Q têm contra os "popcorn movies"?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

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maldoror
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Post by maldoror »

Da mesma maneira que (já) não se pode fumar no cinema (e concordo), também se devia proibir o piquenique de pipoca e a amena cavaqueira como se se estivesse em casa. A mim incomoda-me mais que se estivessem a fumar ao meu lado.

Ah, e todos os telemóveis que tocassem deviam ser apreendidos.

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Fidel
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Post by Fidel »

"Explica-me" em que é que as pipocas incomodam?

Se alguém estiver a mastigar às molhadas e de boca aberta, claro! Mas ESSE tipo de pessoas mesmo sem pipocas iam incomodar... iam falar, dar pontapés na cadeira da frente, falar ao telemóvel, etc.
Eu posso assegurar que não incomodo absolutamente ninguém com as pipocas porque as mastigo com calma e de boca fechada!

Quanto ao fumar, sem comentários. Devia ser proibido fumar em tudo que é espaço fechado público e ponto final!

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maldoror
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Post by maldoror »

O cheiro das pipocas para mim é muito pior que o cheiro do tabaco. Mas acho que estou a ser mal interpretado... Eu *concordo* que seja proibido fumar...
Simplesmente acho que é mais um daqueles "mandamentos americanoides": porquê pipocas e coca-cola? Porque não sandes de coiratos ou torresmos como na bola? Se calhar há pessoas que nem costumam comer pipocas fora do cinema mas no cinema "tem que ser" porque é assim que eles fazem lá nesse paraíso sobre a Terra chamado USA...
E essa do "sem comentários" seguida dum comentário, e a seguir "e ponto final!" teve piada. Foi de uma ..."autoridade" bem a propósito.
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Victor Melo
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Post by Victor Melo »

Como de resto muitos já referiraram, também não tenho nada contra os denomindados popcorn movies. Acho que é saudável prevalecer um equilíbrio na forma como se encara o cinema … no meu caso controlo esse equilíbrio de acordo com o meu estado de espírito. Há vezes que me apetece ver um filme mais profundo, com um argumento fabuloso, daqueles que nos faz sentir pele de galinha e reflectir. [:p]
Outras vezes prefiro um filme alternativo, mais obscuro e complexo, especialmente quando vou ao cinema com mais pessoas, podendo ter aquelas deliciosas discussões no final sobre o filme, o seu desenrolar e os seus significados. [:p]
Da mesma forma que, de vez em quando, também apetece um filme mais descontraído, repleto de espectacularidade à lá Bruckheimer / Bay, mesmo que dotado de um argumento menos consistente. [:p]

Tenho pena das pessoas que optam por apenas uma linha definida de cinema e limitam os seus horizontes cinéfilos à mesma. Não o digo de forma depreciativa, mas de forma sincera. Tenho consciência das maravilhas que os gostos variados, abrangentes e acima de tudo descomplexados, me incutem, da alegria e satisfação que me proporcionam…nem sequer quero imaginar o que estaria a perder se só olha-se para um dos pratos da balança…até me dá arrepios…[:0]


Muita gente fica espantada quando vê a minha colecção, repleta de filmes dos géneros mais distintos … isso alarga-se também aos livros que leio ou à música que oiço… já perdi a conta às vezes que o meu ecletismo levantou a alguem suspeitas de esquizofrenia … mas que sabe bem…isso sabe!!![^][:p]


Acho que o que acaba por denegrir, de certa forma, o cinema entretenimento são, como já foi referido, certos espectadores que não se sabem comportar numa sala de cinema, arruinando muitas vezes o filme às outras pessoas (muitas situações descritas aqui pelo Alquimista fizeram-me sorrir, tal era a intensidade das sensações de deja vu)…[;)]
Por isso é que muitas vezes opto por sacrificar algumas horas de sono e ir às últimas sessões durante a semana… tudo vale para fugir às manadas… [:D]


Em relação às pipocas, é engraçado…geralmente só as como nos filmes de entretenimento puro… é algo que já funciona inconscientemente. Noutro tipo de filmes não gosto e nem sequer coloco essa possibilidade.
Alguém devia fazer um profundo estudo sociológico sobre esta temática…[:D]


[:D][:D][:D]
Achei piada a um post do DarkAvenger, onde refere:
«Mas não faço qualquer barulho ao mexer no balde das ditas! Quando são cenas calmas não mastigo as pipocas e deixo-as derreter na boca aproveitando os momentos de grande acção e barulho para encher a boca e dar umas quantas mastigadelas bem rápidas. Ninguem se aprecebe e eu encho a pança de pipocas... o que faz uma mal do caraças...
Eu sou daqueles que era capaz de comer um balde cheio de pipocas naquela sala do Cube em que a armadilha era accionada pelo ruído. Esta técnica exige muita dedicação e muitos anos de prática... em casa claro!...»

