Luis Buñuel - BFI
-
- Entusiasta
Luis Buñuel - BFI
Sairam este mês dois dos filmes mais miticos de Buñuel: L'Age d'Or e Un Chien Andalou (curta-metragem).
Trata-se de uma edição BFI.
http://www.bfi.org.uk/videocat/more/bun ... 280ae2e4a7
O DVD tem ainda os seguintes extras:
Indispensável para quem está sempre à procura de filmes que o surpreendam. E as surpresas começam logo no inicio da curta-metragem. Un Chien Andalou tem uma das sequências mais famosas da história do cinema. O segundo filme provocou tantos ódios que levou alguns espectadores a atirarem as cadeiras contra a tela. A agitação foi tanta que a exibição do filme foi cancelada pouco tempo depois da estreia. Estes dois filmes e o documentário que ele fez a seguir (Las Hurdes) deram-lhe a fama de autor maldito.
Spoiler: O final onde o Marquês de Sade aparece com a fisionomia de Jesus Cristo deve ter ajudado à confusão
Este fica para Dezembro
Trata-se de uma edição BFI.
http://www.bfi.org.uk/videocat/more/bun ... 280ae2e4a7
O DVD tem ainda os seguintes extras:
- Filmed introduction by art historian and author Robert Short
Commentary for each film by Robert Short
A Propósito de Buñuel (2000, 98 mins) - a documentary on Buñuel
Indispensável para quem está sempre à procura de filmes que o surpreendam. E as surpresas começam logo no inicio da curta-metragem. Un Chien Andalou tem uma das sequências mais famosas da história do cinema. O segundo filme provocou tantos ódios que levou alguns espectadores a atirarem as cadeiras contra a tela. A agitação foi tanta que a exibição do filme foi cancelada pouco tempo depois da estreia. Estes dois filmes e o documentário que ele fez a seguir (Las Hurdes) deram-lhe a fama de autor maldito.
Spoiler: O final onde o Marquês de Sade aparece com a fisionomia de Jesus Cristo deve ter ajudado à confusão

Este fica para Dezembro

Life is like arriving late for a movie, having to figure out what was going on without bothering everybody with a lot of questions, and then being unexpectedly called away before you find out how it ends.
Joseph CAMPBELL
Joseph CAMPBELL
-
- Entusiasta
OH MY!
Já saiu?!
Bolas! Grandes notícias!
Adoro o Un Chien Andalou... Já o vi inúmeras vezes e surpreende-me sempre. Buñel é espantoso para a sua época! Este Dvd é mesmo um MUST.
Já agora recomendo vivamente alguns filmes do A. Jodorowski para os amantes do cinema surrealista. Vi 2 dos seus filmes, e achei fabulosos. Não vou sequer entrar em pormenores, mas se puderem mandem vir o "Sante Sangre", ou o "Fando Y Lis", ou mesmo o "El Topo".
O homem tem uma criatividade para a controvérsia acima da média. Os temas de alguns filmes são um bocado recorrentes, mas sempre interessantes. Além de cineasta é também teórico, e provavelmente já devem ter ouvido falar dele pois era o sr. encarregue de realizar o Dune antes do Lynch. Em que alguns dos cenários e mundos estavam a ser criados pelo Giger.
Já saiu?!

Bolas! Grandes notícias!
Adoro o Un Chien Andalou... Já o vi inúmeras vezes e surpreende-me sempre. Buñel é espantoso para a sua época! Este Dvd é mesmo um MUST.
Já agora recomendo vivamente alguns filmes do A. Jodorowski para os amantes do cinema surrealista. Vi 2 dos seus filmes, e achei fabulosos. Não vou sequer entrar em pormenores, mas se puderem mandem vir o "Sante Sangre", ou o "Fando Y Lis", ou mesmo o "El Topo".
O homem tem uma criatividade para a controvérsia acima da média. Os temas de alguns filmes são um bocado recorrentes, mas sempre interessantes. Além de cineasta é também teórico, e provavelmente já devem ter ouvido falar dele pois era o sr. encarregue de realizar o Dune antes do Lynch. Em que alguns dos cenários e mundos estavam a ser criados pelo Giger.
Cumprimentos,
[CR]
LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
[CR]
LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
-
- Entusiasta
Sem dúvida! E o mais engraçado é que na estreia desse filme o Buñuel levou consigo algumas pedras para atirar à plateia no caso de esta o presentear com uma pateada. Mas não foram precisas...Count Raven wrote:OH MY!
Já saiu?!![]()
Bolas! Grandes notícias!

E é daqueles filmes que dá para discutir até ao infinito

Quanto ao chileno, desdo os tempos das contribuições dele para a BD, que ando com vontade de ver algum filme dele.
Life is like arriving late for a movie, having to figure out what was going on without bothering everybody with a lot of questions, and then being unexpectedly called away before you find out how it ends.
Joseph CAMPBELL
Joseph CAMPBELL
Boa Bruno! Excelentes notícias.
Pena que quase nunca se encontrem edições do bfi em promos.
Mas este não vai escapar....
|os meus DVDs |
-
- Entusiasta
Temos de fundar o clube de surrealistas do fórum DVDmania juntamente com o Count Ravenmaldoror wrote:Boa Bruno! Excelentes notícias.

