Lake Mungo (2008) - Joel Anderson
Moderators: waltsouza, mansildv
Lake Mungo (2008) - Joel Anderson

Um filme que tinha curiosidade de ver há muito tempo. É apresentado na net como filme um bocado de culto, é um "mockumentary" como já vimos outros, as críticas no youtube geralmente dizem maravilhas sobre o filme e há inclusive um alegado mistério que rodeia o realizador, que só terá feito este filme e não é encontrado em lado nenhum na rede.
A edição da Second Sight Films é fantástica, sinceramente. Muito boa imagem (tirando as partes supostamente filmadas na história, com downgrade propositado) e extras magníficos, embora não legendados. O filme é legendado em inglês.
Quanto ao filme.... talvez não estivesse na melhor das disposições, mas não achei que fosse tão espantoso como dizem. Ou talvez já sejam muitos anos e muitos filmes mesmo.
O filme consegue envolver, a banda sonora é triste e ajuda à nossa colocação no filme, tal como muitas imagens dos campos, da casa, de paisagens. A história é interessante, mas quanto a mim não tão interessante ou assustadora como li nas críticas. Ainda assim, é um filme a ver, na minha opinião, para quem gostar de Cinema fantástico, de terror, ou de sobrenatural.
https://www.imdb.com/title/tt0816556/?r ... %2520mungo
Abraços.
Cabeças

Re: Lake Mungo (2008) - Joel Anderson
José wrote: September 30th, 2020, 10:18 am Lake Mungo - O Segredo do Lago Mungo (2008), de Joel Anderson
https://www.imdb.com/title/tt0816556/?ref_=nv_sr_srsg_0
Chegando a esta altura do ano, dá-me sempre vontade de virar as atenções para os géneros de terror, thriller, suspense, etc. Já tinha ouvido falar deste ultra-discreto filme e dei de caras com ele no Youtube, onde se encontra de forma gratuita. É do género de terror, um chiller em estilo de falso documentário/reportagem televisiva sobre uma família a braços com a maior das tragédias, depois de um dia de convívio junto a um lago resultar na morte por afogamento da filha adolescente, a enigmática Alice (fica aqui a dica do apelido da personagem, Palmer, a remeter em tudo para a mítica Laura Palmer de Twin Peaks, obra que só pode ter inspirado este filme). A partir daí, estranhas manifestações paranormais começam a ocorrer na casa onde vivem e segue-se uma investigação para apurar o que é que realmente aconteceu.
Mais até do que os seus elementos de terror ou de thriller sobrenatural - nos quais se mostra muito equilibrado e competente -, este Lake Mungo é uma história muito triste e a espaços comovente sobre a perda e as várias facetas do processo de luto e a forma como tudo isto pode ser vivido de maneira distinta por cada um dos elementos da família. Não existem aqui os típicos saltos ou sobressaltos automáticos e formulaicos que inquinam este tipo de filmes; a atmosfera densa e creepy é constante e obriga-nos a estar particularmente atentos às imagens home video que nos vão sendo apresentadas, para que consigamos detectar pistas que nos ajudem a resolver o mistério em cena.
Sem ser imprescindível, cumpre os seus propósitos. É muito modesto e subtil, com um ou outro twist bem encaixado. A verdade é que me deixou em sentido até ao fim.
Caro José, gostei imenso de ler a tua análise, de que gostei bastante mais do que da minha
É realmente um filme triste e estranho... ainda não deixei de pensar nele desde ontem. A música e certas imagens, como referi, mexeram bastante comigo. E sim, a história é triste. Não me convenceu muito no entanto a reação dela no acampamento... uma adolescente não partilharia o sucedido com as amigas próximas? Como pelo menos uma delas?... E a parte dos vídeos do irmão.. porque faria ele uma coisa daquelas?!... Seria de muito mau gosto, na minha opinião...
É um filme a ver novamente, com mais calma, pois vi com a minha nova companhia... a Nina
O filme merece um novo visionamento, ontem estava já muito cansado. E quero ver se vejo os extras todos.
Abraços

(Nina)

É realmente um filme triste e estranho... ainda não deixei de pensar nele desde ontem. A música e certas imagens, como referi, mexeram bastante comigo. E sim, a história é triste. Não me convenceu muito no entanto a reação dela no acampamento... uma adolescente não partilharia o sucedido com as amigas próximas? Como pelo menos uma delas?... E a parte dos vídeos do irmão.. porque faria ele uma coisa daquelas?!... Seria de muito mau gosto, na minha opinião...
É um filme a ver novamente, com mais calma, pois vi com a minha nova companhia... a Nina

O filme merece um novo visionamento, ontem estava já muito cansado. E quero ver se vejo os extras todos.
Abraços

(Nina)
Cabeças

Caro Cabeças, obrigado pelas palavras e por relembrares este filme.Vi-o no YouTube em 2020 e adquiri o DVD nacional.Cabeças wrote: August 14th, 2025, 5:56 pm Caro José, gostei imenso de ler a tua análise, de que gostei bastante mais do que da minha![]()
É um filme a ver novamente, com mais calma, pois vi com a minha nova companhia... a Nina![]()
Abraços
(Nina)
Já não me recordo com precisão dos pontos que evocas, tenho que o revisitar, mas sei que no geral até gostei bastante do filme. Pelo menos é a sensação que mora em mim. Lembro-me vagamente de opções que pelo menos uma das personagens
Acho que foi isso que aconteceu, mas posso estar errado ou a confundir os filmes.
Linda, a tua Nina. Também tenho uma Nina na minha vida, embora com outro nome. Adoro gatos.
P.S.: Este Lake Mungo foi uma das grandes inspirações para o youtuber/crítico de Cinema Chris Stuckmann, que está prestes a lançar o seu filme de estreia enquanto realizador, o Shelby Oaks.
Caro José,
Foi isso mesmo que referiste, a tal explicação possível que deste faz sentido sim.
Obrigado pelo elogio à Nina, também a acho muito bonita. Mas passou de bebé a pantera num instante, está naquela fase de acelerar e saltar pela casa toda, morder tudo (às vezes incluindo-me quando lhe tento fazer festas) e explorar tudo. Mas depois quando faz clique para a meiguice fica bebé novamente.
Se não te importares, vou-te enviar uma pm para te colocar uma questão, sim? Para ver se sabes algo de uma coisa para a qual não encontro explicação.
Obrigado, abraço.
Foi isso mesmo que referiste, a tal explicação possível que deste faz sentido sim.
Obrigado pelo elogio à Nina, também a acho muito bonita. Mas passou de bebé a pantera num instante, está naquela fase de acelerar e saltar pela casa toda, morder tudo (às vezes incluindo-me quando lhe tento fazer festas) e explorar tudo. Mas depois quando faz clique para a meiguice fica bebé novamente.

Se não te importares, vou-te enviar uma pm para te colocar uma questão, sim? Para ver se sabes algo de uma coisa para a qual não encontro explicação.
Obrigado, abraço.
Cabeças