W (2008) - Oliver Stone
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
Re: W (2008) - Oliver Stone
O Oliver Stone bem que podia ser comediante. Esta entrevista no "Real Time With Bill Maher" é hilariante:
http://www.youtube.com/watch?v=tCO1YuQb7-0
Melhor parte:
"How do you think history would´ve been different if Bush had seen combat in Vietnam ?
Actually, he probably would´ve died"

http://www.youtube.com/watch?v=tCO1YuQb7-0
Melhor parte:
"How do you think history would´ve been different if Bush had seen combat in Vietnam ?
Actually, he probably would´ve died"

Eu já tinha visto essa entrevista mas revi agora e reparo que Stone diz o contrário do que eu disse sobre a última conferência de imprensa no filme...
Ele diz que tentou mostrar que Bush não tem um sentimento de culpa ou que Bush não acha que tenha feito nada mal, mas não foi essa a impressão que a cena me deu. A mim a interpretação do Brolin e a montagem da cena deu-me a entender que ele se sentiu burro em frente da imprensa naquele momento, que finalmente se começa a aperceber que "talvez" não seja talhado para estar ali. A pergunta que lhe fazem é "quais os erros que acha que fez desde o 9/11 e que acha que aprendeu com eles?" e ele não consegue responder e fica atrapalhado, como se vê no clip do verdadeiro Bush que eu aqui coloquei na página anterior.
Se é da cena verdadeira que o Stone está a falar, aí concordo com ele. Mas acho que ele no seu filme deu à cena um tom muito diferente. Bush não consegue responder, não necessariamente por achar que não cometeu nenhum erro, mas talvez por estar embarassado com a pergunta e não conseguir ter uma resposta à altura. E talvez o problema da pergunta seja mesmo a sua 2ª parte, "que aprendeu com os seus erros?". Ele pode aperceber-se que fez erros, mas não consegue daí retirar uma lição ou uma resposta inteligente e "quick on his feet" para dar ali em frente ao mundo. É esta a leitura que faço da interpretação do Brolin nessa cena (não do Bush verdadeiro).

Se é da cena verdadeira que o Stone está a falar, aí concordo com ele. Mas acho que ele no seu filme deu à cena um tom muito diferente. Bush não consegue responder, não necessariamente por achar que não cometeu nenhum erro, mas talvez por estar embarassado com a pergunta e não conseguir ter uma resposta à altura. E talvez o problema da pergunta seja mesmo a sua 2ª parte, "que aprendeu com os seus erros?". Ele pode aperceber-se que fez erros, mas não consegue daí retirar uma lição ou uma resposta inteligente e "quick on his feet" para dar ali em frente ao mundo. É esta a leitura que faço da interpretação do Brolin nessa cena (não do Bush verdadeiro).
Eu gostei do filme, confirmou a ideia que tinha que o Bush é apenas um peão na mão de pessoas bem mais sinistras (Rumsfeld, Cheney). De destacar as interpretações da Thandie Newton e Richard Dreyfuss. O Karl Rove está demasiado caricaturizado.