Star Wars: como rever a saga
Star Wars: como rever a saga
Boas,
No que diz respeito à saga Star Wars, confesso que sou um cristão não praticante. Ou seja, acho piada, sim senhor, mas não faço daquilo o meu modo de vida. Contudo, tendo em conta que vi os filmes de forma salteada e já há muito tempo, vou em breve vê-los novamente e como deve ser. Gostava era de obter a vossa opinião no seguinte aspecto - devo rever os filmes por ordem cronológica de lançamento ou por ordem cronológica da história? Alguém já passou por alguma destas experiências?
Cumprimentos
No que diz respeito à saga Star Wars, confesso que sou um cristão não praticante. Ou seja, acho piada, sim senhor, mas não faço daquilo o meu modo de vida. Contudo, tendo em conta que vi os filmes de forma salteada e já há muito tempo, vou em breve vê-los novamente e como deve ser. Gostava era de obter a vossa opinião no seguinte aspecto - devo rever os filmes por ordem cronológica de lançamento ou por ordem cronológica da história? Alguém já passou por alguma destas experiências?
Cumprimentos
Re: Star Wars: como rever a saga
Não podendo confiar na experiência própria - porque ainda não revi a saga toda, só revi mesmo os filmes mais antigos, várias vezes -, sugiro que os vejas pela ordem cronológica de lançamento, ou seja:
Episode IV - A New Hope
Episode V - The Empire Strikes Back
Episode VI - The Return of the Jedi
Episode I - The Phantom Menace
Episode II - Attack of the Clones
Episode III - Revenge of the Sith
Era assim que faria, se tivesse paciência para ver outra vez os novos da série.
Sam
Episode IV - A New Hope
Episode V - The Empire Strikes Back
Episode VI - The Return of the Jedi
Episode I - The Phantom Menace
Episode II - Attack of the Clones
Episode III - Revenge of the Sith
Era assim que faria, se tivesse paciência para ver outra vez os novos da série.
Sam
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Novato
Lol! Ainda há poucos dias revi o IV e ontem o V, seguem-se agora o VI e só depois os mais recentes. É esta a ordem que prefiro ;)
UMA SUGESTÄO : e se com tempo os visses das duas formas? 

Pessoalmente, e conhecendo os filmes de trás para a frente, é interessante ver a saga em ordem dos episódios. Mesmo de se distanciar bastante em termos de efeitos especiais, há sempre maneira de dar a volta em termos de visionamento... Tal como houve quando saiu as prequelas e parecia tudo mais 'bonito', limpo e brilhante na altura da republica: Os jedis estão extintos, a galáxia depois da guerra dos clones foi praticamente destruída, houve um atraso na evolução e as naves são mais gastas etc... etc... Tal como uma galáxia pós-apocalíptica.
Mas se tivesse de recomendar era definitivamente a ordem cronológica, primeiro a trilogia original, depois as prequelas.
Vê este link, e escolhe a que aches mais apropriada para ti: http://www.fanpop.com/spots/star-wars/soapbox/17
Para quem já tentou ambos, acho o 3º método bastante curioso...
Mas se tivesse de recomendar era definitivamente a ordem cronológica, primeiro a trilogia original, depois as prequelas.
Vê este link, e escolhe a que aches mais apropriada para ti: http://www.fanpop.com/spots/star-wars/soapbox/17
Para quem já tentou ambos, acho o 3º método bastante curioso...
Obrigado a todos que responderam.
rrocha, não tenho tempo para seguir esse método. Também acho que quando tivesse a ver a saga pela segunda vez, não iria prestar tanta atenção por ainda me lembrar bem das cenas do filmes.
Shivers, obrigado por esse artigo. Não o conhecia e é interessante. Contudo, vou optar pelo método 2, ou seja, visualizar a saga de forma cronológica em termos de estória. Prefiro acabar a saga a ver os melhores filmes em conjunto com a conclusão da estória.
rrocha, não tenho tempo para seguir esse método. Também acho que quando tivesse a ver a saga pela segunda vez, não iria prestar tanta atenção por ainda me lembrar bem das cenas do filmes.
Shivers, obrigado por esse artigo. Não o conhecia e é interessante. Contudo, vou optar pelo método 2, ou seja, visualizar a saga de forma cronológica em termos de estória. Prefiro acabar a saga a ver os melhores filmes em conjunto com a conclusão da estória.
-
- Entusiasta
Vi á 1 ano por ordem dos episódios e gostei! 

