Curta-metragem portuguesa "Arena" arrebata Palma de Ouro
Moderators: waltsouza, mansildv
Curta-metragem portuguesa "Arena" arrebata Palma de Ouro
O Shivers já o mencionou no tópico do Festival de Cannes, mas julgo o tema merecer um tópico separado.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=14
Os meus parabéns a toda a equipa. É o maior prémio de sempre do cinema português em imagem real.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=14
Os meus parabéns a toda a equipa. É o maior prémio de sempre do cinema português em imagem real.
-
- Entusiasta
Re: Curta-metragem portuguesa "Arena" arrebata Palma de Ouro
O sobretudo a idade do nosso amigo... parabéns. Onde/como podemos ver a curta metragem?
Do Expresso:
Do Sol:Cannes 2009: Curta metragem portuguesa ganha Palma de Ouro
"Arena", curta-metragem de João Salaviza, conquistou a Palma de Ouro em Cannes , algo nunca antes conseguido por um filme português.
Francisco Ferreira, enviado a Cannes
"Arena", curta-metragem de João Salaviza, acabou de conquistar há minutos aquilo que nunca um filme português conseguiu na Croisette: uma Palma de Ouro.
É a maior distinção de sempre do cinema português nesta categoria.
Produzido pela Filmes do Tejo e rodado no Bairro da Flamenga, na zona de Chelas, o filme, de 17 minutos, centra-se na história de um rapaz dos subúrbios (papel de Carloto Cotta) que está em prisão domiciliária.
O 'Expresso' entrevistou o realizador na edição do passado sábado, dia 16, no caderno "Actual". Nessa entrevista, João Salaviza, de apenas 25 anos, afirmou: "queria mostrar que a realidade, sobretudo naquele bairro, é sempre anterior à presença da câmara e trabalhar a ideia de que a liberdade é uma coisa efémera. Por isso, criei um protagonista que está em permanente confronto. O verdadeiro antagonista da personagem não é o bairro, nem os miúdos que o assaltam: é o tempo."
Os nossos parabéns a João Salaviza e ao cinema português!
Cinema
João Salaviza «muito feliz» com Palma de Ouro de Cannes
Depois de ter sido seleccionado de entre mais de 3.600 filmes, a ‘Arena’ do jovem realizador português João Salaviza foi o grande vencedor da secção de ‘curtas’ do Festival de Cannes
O cineasta estreante João Salaviza, de 25 anos, que hoje recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes pela curta-metragem 'Arena', disse à Lusa que ficou «muito feliz», porque «não estava nada à espera» da distinção.
«É sempre bom ver o nosso trabalho ser reconhecido, especialmente quando eu sou novo e sendo esta a minha primeira curta-metragem depois da universidade», disse João Salaviza à Lusa, por telefone, a partir de Cannes, onde hoje recebeu o prémio.
«Também é importante percebermos que os filmes são anteriores aos prémios, ou seja, eu já acreditava neste filme, a produção também, a Filmes do Tejo, e os actores também - nós já gostávamos muito do filme», afiançou.
Sublinhando que «há muitos bons filmes que ficam obscuros e que nunca são vistos», o cineasta declarou-se «muito feliz por saber que o Festival de Cannes decidiu premiar» o seu filme.
«Não [estava à espera desta distinção]. Eu sei que o normal é as pessoas dizerem que não estavam nada à espera, mas é mesmo verdade que não estava», frisou.
O facto de 'Arena' ter sido um dos nove filmes escolhidos para a selecção oficial de curtas-metragens, de entre os 3.600 recebidos pela organização do certame, «já foi uma grande alegria» para Salaviza.
«O nível das outras curtas-metragens era muito bom, eram filmes muito diferentes uns dos outros, mas todos com muito interesse, portanto, não estava à espera», insistiu.
Inquirido pela Lusa sobre se o filme já tem distribuição assegurada em Portugal, o jovem realizador respondeu que «ainda não», mas que «se está a tratar disso».
«Ainda não temos distribuição assegurada, porque as curtas-metragens e o cinema português, todo ele, é muito ostracizado por alguns exibidores, portanto há muito pouco cinema português nas salas - o que é pena», observou.
