do Gavras tenham tido uma forte influência junto do Stone.
"Stone will present a screening of a film he has chosen as an inspiration for his work, 1969 movie Z by Costa-Gavras."
mansildv wrote: May 16th, 2020, 10:02 amhttps://deadline.com/2020/02/oliver-sto ... 61314/amp/Samwise wrote: May 16th, 2020, 9:47 am Não sei se sim, se não, mas é muito provável que os filmes do Gavras tenham tido uma forte influência junto do Stone.
"Stone will present a screening of a film he has chosen as an inspiration for his work, 1969 movie Z by Costa-Gavras."

Obrigado por teres ido à procura.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
É verdade, os filmes do Costa-Gavras, o Z em particular, são uma influência assumida pelo Oliver Stone.Samwise wrote: May 16th, 2020, 9:47 am O Z é um a espécie de antepassado espiritual do JFK, só que noutro país, e com outro sistema político a mandar. Em termos de edição/montagem, deve ter sido mesmo revolucionário para a época - e é tudo muito cru, cheio de nervuras e arestas por limar. Uma experiência alucinante que contrasta com o rigor narrativo absoluto que depois vemos no L'aveu. Não sei se sim, se não, mas é muito provável que os filmes do Gavras tenham tido uma forte influência junto do Stone.
Outro filme político da mesma época que ele reverencia é A Batalha de Argel de Gillo Pontecorvo, que costuma passar na RTP Memória.
Vi alguns filmes dele (muito) espalhados no tempo e nunca tinha feito a associação com o Stone até agora. Sucedeu com o decorrer da conversa aqui no fórum - não só pelo Z, mas também pelo Missing.TheLimey wrote: May 16th, 2020, 10:13 pmÉ verdade, os filmes do Costa-Gavras, o Z em particular, são uma influência assumida pelo Oliver Stone.Samwise wrote: May 16th, 2020, 9:47 am O Z é um a espécie de antepassado espiritual do JFK, só que noutro país, e com outro sistema político a mandar. Em termos de edição/montagem, deve ter sido mesmo revolucionário para a época - e é tudo muito cru, cheio de nervuras e arestas por limar. Uma experiência alucinante que contrasta com o rigor narrativo absoluto que depois vemos no L'aveu. Não sei se sim, se não, mas é muito provável que os filmes do Gavras tenham tido uma forte influência junto do Stone.
Outro filme político da mesma época que ele reverencia é A Batalha de Argel de Gillo Pontecorvo, que costuma passar na RTP Memória.
Ainda não o fui investigar a fundo, mas fiquei pelo menos interessado e em alerta, depois de ter visto o L'aveu, que foi mesmo um murro a sério. Ainda o estou a "ruminar" e a admirar passivamente.
Quanto ao A Batalha de Argel, vi-o há uns anos e gostei bastante. Faz sentido a associação que sugeres. É cinema da mesma estirpe, com o mesmo ímpeto e intensidade.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva