Film Noir - o Tópico
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Film Noir - o Tópico
Merece sem dúvida um lugar de destaque - e ser calhar mais uns quantos "holofotes" entusiastas virados para ele, para não se perder na infindável infinitude de títulos.TheLimey wrote: August 16th, 2020, 2:36 pm O Odds Against Tomorrow é um dos melhores "noirs" tardios. Tem uma realização magnífica do Robert Wise, um grande realizador injustamente subvalorizado.
(agora nada a ver, mas o filme tem duas curiosidades coincidentes com o nosso panorama de actualidade mundial: os assaltantes usam máscaras cirúrgicas para esconder o rosto durante o assalto... e há às tantas uma explosão de grande magnitude que destrói assim tudo à volta...)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Vi o Raw Deal, do Mann, "filmografado" por uma das lendas da fotografia noir (e não só), o John Alton. Este dois senhores têm aliás uma série de colaborações que deixaram marca no género.
Se filme é razoavelmente banal (face a tudo que já vi no género, pelo menos), a fotografia é razoavelmente sublime, com particular relevo no último quarto de hora, em que se torna num saboroso banquete para os apreciadores dos ambientes a preto e branco de fortes contrastes. É aqui que os bons, os maus e as damas são jogados à sua sorte no meio do cenário, sem outro papel do que criar figuras para "popular humanamente" a densidade luminosa que por si só é quase o enredo. Como curiosidade, tem o Raymond Burr a fazer de mau da fita, e possivelmente a servir de inspiração para uma famosíssima sequência entre o Lee Marvin e a Gloria Grahame que viria a ser encenada no The Big Heat.

Se filme é razoavelmente banal (face a tudo que já vi no género, pelo menos), a fotografia é razoavelmente sublime, com particular relevo no último quarto de hora, em que se torna num saboroso banquete para os apreciadores dos ambientes a preto e branco de fortes contrastes. É aqui que os bons, os maus e as damas são jogados à sua sorte no meio do cenário, sem outro papel do que criar figuras para "popular humanamente" a densidade luminosa que por si só é quase o enredo. Como curiosidade, tem o Raymond Burr a fazer de mau da fita, e possivelmente a servir de inspiração para uma famosíssima sequência entre o Lee Marvin e a Gloria Grahame que viria a ser encenada no The Big Heat.

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva

Vi o The Woman on Pier 13 (que chegou a chamar-se I Married a Comunist - alterado por motivos comerciais) (wiki)
Durante os tempos da "Red Scare" nos EUA os grandes estudios produziram uma série de filmes de propaganda anti-comunista - a pressão de manterem uma imagem "limpa", pró-americana, podia passar por aí. Este é um dos exemplos dessa colheita uniformemente infeliz de policiais que retratavam o partido comunista como se de uma organiação mafiosa se tratasse. Tem alguma piada ver estes filmes agora, à luz não só da história da américa dessa época, mas de tudo o que se sabe hoje sobre o regime comunista soviético.
Não achei grande coisa - enquanto policial noir não tem praticamente substância, o drama não passa da superficialidade, as sequências de "aflição" são algo ridículas, e só se safa o elenco, que mesmo assim está a cumprir calendário. Só mesmo para matar a curiosidade. Foi dirigido pelo realizador que mais tarde esteve aos comandos do Mary Poppins.

5/10
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Pegando na ideia dos 25 melhores, deixo aqui os meus 25 (vi cerca de 65)Samwise wrote: August 24th, 2020, 1:49 pm Para contextualiar e relativizar as minhas palavras, não o colocaria numa escolha de 25 "melhores" títulos noir, como fez o Eddie Muller:

The Maltese Falcon (1941)
Laura (1944)
Double Indemnity (1944)
Spellbound (1945)
Gilda (1946)
The Big Sleep (1946)
Notorious (1946)
Dark Passage (1947)
The Lady from Shanghai (1947)
Out of the Past (1947)
Sorry, Wrong Number (1948)
D.O.A. (1949)
White Heat (1949)
The Third Man (1949)
The Asphalt Jungle (1950)
In a Lonely Place (1950)
Sunset Blvd. (1950)
Strangers on a Train (1951)
The Night of the Hunter (1955)
Kiss Me Deadly (1955)
The Desperate Hours (1955)
The Killing (1956)
The Harder They Fall (1956)
Sweet Smell of Success (1957)
Touch of Evil (1958)
Ui... para organizar agora uma lista de 25 tenho de ir puxar pela carola.
Tenho uma lista mais atrás, até aos 35... mas entretanto já vi mais filmes.
Na altura optei por deixar de fora os 3 títulos de maior peso na obra do Hitch, não por não se enquadrarem na temática, mas por serem algo mesmo muito à parte - Rear Window, Vertigo e Psycho. Não são filmes noir, são filmes Hitch - o homem é um género autónomo e bem circunspecto por si só.
E estes, a entraram, é entrada directa no top 10. 

Na altura optei por deixar de fora os 3 títulos de maior peso na obra do Hitch, não por não se enquadrarem na temática, mas por serem algo mesmo muito à parte - Rear Window, Vertigo e Psycho. Não são filmes noir, são filmes Hitch - o homem é um género autónomo e bem circunspecto por si só.

Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Também não incluo esses títulos do Hitchcock, apenas o Strangers on a Train que me parece ser o que mais se enquadra dentro do género!Samwise wrote: August 24th, 2020, 3:37 pm Ui... para organizar agora uma lista de 25 tenho de ir puxar pela carola.Tenho uma lista mais atrás, até aos 35... mas entretanto já vi mais filmes.
Na altura optei por deixar de fora os 3 títulos de maior peso na obra do Hitch, não por não se enquadrarem na temática, mas por serem algo mesmo muito à parte - Rear Window, Vertigo e Psycho. Não são filmes noir, são filmes Hitch - o homem é um género autónomo e bem circunspecto por si só.E estes, a entraram, é entrada directa no top 10.
![]()
E fico a aguardar esse top 25

Vi este, que andava a seguir desde há muito:

imdb - wiki
Foi uma enorme decepção tendo em conta a fama e o legado influente atribuídos ao "franchise" - um legado que deixou ramificações em praticamente tudo o que é séries políciais de investigação desde esses tempos.
O filme - este filme - foi realizado já depois de três ou quatro anos e muitos episódios decorridos da série televisiva que lhe dá nome e antes disso ao programa de rádio original de onde tudo foi adaptado. Talvez o problema principal seja esse: a abordagem ao filme é feita como se de um episódio de TV mais longo se tratasse, e foi o próprio actor principal, Jack Webb (também produtor), que decidiu ficar com a realização a cargo. O resultado é amador na melhor das hipóteses (um amadorismo ainda assim sustentado por alguns meios de produção avultados, e com um estúdio de cinema à disposição) - dá ideia que ele tenta aplicar tudo aquilo que viu os realizadores da série de TV fazerem no set, sem no entanto ter noção das diferenças entre o meio televisivo e o meio cinematográfico. É um filme a cores, mas mais cinzento e monocórdico do que todos os policiais a preto e branco da altura, e sem um pingo de valor artístico, embora se esforce muito por aplicar a várias sequências estratagemas técnicos, como movimentos de câmara rápidos, planos inusitados, e motivos sonoros tremendistas, a servirem de prenúncio à acção narrativa (artifícios que na mais das vezes não contribuem em nada para dar valor às cenas, apenas tornam mais evidentes as debilidades e eliminam por completo qualquer ideia de subtileza emocional). Apesar de estar referenciado em várias obras e sites dedicados ao cinema noir (compreensivelmente, de resto), faltam ao filme duas características essenciais (pelo menos) para poder enquadrar-se devidamente: 1 - "mood"/atmosfera - que aqui é flat, não há emoções, não há desespero, não há aflicação, nada de nada - apenas uma grande monotonia (que apela a um "Big Sleep" por parte do espectador
) derivada da vertente "procedimental" e burocrática relacionada com o trabalho policial de campo, e de onde decorre uma certa previsibilidade no evoluir da história, e 2 - contrastes na LUZ - a iluminação fotográfica neste filme está all-over - não há zonas de claridade e penumbra, o que há é um cenário de estúdio sempre todo iluminado de diversos ângulos, para estar sempre tudo visível, como devia ser praxe nas séries de televisão - e isto, meus amigos, faz esfumar o espírito noir por entre os dedos que o tentem agarrar.
A título de curiosidade, a série Dragnet viria a ser homenageada quase directamente no filme L.A. Confidential. Há uma personagem que é o protagonista de uma série chamada "Badge of Honor" (a quem a personagem do Kevin Spacey presta aconselhamento profissional), e que corresponderá grosso modo ao Jack Webb.
3/10