Identifico-me totalmente com esta situação … já houve situações onde fiquei com pipocas na boca, sem as mastigar, durante 1 ou 2 minutos… ansiosamente à espera de um refúgio sonoro que me permitisse ruminar à vontade...[:)]



Victor Melo
daffyduck
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Post by daffyduck »

O cinema não é para elitismos, é para todos!

Esta discussão das pipocas (filme ou comida) já chateia!

Cinema=
ecran gigante
som estrondoso (literalmente)
centenas de pessoas dentro de uma sala
imagem grande mas péssima
filmes para TODOS os gostos
Pipocas e bebidas

Honestamente para mim ver um filme sem pipocas nem dá grande prazer, faz parte da cultura (imposta ou não) do cinema. E acho impensável que se steja aqui a criticar a venda de pipocas nos cinemas.
1- é onde os cinemas têm mais lucro - se não fossem os multiplex secalhar não tinhamos quase filmes nenhums em portugal.
2- A maioria das pessoas QUER comer pipocas
3- comparar pipocas a tabaco ou a telemoveis é ABUSIVO

ir ao cinema para ver woody allen, e filmes de culto/realizador (non-maistream como queiram) APENAS - é uma opção mas os outros 99% de portugueses querem ver filmes de "meio neurónio" e os negócios fazem-se apartir do que o mercado quer não pela qualidade (haverá coisa mais subejctiva?) do produto.

Depois de ouvir aqui certos posts a criticarem coisas que fazem parte do que é "ir ao cinema" - eu que achava esquisito que o Ricardo não fosse ao cinema começo a achar que ele tem uma posição muito mais correcta nesta matéria:
Não gosta, não vai. Mas também não está há espera que as coisas mudem, ou que deviam mudar.

Eu detesto a imagem (qualidade) do cinema, mas adoro ir ao cinema e comer pipocas e ouvir aquele som altissimo e sentir o ambiente de sala cheia e olhar para aquele ecran enorme.
Tabaco em espaços públicos já aqui foi dito o que merece. telemóveis idem aspas. Mas isto não é só nos cinemas. É nas salas de aula e é nos correios.

Bom senso pede-se!

Vou-me preparar para o que vem a seguir: [B)][B)][B)][B)][B)][B)]


Gustavo Meira

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A bargain is something you don't need at a price you can't resist
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Post by alquimista »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">O cinema não é para elitismos, é para todos!<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Para todos os que se sabem portar como deve ser e vão lá para ver o filme.
Para mim as classificações dos filmes não deviam ser por idades mas sim por tipos de comportamento.

- Filme para pessoas que gostam de cinema. Aviso este filme tem cenas bué chatas e pode prejudicar gravemente a saúde de quem pensa que os filmes têm de meter estilo.

- Filme com bué porrada e alta banda sonora. Aproveitem o desconto na compra do CD á saida. Interdita a entrada a pessoas que pensam que pagam bilhete para não ouvirem bocas.

- Filme para adolescentes machos que arrotam, peidam-se e mandam bocas estupidas. Proibido estarem calados durante a projecção. É obrigatório levar telemovel. Este filme tem gajas boas.

- Filme para adolescentes femeas. Contem gajos bué da lindos mas também tem partes chatas para que as espectadoras possam trocar confidências e falar sobre os rapazes da turma.

- Filme para homens de meia idade que vão dormir e roncar para a sala. No intervalo será projectada a pelicula Branca de Neve.


- Filme para intelectuais. Plebe ignorante abstenha-se. Ide ver "abster" ao dicionário.

