Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Roman Holiday
yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

nimzabo wrote: September 20th, 2020, 8:01 pm Roman Holiday
yes-)
Gostei imenso desse filme :-)))
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by José »

mansildv wrote: September 20th, 2020, 8:19 pm
yes-)
Gostei imenso desse filme :-)))
Me three. Embora termine em tom agridoce. :-(
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by José »

I'm Thinking of Ending Things - Tudo Acaba Agora (2020), de Charlie Kaufman
https://www.imdb.com/title/tt7939766/?ref_=fn_al_tt_1

Vi ontem, estou completamente fascinado e vou querer rever rapidamente. É, até ao momento, um dos grandes filmes do ano para mim. Esta história do rapaz que leva a namorada a casa dos pais para a apresentar a estes é um dramedy psicológico surreal, a espaços divertido mas eminentemente triste. Em termos visuais e narrativos é um puzzle, mas daqueles em que nunca se perde a vontade de o ir montando. É uma experiência única, singularíssima, receptora de todas e mais algumas interpretações.

É Kaufman até à medula, mas com pozinhos de Lynch e, a meu ver, até Bergman. É um lamento evocativo agridoce e melancólico sobre a organização/construção mental das memórias e a gestão do tempo nesse mapa afectivo. Atenção a algumas pistas visuais que são apresentadas rapidamente e que ajudam (e muito!) à compreensão do filme. Uma nota final para o maravilhoso, formidável elenco! salut-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Ainda a propósito do Roman Holiday, acho que na actualidade não há actrizes com a pureza ou a candura de outros tempos, casos por exemplo da Audrey Hepburn (em toda a carreira?!) ou da Julie Andrews como 'Mary Poppins'.
Na actualidade as que me ocorrem são a Anne Hathaway e o inicio da Anna Kendrick, estou a pensar no primeiro Pitch Perfect.
Mesmo assim não creio que tenham a postura ou a distinção (simplicidade?) por exemplo da Audrey.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by paupau »

Uma que tem um cheirinho desse efeito é a Emily Blunt. Mas a léguas ainda assim... esse tipo de estrelas desapareceu.
Espero que lançem esse filme cá na Europa. Estou à espera há anos mas importar atualmente é proibitivo.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Discordo em relação à Emily Blunt. Aos meus olhos não.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

yes-)
Coisas que não lês na wikipedia:

http://www.moviediva.com/website/MD_roo ... oliday.htm
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Vi o filme que o Wyler fez a seguir a esse, o The Desperate Hours - mas por razões de género. :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

nimzabo wrote: September 21st, 2020, 6:44 pm Ainda a propósito do Roman Holiday, acho que na actualidade não há actrizes com a pureza ou a candura de outros tempos, casos por exemplo da Audrey Hepburn (em toda a carreira?!) ou da Julie Andrews como 'Mary Poppins'.
Na actualidade as que me ocorrem são a Anne Hathaway e o inicio da Anna Kendrick, estou a pensar no primeiro Pitch Perfect.
Mesmo assim não creio que tenham a postura ou a distinção (simplicidade?) por exemplo da Audrey.
Isto, meu caro, é uma conversa super-interessante para ter aqui. Concordo inteiramente

Mas deixa-me alargar um pouco o escopo da tua perspectiva: eu acho que na actualidade não se conseguem fazer filmes com pureza e a candura (a inocência fabricada on-screen) desses tempos. E fechar esse escopo noutro quadrante: limito esta minha observação ao cinema americano, durante a vigência do Production Code.

EDIT - A Julie Andrews caiu desse pedestal, for "corrompida" mais tarde pelo realizador seu amante...

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by José »

nimzabo wrote: September 19th, 2020, 8:49 pm The Devil All the Time
https://www.imdb.com/title/tt7395114/?ref_=ttls_li_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/the_devil_all_the_time
A história é algo negra e o filme não é mau mas não sei, acho que falta qualquer coisa.
Várias personagens são apenas péssimas (e/ou superficiais) e depois há muitas referências à religião que surge quase sempre distorcida.
É meio estranho o filme mas depois tem outro lado a lembrar por exemplo filmes dos Coen Brothers.
Tem um bom casting e uma boa realização. É o argumento e várias personagens que são estranhos.
Dark and twisted.

O filme tem muito bom aspecto como podem ver pelo trailer
Concordo. Nem sei dizer se gostei ou não. Consigo perceber que tem todos os ingredientes gourmet lá metidos, consigo intuir o labor investido mas não acho que seja marcante ou até mesmo bem explorado - é um prato que deu trabalho a confeccionar mas que não sabe particularmente bem à boca. As personagens "cumprem" o que têm a fazer - e o efeito repetitivo das suas negras acções chega a cansar - mas também nunca as conhecemos a fundo. É um estudo algo superficial sobre a maldade, a deturpação da religião e os caminhos obtusos da natureza humana. Bom cast, no entanto.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Mas deixa-me alargar um pouco o escopo da tua perspectiva: eu acho que na actualidade não se conseguem fazer filmes com pureza e a candura (a inocência fabricada on-screen) desses tempos.
Assim de repente não me ocorre nenhum contra exemplo o que não quer dizer que não possa haver.

Mas a ser verdade, será que isso tem que ver com a forma como as relações entre homens e mulheres evoluiram?
Por outras palavras, já lá vai o tempo em que as mulheres, ou o amor, eram puros? :-)

E em relação aos homens? sucederá o mesmo ou no caso deles é diferente?
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Uma diferença pode ser que as mulheres hoje se afirmam mais lutadoras e mais contestatárias.
Na vida real estou a lembrar-me de exemplos (exemplos no duplo sentido) como a Greta ou a Malala.

No cinema lembrei-me da personagem da Natalie Portman em Leon, o Profissional.
É uma miúda mas surge com mais garra do que a transparecer candura ou dignidade ou o que seja no género.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

nimzabo wrote: September 22nd, 2020, 10:23 am
Mas deixa-me alargar um pouco o escopo da tua perspectiva: eu acho que na actualidade não se conseguem fazer filmes com pureza e a candura (a inocência fabricada on-screen) desses tempos.
Assim de repente não me ocorre nenhum contra exemplo o que não quer dizer que não possa haver.

Mas a ser verdade, será que isso tem que ver com a forma como as relações entre homens e mulheres evoluiram?
Por outras palavras, já lá vai o tempo em que as mulheres, ou o amor, eram puros? :-)
Não, e não. Categoricamente.

Quanto ao primeiro caso, foi uma questão de mistificação apenas no ecrã - um conjunto de "teatralidades" moldadas pela censura e por
autoritarismos puritanos que impediam que a realidade fosse mostrada na totalidade, e tal como era.

Em relação ao segundo caso, mulheres (e homens) e amor puro, só no paraíso, e antes da mordidela fatal.

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Bem, a Audrey Hepburn não me parece a mesma coisa que uma escabriada qualquer dos tempos que correm.
Por exemplo algumas cantoras.

Post Reply