Joseph CAMPBELL
Joseph CAMPBELL
Nunca vi "L'Age d'Or", mas "Un Chien Andalou" é do cinema mais original e, claro, surrealista, que já vi.
Do Luis Bunuel só vi "Tristana", "Belle de Jour" e "Obscuro Objecto de Desejo". É um dos realizadores em que tenho mais lacunas (mais por falta de oportunidade do que de vontade).
Do Luis Bunuel só vi "Tristana", "Belle de Jour" e "Obscuro Objecto de Desejo". É um dos realizadores em que tenho mais lacunas (mais por falta de oportunidade do que de vontade).
Frances Farmer
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.
-
- Entusiasta
é um dos meus realizadores preferidos. Já viste alguns dos melhores filmes dele mas quando puderes experimenta estes:Frances wrote:Nunca vi "L'Age d'Or", mas "Un Chien Andalou" é do cinema mais original e, claro, surrealista, que já vi.
Viridiana - O final deste filme foi imposto pelos censores espanhois, mas em Cannes todos elogiavam a inteligência e a ironia desse mesmo final Buñueliano...
O Anjo Exterminador - Uma das experiências mais loucas que já tive em cinema. Um filme sobre nada e ao mesmo tempo sobre o sentido da vida. Uma das metáforas mais inteligentes sobre as relações que cada um estabelece com o seu vizinho e com a sociedade. Buñuel faria mais tarde uma especie de remake bastante livre em Charme Discreto da Burguesia
Los Olvidados - Uma das melhores histórias de Buñuel sobre rapazes pobres que vagueiam pelo México. é um filme onírico sobre o terror de sermos abandonados pelos nossos pais.
El - Este filme era utilizado por um professor universitário para explicar aos alunos o que era uma personalidade sádica. Tem um final enigmático aberto a multiplas explicações, e talvez por isso, inesquecivel. é um filme essencial para compreender Buñuel.
Nazarin - Uma versão de Dom Quixote feita pelo Buñuel. Depois de ver este filme fica-se com uma certa angústia, pois coloca-nos perante uma questão arrepiante: Será que vale a pena lutar pelos nossos sonhos, não serão apenas uma quimera que nos irá afundar? O que é que realmente conta na nossa vida? é um dos filmes mais negros que já vi... não aconselhável a quem está deprimido.
O Fantasma da Liberdade - Várias histórias que se cruzam sem terem ligação entre elas. O mundo virado do avesso, onde algumas das nossas rotinas são modificadas. Já no fim da sua carreira, Buñuel ainda consegue surpreender!
Já deves ter reparado que me entusiasmei um bocadinho

Joseph CAMPBELL
Joseph CAMPBELL
Só um bocadinho
Conheço minimamente o enredo de todos os filmes do Bunuel porque tenho as "Folhas da Cinemateca" sobre o realizador. Era bom que a cinemateca fizesse outra retrospectiva...

Conheço minimamente o enredo de todos os filmes do Bunuel porque tenho as "Folhas da Cinemateca" sobre o realizador. Era bom que a cinemateca fizesse outra retrospectiva...

Frances Farmer
Bem, não vai fazer uma retrospectiva para já... mas em Novembro passa "O Anjo Exterminador" e vou aproveitar para ver
Podem ver a programação de Novembro aqui: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?t=17136

Podem ver a programação de Novembro aqui: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?t=17136
Frances Farmer
Minha gente: recebi ontem a edição do BFI dos dois filmes do mestre Buñuel e, digo-o sem problemas, é uma das melhores edições em DVD que tenho: luxuosamente empacotada (numa caixa em cartão duro), design simples mas extremamente sóbrio, um livrinho com fotos dos filmes, desenhos de alguns pintores surrealistas (Man Ray, Max Ernst, Dalí...), textos críticos, filmografias, biografias e os dois DVD contendo "Un Chien Andalou" e "L'age D'or".
Cada DVD tem extras muito interessantes - comentários áudio do historiador de cinema Robert Short, entrevistas e um documentário sublime intitulado "A Proposito de Buñuel" (quie eu já tinha em VHS), sobre a vida e obra do cineasta espanhol.
Um primor de edição indispensável para qualquer cinéfilo que se preze, dado tratarem-se de dois dos mais importantes, fascinantes e inesquecíveis filmes de toda a História do Cinema.
Cada DVD tem extras muito interessantes - comentários áudio do historiador de cinema Robert Short, entrevistas e um documentário sublime intitulado "A Proposito de Buñuel" (quie eu já tinha em VHS), sobre a vida e obra do cineasta espanhol.
Um primor de edição indispensável para qualquer cinéfilo que se preze, dado tratarem-se de dois dos mais importantes, fascinantes e inesquecíveis filmes de toda a História do Cinema.

Pois, é talvez o ponto menos positivo desta ediçãorunner wrote:Vertov, e a qualidade de imagem?
Parece não ser grande coisa, podes confirmar?
Cumps
runner

-
- Entusiasta
Mandas-te vir de onde Vertov?
Cumprimentos,
[CR]
[CR]
Mandei vir directamente do site do British Film Institute - têm um link que nos direcciona para a compra directa dos DVD. São muito rápidos a proceder à encomenda. Mas ainda ontem constatei que a Amazon (julgo que a UK) tb já tem à venda esta edição, mas não sei se compensa em termos de preço, é uma questão de comparar.Count Raven wrote:Mandas-te vir de onde Vertov?