imdb - wiki
Foi uma enorme decepção tendo em conta a fama e o legado influente atribuídos ao "franchise" - um legado que deixou ramificações em praticamente tudo o que é séries políciais de investigação desde esses tempos.
O filme - este filme - foi realizado já depois de três ou quatro anos e muitos episódios decorridos da série televisiva que lhe dá nome e antes disso ao programa de rádio original de onde tudo foi adaptado. Talvez o problema principal seja esse: a abordagem ao filme é feita como se de um episódio de TV mais longo se tratasse, e foi o próprio actor principal, Jack Webb (também produtor), que decidiu ficar com a realização a cargo. O resultado é amador na melhor das hipóteses (um amadorismo ainda assim sustentado por alguns meios de produção avultados, e com um estúdio de cinema à disposição) - dá ideia que ele tenta aplicar tudo aquilo que viu os realizadores da série de TV fazerem no set, sem no entanto ter noção das diferenças entre o meio televisivo e o meio cinematográfico. É um filme a cores, mas mais cinzento e monocórdico do que todos os policiais a preto e branco da altura, e sem um pingo de valor artístico, embora se esforce muito por aplicar a várias sequências estratagemas técnicos, como movimentos de câmara rápidos, planos inusitados, e motivos sonoros tremendistas, a servirem de prenúncio à acção narrativa (artifícios que na mais das vezes não contribuem em nada para dar valor às cenas, apenas tornam mais evidentes as debilidades e eliminam por completo qualquer ideia de subtileza emocional). Apesar de estar referenciado em várias obras e sites dedicados ao cinema noir (compreensivelmente, de resto), faltam ao filme duas características essenciais (pelo menos) para poder enquadrar-se devidamente: 1 - "mood"/atmosfera - que aqui é flat, não há emoções, não há desespero, não há aflicação, nada de nada - apenas uma grande monotonia (que apela a um "Big Sleep" por parte do espectador

A título de curiosidade, a série Dragnet viria a ser homenageada quase directamente no filme L.A. Confidential. Há uma personagem que é o protagonista de uma série chamada "Badge of Honor" (a quem a personagem do Kevin Spacey presta aconselhamento profissional), e que corresponderá grosso modo ao Jack Webb.
3/10
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Vi este, Lady in the Lake - A Dama do Lago (1947), de Robert Montgomery.
https://www.imdb.com/title/tt0039545/
Realizado e interpretado por Robert Montgomery, baseado no livro de Raymond Chandler, tendo como protagonista o detective Philip Marlowe. É mais interessante pela sua forma do que pelo seu conteúdo; o filme é quase todo no POV da personagem principal, utilizando então o método de câmara subjectiva. A história parte de uma base interessante mas peca por se tornar demasiado intrincada e pouco polida, embora satisfazendo minimamente. O elenco desiludiu-me um bom pedaço e o humor presente acaba por ser um dos seus pontos mais fortes. É somente razoável.
José, e esse top 25?José wrote: August 26th, 2020, 10:13 am
Realizado e interpretado por Robert Montgomery, baseado no livro de Raymond Chandler, tendo como protagonista o detective Philip Marlowe. É mais interessante pela sua forma do que pelo seu conteúdo; o filme é quase todo no POV da personagem principal, utilizando então o método de câmara subjectiva. A história parte de uma base interessante mas peca por se tornar demasiado intrincada e pouco polida, embora satisfazendo minimamente. O elenco desiludiu-me um bom pedaço e o humor presente acaba por ser um dos seus pontos mais fortes. É somente razoável.

Eu gostaria de participar, confesso, mas acho que não vi o suficiente do género para me sentir confortável a elaborar um TOP 25.mansildv wrote: August 26th, 2020, 11:02 amJosé, e esse top 25?José wrote: August 26th, 2020, 10:13 am
Realizado e interpretado por Robert Montgomery, baseado no livro de Raymond Chandler, tendo como protagonista o detective Philip Marlowe. É mais interessante pela sua forma do que pelo seu conteúdo; o filme é quase todo no POV da personagem principal, utilizando então o método de câmara subjectiva. A história parte de uma base interessante mas peca por se tornar demasiado intrincada e pouco polida, embora satisfazendo minimamente. O elenco desiludiu-me um bom pedaço e o humor presente acaba por ser um dos seus pontos mais fortes. É somente razoável.![]()

Fica para outra alturaJosé wrote: August 26th, 2020, 11:21 amEu gostaria de participar, confesso, mas acho que não vi o suficiente do género para me sentir confortável a elaborar um TOP 25.mansildv wrote: August 26th, 2020, 11:02 amJosé, e esse top 25?José wrote: August 26th, 2020, 10:13 am
Realizado e interpretado por Robert Montgomery, baseado no livro de Raymond Chandler, tendo como protagonista o detective Philip Marlowe. É mais interessante pela sua forma do que pelo seu conteúdo; o filme é quase todo no POV da personagem principal, utilizando então o método de câmara subjectiva. A história parte de uma base interessante mas peca por se tornar demasiado intrincada e pouco polida, embora satisfazendo minimamente. O elenco desiludiu-me um bom pedaço e o humor presente acaba por ser um dos seus pontos mais fortes. É somente razoável.![]()
![]()

Da tua lista falta-me ver o The Desperate Hours (vi apenas o remake do Cimino, com o Rourke e o Hopkins, e não achei grande coisa).mansildv wrote: August 24th, 2020, 2:46 pm Pegando na ideia dos 25 melhores, deixo aqui os meus 25 (vi cerca de 65)![]()
Laura (1944)
Double Indemnity (1944)
Spellbound (1945)
Gilda (1946)
The Big Sleep (1946)
Notorious (1946)
Dark Passage (1947)
Out of the Past (1947)
D.O.A. (1949)
White Heat (1949)
The Third Man (1949)
In a Lonely Place (1950)
Sunset Blvd. (1950)
Kiss Me Deadly (1955)
The Killing (1956)
Touch of Evil (1958)
Mas primeiro quero "matar" o que me falta do Siodmak. Comecei a ver o The Spiral Staircase e parece mais uma ghost-story algo gótica, com personagens assim à Dickens. Tem uma atmosfera muito interessante...

Aproveito para te/vos fazer uma sugestão: o The Phantom Lady - o primeiro filme do Siodmak em Hollywood, salvo erro, e de que me recordei agora quando estava a espreitar o livro da Taschen sobre o género. Esse está na lista dos 50 melhores noir. É um filme bem marado, atmosfericamente muito denso, e carregado de detalhes visuais apetitosos.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Não considero o Spellbound propriamente um film noir e faltam alguns títulos fundamentais do género como Murder, My Sweet, The Killers, Night and the City e Pickup on South Street.mansildv wrote: August 24th, 2020, 2:46 pm Pegando na ideia dos 25 melhores, deixo aqui os meus 25 (vi cerca de 65)![]()
Laura (1944)
Double Indemnity (1944)
Spellbound (1945)
Gilda (1946)
The Big Sleep (1946)
Notorious (1946)
Dark Passage (1947)
Out of the Past (1947)
D.O.A. (1949)
White Heat (1949)
The Third Man (1949)
In a Lonely Place (1950)
Sunset Blvd. (1950)
Kiss Me Deadly (1955)
The Killing (1956)
Touch of Evil (1958)

Também não o considero um noir típico mas acho que encaixa bem no género!
E já vi esses quatro que referes, todos muito bons, mas não os consigo incluir nos 25 melhores... talvez numa lista de 30