Amplificador e colunas

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
nmoc dvd
Fanático
Fanático
Amplificador e colunas

Post by nmoc dvd »

Gostaria de um pequeno esclarecimento em relação a este assunto. Qual o cuidado a ter quando escolhemos um amplificador, e um conjunto de colunas?

Já tenho ouvido dizer que é a impedância, terão de ter a mesma impedância (6 ou 8 ohms), é um factor essencial?

Ou em relação á potência, isto é, a potência de saida do amplificador, não pode ser maior que a potência das colunas, certo?

Se for ao contrário, a das colunas maior que a do amp, será prejudicial? ou apenas um não-aproveitamento?

Dsculpem a ignorância !!

:-?
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

nmoc dvd, Deves ter cuidado com ambos os aspectos q referes. Claro q só se tornam problemáticos mesmo, se a discrepância for grande.

Em relação á potência, deves ter colunas q aceitem a potência do amplificador, ou teres as colunas ligeiramente acima, principalmente se gostares de puxar bem pelo som. Se tiveres colunas a baixo do amplificador terás então de n abusar mto do som. Curiosamente as discrepâncias entre pouca potência do amplificador e mta potencia das colunas, costumam dar mais problemas q o inverso, isto pq um amplificador pouco potente liberta mais descargas descontroladas.

A impedência tb deves procurar o maior equilibrio possível. Mtos amplificadores aceitam diferentes combinações de impedâncias, mas eu sou defensor q deves ter um conjunto de 5 colunas todas com a mesma impedância(quase todos os kits é assim, senão todos mesmo) e dentro dos valores q o amplificador compreende.
TEEZR
Entusiasta
Entusiasta

Post by TEEZR »

do pouco que sei e li aconselho a escolher umas colunas que aceitem potência na região da potência máxima do amplificador.

Se o amplificador for muito mais forte, existe a possibilidade de rebentar com os altifalantes por excesso puro de corrente, além da distorção audível antes que se chegue ao limite.

Se o amplificador for demasiado fraco, pode dar-se um efeito em que o amp não consegue dar corrente suficiente para os graves (frequências baixas exigem mais potência), e enviem excesso de potência para os agudos, sendo os tweeters muito sensíveis a excessos de corrente.

Acho que, em termos leigos, não meti a pata na poça, mas alguém mais elucidado poderá dar uma achega... :mrgreen:
Cumps

"A melhor maneira de se fazerem muitas coisas, é fazer uma de cada vez."
TEEZR
Entusiasta
Entusiasta

Post by TEEZR »

do pouco que sei e li aconselho a escolher umas colunas que aceitem potência na região da potência máxima do amplificador.

Se o amplificador for muito mais forte, existe a possibilidade de rebentar com os altifalantes por excesso puro de corrente, além da distorção audível antes que se chegue ao limite.

Se o amplificador for demasiado fraco, pode dar-se um efeito em que o amp não consegue dar corrente suficiente para os graves (frequências baixas exigem mais potência), e enviem excesso de potência para os agudos, sendo os tweeters muito sensíveis a excessos de corrente.

Acho que, em termos leigos, não meti a pata na poça, mas alguém mais elucidado poderá dar uma achega... :mrgreen:
Cumps

"A melhor maneira de se fazerem muitas coisas, é fazer uma de cada vez."
nmoc dvd
Fanático
Fanático

Post by nmoc dvd »

Ok, obrigado pelos vossos esclarecimentos !! :wink:

Post Reply