Colunas 6.1 ?

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
Vinny
Novato
Posts: 25
Joined: August 24th, 2003, 12:53 am
Location: Portugal
Colunas 6.1 ?

Post by Vinny »

Boas,

Depois de ter andado a "ouvir" alguns sistemas, optei por comprar o Onkyo TX- SR601E em deterimento do Denon 2801 que é um pouco mais caro e mais "feio" ! [:D]

Agora faltam-me as colunas.
Já "ouvi" um conjunto 5.1 da "Acoustic Energy", outro conjunto da "Energy" conoisseur, duas C3 á frente, duas C1 atrás e uma C-C1 Central e um sub S8.2, estive tb a ouvir um conjunto da "Monitor Audio" duas Silver S1 à frente duas Bronze1 atrás uma Silver SC Central e um Sub ASW 100.
Neste ultimo conjunto da Monitor Audio as colunas têm uma potência máx. bastante inferior à potencia máx. do Onkyo, o que me deixa um pouco renitente em adquiri-lo.

Apesar de tudo estou aberto a outras opções e por isso coloco este post para ouvir algumas opiniões que possam ser de interesse !
Vinny
Novato
Posts: 25
Joined: August 24th, 2003, 12:53 am
Location: Portugal

Post by Vinny »

Será que ninguém opina sobre estas colunas ?
Highlander
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 220
Joined: February 9th, 2002, 12:08 am
Location: Portugal

Post by Highlander »

Quanto às colunas não me pronuncio porque não conheço.

Agora quanto ao teu receio sobre a maior potência do Onkyo em relação às Monitor Audio, não te preocupes. Se fosse o inverso era pior.

Fernando Silva - Parede
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7428
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Post by Cabeças »

Bom, eu tenho as Energy Encore mais o respectivo subwoofer e estou satisfeitíssimo. É um conjunto muito bonito, de dimensões reduzidas e de grande performance.
Um dos melhores indicadores em relação a este sistema é que ainda agora, passados 2 anos de o ter adquirido, ainda tenho uma sensação de encantamento de cada vez que o ouço ao ver um filme, ou que reparo no pormenor e no acabamento de todos os componentes. [:D]

Cabeças
pbara
Iniciado
Iniciado
Posts: 67
Joined: November 14th, 2002, 1:18 pm
Location: Parede, Portugal

Post by pbara »

Pessoalmente, e em relação à opção MA, optaria por 2 S2 frontais (monitoras tb, mas com mais capacidade), manteria a central que indicas e colocaria as 2 S1 como traseiras. Acho que assim ganhavas maior equilíbrio (todas as colunas da mesma série "Silver"), além de que ficavas com umas frontais com mais "corpo" e capazes de responder melhor a outro tipo de exigências. É a minha opinião, claro.

Cumps

Pedro Bara
Vinny
Novato
Posts: 25
Joined: August 24th, 2003, 12:53 am
Location: Portugal

Post by Vinny »

Boas,

@Highlander,
Queres dizer que não há problema em colocar umas colunas de apenas 70 W rms na saída de um A/V que debita 125 W rms por canal !?
Como é isso ???

@Cabeças,
Eu tb estive a ver as encore, mas por 230 €, acho que a opção das connoiseur será uma melhor aposta porque fico com um conjunto com capacidade para outros "vôos", apesar das encores serem excelentes para Home Theatre, mas para música as connoiseur ficam uns furos acima !

@pbara,
A tua opção é bastante melhor, como é evidente, mas os custos tb são bastantes superiores.
Achas que terei "realmente" uma diferença notória se colocar as S1 para surround ?
Já a opção das S2 Frontais é um caso em que vou ponderar seriamente !
Continuo com o problema das S2 serem dimensionadas para 100 W rms e o Onkyo debitar 125 W rms por canal !
Tenho sempre algum receio nesta matéria, apesar de como é evidente o A/V não ir ser utilizado nem sequer próimo do máximo das suas capacidades.
Mas não poderá surgir um "acidente" que me mande as colunas para o "estaleiro" ???
shakkal
Novato
Posts: 13
Joined: August 15th, 2003, 12:48 pm

Post by shakkal »

Ey vinny!!!
Nice too see you here...[8D]

Vou-te dar a minha opinião pessoal, em relação ás colunas, não tenhas colunas menos potentes que o próprio amp. se for por ex. para ouvir um audio no dvd ou assim, se for mesmo só para o visionamento de filmes o risco é menor (não vás ouvir o filme aos berros..) mas mesmo assim é um risco... Se vá fazer um investimento em material novo é perferivel tudo certinho e direitinho...
Também já ouvi falar nuns limitadores mas sinceramente foi muito vago, sei que saiu numa revista especialista em electronica tipo "faça você mesmo"

Cumps.[:)]
Highlander
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 220
Joined: February 9th, 2002, 12:08 am
Location: Portugal

Post by Highlander »

Vinny, as potências que os receivers indicam não podem ser levadas muito a sério. No limite nunca são atingidas.

Um a/v com mais potência não necessita de tanto esforço para atingir níveis sonoros razoáveis, sem distorção, do que um com menos potência. Um a/v menos potente poderá funcionar mais perto da "zona vermelha" o que porá em perigo as tuas queridas colunas.

Na questão da amplificação, o componente mais importante é o transformador. E na generalidade dos a/v's a sua qualidade não consegue rivalizar com a que se encontra num amplificador stereo para hi-fi, mesmo com uma potência inferior.

Por isso é que neste fórum cada vez mais se fala em amplificadores de potência para acoplar aos receivers.

Fernando Silva - Parede
User avatar
mcaetano
Fanático
Fanático
Posts: 893
Joined: May 2nd, 2002, 8:15 pm
Location: Puerto

Post by mcaetano »

O cerne da questão acerca-se realmente no 8 e no 80.
Temos em curso nesta discussão já as duas correntes de pensamentos, na impossibilidade de potencias de saída e admissiveis idênticas qual a que deverá ser mais alta, a da fonte ou a da recepção.
Ambas acarretam pontos a seu favor, ou seja, se tivermos um amplificador que debita + 25% que a que a coluna consegue reproduzir audivelmente temos para além do desperdicio de potencia obvio, a possibilidade de queimarmos a coluna quando passarmos para além dos 75% de potência do amplificador , teremos maior possibilidade de destorções do altofalante e a sua deteoração prévia, em contrapartida se tivermos o bom senso de utilizar os equipamentos com calma temos uma probabilidade de obter um som melhor uma vez que o amplificador está muito mais solto para trabalhar com uma coluna mais fraca.
Se tivermos um amplificador a debitar menos potência que a admitida pela coluna na mesma razão dos 25% temos também o mesmo desperdicio uma vez que o amplificador não vai explorar a coluna para além dos 75%, temos a possibilidade de ao não nos contermos o amplificador entrar em cliping e queimar os tweeters ou até mesmo queimar ele próprio, em contrapartida não será tão provavél a destorção parasita inerente ás colunas sobrealimentadas.
Isto tudo vari de amplificador para amplificador e de coluna para coluna, um amplificador de 60w pode muito bem amplificar e conduzir bem melhor umas colunas de 200w que um outro amplificador de 200w, é que outros factores como o tipo e capacidade de fonte de alimentação , condensadores e outros fazem alterar a nossa prespectiva normalmente desesperada pelo consumo de Watts.
Assim sendo o bom senso comanda um sistema e não há nada como experimentar as colunas com o amplificador e esquecer todos estes pormenores e deixar os ouvidos dizer qual .


<b>There's someone in my head, but it's not me ...
</b>
<i><b>PUBLIUS ENIGMA</b></i>
http://folk.uio.no/ericsp/hist_facts.htm
Vinny
Novato
Posts: 25
Joined: August 24th, 2003, 12:53 am
Location: Portugal

Post by Vinny »

@shakkal,
Tb andas por aqui !? EHEHEH ! [:D]
Como acho que sabes eu sou técnico de electrónica, apesar de não exercer a profissão à muito, deves calcular que não seria difícil construir limitadores, mas teria duas desvantagens, não iria explorar as capacidades do A/V e iria criar uma distorção prematura do sinal amplificado !

@Highlander,
É claro que não pretendo explorar os 125 W do A/V até porque a sala onde o vou instalar é relactivamente pequena, o que não implica que por "acidente" o volume não possa ser puxado ao máximo, o que não deverá acontecer mas eu prefiro jogar pelo seguro.
No entanto, desculpa discordar contigo, mas, pelo pouco que sei o transformador num A/V não será a diferença, até porque os Amps modernos são alimentados por fontes comutadas "switching", que apenas fazem uso dos transformadores para fazer a correcção das tensões de entrada e saída.
Agora se te estás a referir à fonte propriamente dita, aí já concordo contigo, pois, como é evidente as fontes de um Amp. stereo dentro da mesma gama claro, normalmente suportam melhor o consumo de corrente que lhes é pedido principalmente quando começamos a "puxar" por elas.
É que as fontes dos A/V nunca podem rivalizar com as de um amp. Stereo até porque têm de alimentar mais canais e outros circuitos vários, que não existem nos Amps Stereo !

Na minha opinião, que pode estar errada, mas pelo menos é o que julgo saber, o importante é que a pré-amplificação seja o mais "limpa" possível e mais importante ainda os andares de saída do Amp., que no caso do A/V em questão fazem uso de MOSFET, tal como nos Amps HI-FI de gama média-Alta.`
É evidente que podemos ter melhores e piores circuitos, e é claro que tb estou de acordo contigo quando dizes que um Amp. Stereo, da mesma gama, terá sempre uma maior fiabilidade.
!

Mas, tb te posso dizer que nesse caso, e se queremos mesmo qualidade, temos de começar a pensar em adquirir um Amp. a valvulas, e nesse caso não teremos nenhum rival com MOSFET que lhe possa sequer chegar aos calcanhares !

Depois desta breve, opinião, posso dizer que já me informei junto do importador da ONKYO, que me comfirmou que o A/V em questão possibilita o corte de ganho em separado nos seis canais o que quer dizer que posso cortar o ganho de cada canal de forma a nunca ultrapassar a potencia admitida pela coluna.
Posso tb dizer que estive hoje a ouvir a referida "máquina" em acção com as Energy Connoiseur e posteriormente com as MA serie Silver, e opinião não apenas minha como tb de outras pessoas que ouviram o teste as "connoiseur" portam-se bastante melhor com este A/V, que parece "acasalar" perfeitamente com elas, não quero com isto dizer que as MA não sejam excelentes mas parecem-me mais direcionadas para outro tipo de amplificador.
Vinny
Novato
Posts: 25
Joined: August 24th, 2003, 12:53 am
Location: Portugal

Post by Vinny »

Apesar de já ter feito o teste referido, não quero deixar de agredecer as vossas opiniões, e dizer que continuo a estar receptivo a outras opções.

Agradeço por isto todos os vossos posts, até porque não me considero "senhor da razão" e considero que podemos sempre aprender mais alguma coisa, que julgo ser precisamente o espirito dos foruns !

Abraço,

Vinny
Highlander
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 220
Joined: February 9th, 2002, 12:08 am
Location: Portugal

Post by Highlander »

Tens razão, eu estava a referir-me à fonte de alimentação e não ao transformador.

Fernando Silva - Parede

Post Reply