Aceitam-se mais sugestões [:D]

Luis Peres (33 anos)
Gostam de ilustração de Fantasia ? Visitem www.world4mysheep.com
Fidel
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Post by Fidel »

Falta-te uma definição importantíssima nos filmes para intelectuais:

Lotação limitada a 5% do número de lugares disponíveis na sala. Obrigatoria a entrada de críticos de cinema.

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DarkAvenger
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Post by DarkAvenger »

Nada disso, quando fui ver o An American Werewolf in Paris no Cine 222 com a minha namorada eramos os únicos na sala. E julgo o filme não ser para intelectuais! [:D] A tua tese acabou de ir por água abaixo!

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maldoror
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Post by maldoror »

Ora bem. Deixem-me que me explique. Em relação à história das pipocas eu não só nenhum fundamentalista. Apesar de me enjoar o cheiro, considero-me bastante liberal e tolerante para as aceitar, embora ache que seja uma aculturização(?) imposta e é isso que me irrita. Simplesmente acho que essa tolerância deveria ser praticada por todos. E eu só falei em tabaco porque o antitabagismo obssessivo e militante é para mim outras das importações da "cultura" americana, a par dos hamburgers, dos baldes de pipocas e da xenofobia cultural e política. Apesar de ser fumador, jamais fumaria num cinema, tirando bares, discotecas e restaurantes. Porque a liberdade individual deve ser limitada pelo respeito pela liberdade dos outros. E isto leva-me à questão dos filmes propriamente ditos. Sinceramente, não tenho nada contra os blockbusters, até gosto de muitos deles, desde que deixem espaço para outros tipos de cinema e que não açambarquem tudo.
Vou concretizar. Eu gosto muito do Senhor dos Aneis ou do Matrix. O que me chateia é que esses e outras coisas bem piores como a Guerra das Estrelas, o Homem Aranha, o Titanic, o Pearl Harbour e outros do género gozem duma promoção escandalosa não paga nos media, ocupando grande tempo por exemplo nos noticiários. O povo acaba por ir todo ver esses filmes, porque a tv lhes disse "que tinham que ir". Comparem o tempo que o Matrix Reloaded ocupou nas tvs com o tempo que se usou para falar de todos os outros filmes que estiveram no festival de Cannes. E isso faz com que alguns filmes acabem por não estrear ou fiquem uma semana numa sala horrível, enquanto o blockbuster do momento ocupa metade das salas do multiplex. É só isso que tenho contra os filmes "popcorn". Já contra os selvagens que não se calam e que usam telemóveis no cinema tenho tudo contra.
Só me piquei com o Fidel porque o post dele foi de uma intolerância atroz para com outros tipos de cinema. Parece que está na moda entrar numa de Dumb and Dumber, de No Brain e de achincalhar tudo o que não é cultura de massas. E então quando se no meio se mandam uns nomes lidos na enciclopédia juvenil ou na revista do Readers Digest ou do Circulo de Leitores para dar uma de entendido pior ainda. Acho tão ridículo achar um filme mau só porque é francês como excelente só porque é francês, e conheço pessoas com as duas atitudes, infelizmente.
Quanto aos críticos, há-os para todos os gostos. Cada pessoa tem que "achar" a crítica com que se identifica. Só acredita no João Lopes quem quer, só acredita no Fred Somsen quem quer, etc. E apesar de eu não gostar da maior parte do que eles escrevem, não me ponho a bradar aos céus para que os despeçam.
O cinema é entertenimento *E* é arte. Assim como a literatura, porque não pode haver cinema de muitos tipos diferentes?
Eu não gosto dos filmes do João César Monteiro, mas acho bem empregues os subsídios nos filmes e fico perplexo quando vejo pessoas a dizer que já devia ter morrido há mais tempo nestes fóruns.
Tenham calma, dispam-se de preconceitos, e vejam muitos, muitos filmes, de prferência de vários géneros.
Tenham uma atitude receptiva perante o cinema e não rejeitem ou abrassem filmes só porque vos condicionaram a isso.
Abram os olhos, e usem a cabeça.

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Frances
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Post by Frances »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by maldoror</i>
<br />O cinema é entretenimento *E* é arte. Assim como a literatura, porque não pode haver cinema de muitos tipos diferentes?

Tenham calma, dispam-se de preconceitos, e vejam muitos, muitos filmes, de preferência de vários géneros.
Tenham uma atitude receptiva perante o cinema (...)
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

[^]

Cumprimentos desta actriz dos anos 30


Frances Farmer
Fidel
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Post by Fidel »

Então, com V/ licença, vou-me picar com V. Exa. mais um bocado [:D]

A tese de que o consumo de pipocas é uma "aculturização" não pega. Uma aculturização é o desaparecimento de uma cultura, sendo substituída por um vazio (daí o prefixo a-). Se quiseres dizer que se trata de uma "importação cultural americana", aí já concordo, mas não vejo qual é o mal disso. O cinema não é português e muito menos tem uma tradição implantada em Portugal, com uma cultura própria de espectador. Tudo o que for bom das outras culturas, que venha (pipocas e coca-cola incluídas).

Quanto aos blockbusters "roubarem" espaço aos outros filmes: quem tem salas de cinema, têm-nas para tirar LUCRO. Ora filmes sem espectadores não dão dinheiro. Se os realizadores fizerem filmes apelativos, vão ter as salas a abarrotar e não precisam de ser blockbusters americanos. O "Gato Preto, Gato Branco" é o exemplo máximo disso! Se aquilo é um blockbuster vou ali e já venho, no entanto teve as salas SEMPRE cheias, com pessoas a verem o filme mais que uma vez.
Podes ter alguma razão quando dizes que os média fazem (muita) publicidade gratuita a blockbusters, mas se o filme for mau, não há publicidade que o safe. E se o filme for bom, a publicidade aparece. A melhor publicidade é a palavra de boca. Quanto a Cannes, como eu não me lembro de um único filme de jeito que tenha ganho prémios lá nos últimos anos, por mim podem deixar a publicidade em paz e sossego. O problema de Cannes é que o festival associou o seu nome a filmes chatos, "intelectualoides" e que ninguém vê. Cabe aos organizadores do festival mudar isso, não aos espectadores mudarem os seus gostos para agradar às "intelegências supremas".

Acho piada quando dizes que sou de uma intolerância atroz para outros cinemas... eu só ataquei a maioria da produção cinematográfica francesa das últimas décadas. Não me ouviste dizer nada contra o cinema italiano, o cinema oriental, o cinema do leste da europa ou mesmo o árabe ou africano. Nem me vais ouvir dizer nada contra filmes como o Amélie (apesar de não ter gostado). Mas mesmo assim, acho que quem quiser fazer um filme sobre três gajos que se resolvem suicidar a comer (como um que apanhei noutro dia na RTP2), que faça. Mas não com o MEU dinheiro. Que faça um filme que tenha público que suporte o mesmo. Que recolha dinheiro entre os seus espectadores. O financiamento por parte do estado à "cultura" só costuma acabar mal e favorece a mediocridade. Em relação a:

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Parece que está na moda entrar numa de Dumb and Dumber, de No Brain e de achincalhar tudo o que não é cultura de massas. E então quando se no meio se mandam uns nomes lidos na enciclopédia juvenil ou na revista do Readers Digest ou do Circulo de Leitores para dar uma de entendido pior ainda.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

O problema é exactamente o oposto. O que está na moda é achincalhar quem gosta de filmes "mainstream" porque são "vendidos ao marketing de Hollywood" e glorificar filmes imbecilóides recorrendo não a nomes da Reader's Digest, mas a literatura que parece saída do pior da crítica da arte e de manuais de filosofia "impressionar amigos em festas". Qualquer crítica que contenha a expressão "dinâmica interpessoal" ou similares tem como destino directo a reciclagem.

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">O cinema é entertenimento *E* é arte. Assim como a literatura, porque não pode haver cinema de muitos tipos diferentes<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Aí concordo... mas por ESSA ordem... o cinema é PRIMEIRO entertenimento e DEPOIS arte. Podem existir todos os tipos de cinema, desde que sejam auto-sustentáveis. Subsídio-cinema é que não.