«Eu espero que a Palma de Ouro ajude a chamar um bocadinho a atenção para a qualidade do meu filme - e não só do meu, mas de outros filmes portugueses que estiveram aqui também em Cannes», acrescentou João Salaviza.
«Gostava muito que o filme chegasse às salas mas, infelizmente, não há ainda nenhuma garantia, mesmo com a Palma de Ouro, de que isso venha a acontecer», concluiu.
Lusa / SOL
Entrevista do Fotograma: http://www.youtube.com/watch?v=MNRDvZH5uEo
Luisa Sequeira entrevista para o Fotograma, João Salaviza, realizador da curta-metragem "Arena" que venceu a Palma de Ouro, em Cannes.
Fotograma ao Sábado às 16:30h na RTP N
Os meus Parabéns a todos os envolvidos.
De Rascunho: http://rascunho.iol.pt/artigo.php?id=2697
07.07.2009 | Cinema | Curtas Vila do Conde
Arena cheia para Arena
No passado domingo a sessão Panorama Nacional 1 encheu para ver Arena, o filme de Salaviza vencedor da primeira Palma de Ouro portuguesa.
Sem disfarce. As pessoas estavam ali para ver Arena. E eles sabiam. A curta era a última da sessão do panorama nacional. Antes dela Mi Vida en tus Manos, 3x3, Arca D'água e Passeio de Domingo.
João Salaviza estava, fazia parte do jurí do concurso VideoRun. Certamente cansado de falar sobre o filme após a vitória da Palma de Ouro em Cannes, ficou-se por parcas palavras, agradecendo e preferindo não explicar o porquê do título.
Arena de espaço confinado, de quem um dia correu livre por lezírias e agora se depara com uma clausura sem portas físicas. Mauro vive duas vezes em prisão domiciliária. O bairro há muito o prendeu, a pulseira é só uma desculpa. Tudo é só uma desculpa. Na Arena, Mauro já morreu há muito.
Curta que venceu Cannes já tem data de estreia
Estará na mesma sala que «Taking Woodstock», de Ang Lee, e estreia a 17 de Setembro
A curta-metragem «Arena», que valeu ao português João Salaviza a Palma de Ouro em Cannes, vai estrear-se nos cinemas portugueses a 17 de Setembro, em conjunto com o filme «Taking Woodstock», de Ang Lee.
A informação foi avançada à agência Lusa pela distribuidora Valentim de Carvalho Multimédia e pelo realizador, que considera «uma honra» esta estreia em conjunto com um filme de Ang Lee.
Ainda antes da estreia comercial, João Salaviza estará nos próximos dias a apresentar «Arena» em dois festivais internacionais.
Nos dias 18 e 19 de Agosto, a curta-metragem será exibida no 15º Festival Internacional de Cinema de Sarajevo, que teve início quarta-feira na Bósnia.
O filme será exibido numa secção que revelará filmes de uma geração de realizadores que «é curiosa e se atreve a experimentar» e que «esbate as fronteiras dos géneros cinematográficos», refere a organização.
Depois de Sarajevo, João Salaviza referiu que rumará ao Brasil para apresentar o filme no 20º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, a decorrer entre 20 e 28 de Agosto.
O realizador adiantou à Lusa que há ainda convites para outros festivais internacionais, mas a participação não está ainda fechada.
João Salaviza, 25 anos, assina o argumento, a realização e a montagem de «Arena», o seu primeiro filme profissional e com o qual arrebatou, logo à estreia, o prémio máximo do Festival de Cannes.
«Os prémios não me ajudam em nada, talvez facilitem subsídios para um próximo projecto, mas tenho as mesmas dúvidas e as mesmas incertezas que tinha antes de fazer este filme», disse o realizador em entrevista à Lusa, em Maio.
«Não faço o filme a pensar no público ou num prémio, mas em mim próprio, pois o público é uma entidade abstracta, penso no filme como algo que eu gostasse de ver», explicou.
«Arena» conta a história de Mauro, um rapaz que está a cumprir uma pena em prisão domiciliária e que enfrenta o dilema de transgredir a lei para acertar contas com um grupo de miúdos marginais.
O cenário é «um bairro problemático, a Quinta da Flamenga, em Chelas, a cinco minutos do centro de Lisboa».
Este é um filme que João Salaviza pretende que esteja «junto do quotidiano real» sem «ser moralista» e «sem reiterar a questão da violência, que está sempre presente até pela tensão que se sente».
Do elenco fazem parte Carloto Cotta e jovens actores não profissionais, moradores do bairro onde o filme foi rodado.
http://diario.iol.pt/cinema/arena-joao- ... -4059.html
Estará na mesma sala que «Taking Woodstock», de Ang Lee, e estreia a 17 de Setembro
A curta-metragem «Arena», que valeu ao português João Salaviza a Palma de Ouro em Cannes, vai estrear-se nos cinemas portugueses a 17 de Setembro, em conjunto com o filme «Taking Woodstock», de Ang Lee.
A informação foi avançada à agência Lusa pela distribuidora Valentim de Carvalho Multimédia e pelo realizador, que considera «uma honra» esta estreia em conjunto com um filme de Ang Lee.
Ainda antes da estreia comercial, João Salaviza estará nos próximos dias a apresentar «Arena» em dois festivais internacionais.
Nos dias 18 e 19 de Agosto, a curta-metragem será exibida no 15º Festival Internacional de Cinema de Sarajevo, que teve início quarta-feira na Bósnia.
O filme será exibido numa secção que revelará filmes de uma geração de realizadores que «é curiosa e se atreve a experimentar» e que «esbate as fronteiras dos géneros cinematográficos», refere a organização.
Depois de Sarajevo, João Salaviza referiu que rumará ao Brasil para apresentar o filme no 20º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, a decorrer entre 20 e 28 de Agosto.
O realizador adiantou à Lusa que há ainda convites para outros festivais internacionais, mas a participação não está ainda fechada.
João Salaviza, 25 anos, assina o argumento, a realização e a montagem de «Arena», o seu primeiro filme profissional e com o qual arrebatou, logo à estreia, o prémio máximo do Festival de Cannes.
«Os prémios não me ajudam em nada, talvez facilitem subsídios para um próximo projecto, mas tenho as mesmas dúvidas e as mesmas incertezas que tinha antes de fazer este filme», disse o realizador em entrevista à Lusa, em Maio.
«Não faço o filme a pensar no público ou num prémio, mas em mim próprio, pois o público é uma entidade abstracta, penso no filme como algo que eu gostasse de ver», explicou.
«Arena» conta a história de Mauro, um rapaz que está a cumprir uma pena em prisão domiciliária e que enfrenta o dilema de transgredir a lei para acertar contas com um grupo de miúdos marginais.
O cenário é «um bairro problemático, a Quinta da Flamenga, em Chelas, a cinco minutos do centro de Lisboa».
Este é um filme que João Salaviza pretende que esteja «junto do quotidiano real» sem «ser moralista» e «sem reiterar a questão da violência, que está sempre presente até pela tensão que se sente».
Do elenco fazem parte Carloto Cotta e jovens actores não profissionais, moradores do bairro onde o filme foi rodado.
http://diario.iol.pt/cinema/arena-joao- ... -4059.html
Estreia esta semana, é exibida em antes das sessões de Taking Woodstock de Ang Lee.
Arena
Mauro vive em prisão domiciliária.
As tatuagens ajudam-no a queimar o tempo.
Três putos do bairro aproximam-se da sua janela. Lá fora, o sol bate com a força do meio-dia.
Arena
Mauro vive em prisão domiciliária.
As tatuagens ajudam-no a queimar o tempo.
Três putos do bairro aproximam-se da sua janela. Lá fora, o sol bate com a força do meio-dia.
-
- Fanático
É bem filmada, com uma grandiosidade a surgir daquele ambiente tão fechado.
Mas a história é um pouco desleixada, ou simplista se preferirem.
Mas a história é um pouco desleixada, ou simplista se preferirem.
Sinceramente, oque que o juri viu nesta curta para ganhar a Palma de Ouro? Tem um ou outro plano interessante, porque de resto é ridículo de tão mau.
Os dialogos resumem-se a isto
"A guita caralho!"
*facepalm
Os dialogos resumem-se a isto
"A guita caralho!"
*facepalm