FÓRUM DE UMA AMIGA. VISITEM: www.see-nema.com
Donnie: Why do you wear that stupid bunny suit?
Frank: Why are you wearing that stupid man suit?
Donnie: Why do you wear that stupid bunny suit?
Frank: Why are you wearing that stupid man suit?
Só não te desejo a mesma "sorte" que eu... embarquei nessa saga com vista a, primeiro, rever a trilogia original que não via há mais de 20 anos e, segundo, ver pela primeira vez a "nova" trilogia. Como tu, não era fanático Star Wars, apenas tinha óptimas memórias daqueles três filmes mágicos que vi com 10 ou 12 anos. Resultado: perdi as óptimas memórias que tinha e continuo sem ver os três primeiros episódios! Acho que não preciso explicar porquê... 

Boas DyingSun,
Sim, por aqui, também se deve passar o mesmo. O tal encantamento já aqui falado noutro thread, não é o mesmo. Até mesmo com filmes cujos DVDs quero que sejam cremados comigo
, essa situação me acontece. Por exemplo, Pulp Fiction, um filme que continua na lista das minhas preferências, mas que os diálogos já não me fascinam como no passado; a série Ally McBeal, série que eu venerava, que continuo a reconhecer-lhe valor, mas que já não sou capaz de parar para ver um episódio que seja.
Mas, de quando em vez, lá aparece uma surpresa. Estive há pouco tempo a rever a trilogia do Terminator, e o fascínio, as memórias do segundo filme, ainda cá estão.
Sim, por aqui, também se deve passar o mesmo. O tal encantamento já aqui falado noutro thread, não é o mesmo. Até mesmo com filmes cujos DVDs quero que sejam cremados comigo

Mas, de quando em vez, lá aparece uma surpresa. Estive há pouco tempo a rever a trilogia do Terminator, e o fascínio, as memórias do segundo filme, ainda cá estão.
No caso do Star Wars nem tem a ver com a perda de qualquer tipo de fascínio... é puramente um caso de mau envelhecimento dos filmes, devido à infantilidade do argumento e às personagens ridículas em fatos de borracha. Com 10 anos, em meados da década de 80, essas coisas passavam-nos ao lado, mas agora... vade retro! 
(No mesmo saco estão a Battlestar Galactica original e o filme Willow, objectos de culto de outrora, completamente arrasados em visionamentos recentes, por motivos semelhantes aos de Star Wars. Começo a pensar que há coisas que sinceramente é preferível ficarem apenas guardadas na nossa memória.)

(No mesmo saco estão a Battlestar Galactica original e o filme Willow, objectos de culto de outrora, completamente arrasados em visionamentos recentes, por motivos semelhantes aos de Star Wars. Começo a pensar que há coisas que sinceramente é preferível ficarem apenas guardadas na nossa memória.)
Pois eu revi os filmes mais de trinta vezes e não há ano que passe que não reveja de novo e a saga está tão boa agora como esteve na altura. Não envelheceu nada mal e a única "infantilidade" que tem são o facto dos Ewoks invadirem o último filme da saga.
Isto já se diz de tudo. Colocar o Willow e a Galactica no mesmo saco de Star Wars. Onde é que isto já vai...
Isto já se diz de tudo. Colocar o Willow e a Galactica no mesmo saco de Star Wars. Onde é que isto já vai...