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Post by mop33105 »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Quanto a Cannes, como eu não me lembro de um único filme de jeito que tenha ganho prémios lá nos últimos anos<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Isso parece-me exagerado! O que serão os ultimos anos? Digamos os ultimos 10 anos por ex.! Eis alguns dos vencedores que eu já vi:

http://us.imdb.com/Sections/Awards/Cann ... _Festival/

Golden Palm

93: O Piano / Adeus Minha Concubina

94: Pulp Fiction

96: Secrets And Lies

2001: Stanza del figlio, La

2002: O PIANISTA

Parecem-me alguns titulos de jeito... [;)]
Fidel
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Post by Fidel »

Prontos, prontos, retiro o que disse [:D] A MAIOR parte dos filmes que ganha prémios não é de jeito! [:p]

Eu devia ter sido um bocado mais específico, e pequei por isso. A Palma de Ouro até nem costuma ser mal atribuída... o problema são os restantes prémios! E os filmes a concurso... Mas prontos, retiro o que disse... Posso malhar sobre o festival de Veneza? [}:)]

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maldoror
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Post by maldoror »

Caro Fidel,
Como vês os teus argumentos caem por terra...
Tu gostas de blockbusters e de pipocas. Tudo bem. Não tenho nada contra.
Todavia não posso aceitar a sobranceria de quem não só defende aquilo que gosta, mas vai ao ponto de querer que se elimine aquilo de que não gosta. Isso é totalitarismo.
Na minha modesta opinião uma coisa que não dá lucro não é necessariamente má. Então o que seria da tv? Telenovelas e pseudo-talkshows sensacionalistas de manhã à noite? Coisas como o teatro, o bailado, a música sinfónica já tinham sido banidas da sociedade à muito tempo. Livros já não havia, tirando biografias de futebolistas ou argumentos de telenovelas. Talvez romances de praia ou livros de boas maneiras daquelas senhoras vão dizer baboseiras à SIC e à TVI. Pensa nos 30 maiores feitos culturais da humanidade e vê quantos deles foram motivados pelo lucro.
Tens todo o direito de defenderes os filmes de que gostas.
Não te dou nenhuma autoridade nem nenhum direito de insultares quem e aquilo que, pelos vistos, não compreendes, nem mostras nenhum interesse em compreender.


p.s. Não gosto de "flame-wars", não vou entrar nesse género ping-pong em que às vezes as pessoas dizem coisas que não queriam dizer. Por respeito a este fórum. Já expliquei a minha opinião, e esta é a minha última resposta. Sem ressentimentos.

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Post by Fidel »

Não há ressentimentos nenhuns nem considero isto uma flame war! [:)]

Sim, eu gosto de filmes pipoca, mas não só. Aliás no meu top de filmes a maior parte NÃO são filmes pipoca. O meu "espalhanço" com Cannes foi um bocado emotivo, mas isso só porque a maior parte dos filmes que perteceram à selecção oficial do festival não me agradaram. Disse prémios, devia ter dito nomeações. Corrigido.

É óbvio que uma coisa que não dá lucro não é necessariamente má. Da mesma maneira que uma coisa que dê rios de dinheiro também não o é. A mentalidade do "contra-corrente" é o que me é odioso. Ou seja, para ser "bom" não pode ser apreciado por muitos. Como se diria em inglês, "rubbish"! O que me choca nos subsídios não é o eventualmente o filme dar ou não lucro, é o não ter espectadores!!! Um filme que está 1-2 semanas no cinema e tem 100 espectadores no país todo NÃO tem nada que ser subsídiado.

Em relação aos livros enganaste redondamente. Os editores vivem das vendas dos livros e a maior parte dos autores dos direitos sobre os mesmos. TÊM de dar lucro!!! Isto aplica-se de igual forma à indústria fonográfica. Não sei porquê o cinema foge a isto... Quanto à televisão, esse argumento não pega. A RTP começou a recuperar audiências quando se voltou para um formato mais equilibrado e menos popularucho. As pessoas não são todas animais que só consomem lixo.

Em relação aos maiores feitos culturais, a maior parte foi construída PELO lucro de quem os fazia. Pintores pintavam para vender, escritores escreviam para vender, etc. Para ganharem dinheiro!!! A mania da "arte pela arte " (ou a arte pelo subsídio) é dos nossos dias... no Renascimento, quando alguma obra era encomendada ao artista e quem a encomendava não ficava satisfeito, não pagava!




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