O teu suspension of disbelief é admirável então!
A sério, pá, quando (re)vi aquelas personagens (?) ridículas, deitei as mãos à cabeça e percebi que a ingenuidade em que vivemos na nossa infância é realmente uma camada de abstracção extraordinária e que nos permite ver maravilhas onde elas nunca existiram. Por culpa da idade ou da existência de um sem número de produções subsequentes qualititivamente superiores (e não estou aqui a ter em conta o aspecto "mítico" do Star Wars, que penso ser a única coisa que o aguenta), já não consigo ter pachorra para aquilo. Safa-se o episódio IV, sim senhor, a história clássica e um argumento menos mau... mas a partir daí, é completamente downhill (e ainda estou para saber como é que aguentei ver o Jedi até ao fim). Admiro, sem dúvida, o facto de conseguires manter viva essa magia que te permite rever o Star Wars nos dias de hoje sem te desiludir brutalmente. Quem me dera poder dizer o mesmo. A sério. Pessoalmente, depois de Battlestar Galactica (2003), a fasquia para sci-fi espacial ficou muito lá em cima...

A sério, pá, quando (re)vi aquelas personagens (?) ridículas, deitei as mãos à cabeça e percebi que a ingenuidade em que vivemos na nossa infância é realmente uma camada de abstracção extraordinária e que nos permite ver maravilhas onde elas nunca existiram. Por culpa da idade ou da existência de um sem número de produções subsequentes qualititivamente superiores (e não estou aqui a ter em conta o aspecto "mítico" do Star Wars, que penso ser a única coisa que o aguenta), já não consigo ter pachorra para aquilo. Safa-se o episódio IV, sim senhor, a história clássica e um argumento menos mau... mas a partir daí, é completamente downhill (e ainda estou para saber como é que aguentei ver o Jedi até ao fim). Admiro, sem dúvida, o facto de conseguires manter viva essa magia que te permite rever o Star Wars nos dias de hoje sem te desiludir brutalmente. Quem me dera poder dizer o mesmo. A sério. Pessoalmente, depois de Battlestar Galactica (2003), a fasquia para sci-fi espacial ficou muito lá em cima...
Eu revi Star Wars bem recentemente e senti o mesmo fascinio que eu tinha a ver quando era miudo. Envelheceu fantasticamente !
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Não são só as personagens que são infantis, são também as situações e sobretudo os diálogos (com relevo destacado para as desastradas "interacções" amorosas). Quando éramos putos aceitávamos e delirávamos com tudo aquilo porque estava calibrado para o nosso nível de maturidade - e o que não entendíamos servia-nos de aprendizagem. O pior vem agora, depois destes anos todos...DyingSun wrote:
Sortudos são aqueles que conseguem abstrair-se desses defeitos estruturais que atravessam os seis filmes sem excepção. A mim já me custa um bocadito. Os três mais recentes nem consigo vê-los.
Sam
Last edited by Samwise on June 9th, 2009, 6:01 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Vindo de alguém que recentemente reviu(ou tentou rever) todos os filmes:
Episode IV, V, VI + Episode III
O 1 e o 2 são demasiado maus para ver novamente e podem perfeitamente ser removidos já que pouco ou nada acrescentam.
Já o ep III só ganha força ao ser visualizado posteriormente a trilogia original. Não só temos uma percepção total do impacto da transformação do Anakin em Darth Vader, mas também seguimos a evolução natural dos efeitos especiais, que vistos fora da ordem pode tirar um pouco do prazer de ver a trilogia original.
De resto, é uma aventura que se recomenda. Se bem que mais nos dias cinzentos, que nos dias de Sol.
PS: Vê a versão mais próxima do original que puderes; ver a cena rídicula de dança do Jedi...
Episode IV, V, VI + Episode III
O 1 e o 2 são demasiado maus para ver novamente e podem perfeitamente ser removidos já que pouco ou nada acrescentam.
Já o ep III só ganha força ao ser visualizado posteriormente a trilogia original. Não só temos uma percepção total do impacto da transformação do Anakin em Darth Vader, mas também seguimos a evolução natural dos efeitos especiais, que vistos fora da ordem pode tirar um pouco do prazer de ver a trilogia original.
De resto, é uma aventura que se recomenda. Se bem que mais nos dias cinzentos, que nos dias de Sol.

PS: Vê a versão mais próxima do original que puderes; ver a cena rídicula de dança do Jedi...

It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker