Den stygge stesøsteren (2025) - Emilie Blichfeldt
Moderators: waltsouza, mansildv
Den stygge stesøsteren (2025) - Emilie Blichfeldt
Título Inglês: The Ugly Stepsister
Título PT-PT (Provisório - Artigo do Euronews): A irmã adotiva feia

Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Ugly_Stepsister
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt29344903/
Trailer:
Sinopse:
O conto da Cinderela, abordado com uma perspectiva realística não-infantil, pelos olhos da meia-irmã Elvira. O príncipe encantando é um rúfia mimado, fútil e materialista; A Cinderela é uma nobre arrogante muito bonita, que dorme às escondidas com o rapaz do estábulo, e finge ser uma virgem donzela. A Elvira é uma donzela romântica e sonhadora, um bocadinho feiosa e gorda, que sonha em casar-se com o príncipe, e que se sujeita a tratamentos dolorosos de embelezamento - (José Miguel).
Entrevista (versão PT-PT) pela Euronews à realizadora norueguesa:
https://pt.euronews.com/cultura/2025/03 ... e-cinderel
A realizadora:

Título PT-PT (Provisório - Artigo do Euronews): A irmã adotiva feia

Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Ugly_Stepsister
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt29344903/
Trailer:
Sinopse:
O conto da Cinderela, abordado com uma perspectiva realística não-infantil, pelos olhos da meia-irmã Elvira. O príncipe encantando é um rúfia mimado, fútil e materialista; A Cinderela é uma nobre arrogante muito bonita, que dorme às escondidas com o rapaz do estábulo, e finge ser uma virgem donzela. A Elvira é uma donzela romântica e sonhadora, um bocadinho feiosa e gorda, que sonha em casar-se com o príncipe, e que se sujeita a tratamentos dolorosos de embelezamento - (José Miguel).
Entrevista (versão PT-PT) pela Euronews à realizadora norueguesa:
https://pt.euronews.com/cultura/2025/03 ... e-cinderel
A realizadora:

Sou o JoséMiguel.
Esqueci-me da minha password...
Esqueci-me da minha password...

Re: Den stygge stesøsteren (2025) - Emilie Blichfeldt
Opinião
Este filme é daqueles que eu reconheço de imediato como uma obra de arte, que avança e dá um salto à 7ª Arte.
Esta obra, para além de ser um trabalho que está a mexer com os críticos profissionais, é também um filme empolgante (isto é: não chato) com um bom ritmo que deixa o espectador curioso em saber o que vai acontecer em seguida. Com esta senhora realizadora Emilie Blichfeldt não há cá pão para malucos de fórmulas previsíveis da doutrina de Hollywood.

Vi este filme ontem, e julguei que fosse alguma co-produção que envolvesse a Eslováquia ou Chéquia, os páises da Europa Central líderes em adaptações de contos de fadas muito sérias e fiéis ao tema, feito por algum elemento dessa Escola de Cinema. Mas eu estava enganado e este filme é de uma promissora realizadora norueguesa, país sem destaque neste tema.
Eu tenho muito gosto em elogiar este filme neste fórum, pois ele exemplifica e vai de encontro a várias análises de filmes que fiz no passado. Em concreto este filme possui uma ou outra cena de sexualidade explícita e de gore sanguinário. Nos anos 1970 estas cenas ou eram proibidas ou vistas como Cinema de Exploitation em vários países europeus. No caso da sexualidade ser proibida por lei, e os realizadores de cinema irem presos, isso foi ultrapassado ao serem feitos filmes de qualidade com cenas sexuais. Quanto ao "Gore", isso quase nunca era proíbido, mas era muito mal feito em filmes maus e usado como exploitation.

Bem... Este filme tem aquela qualidade cinematográfica a todos os níveis técnicos e artísticos, dos pesos pesados de Cinema de Autor como o Coppola, o Spielberg, Oliver Stone, etc. etc. com a diferença positiva da inovação de isto ser Cinema mais moderno, muito mais inovador do que esses "velhadas" (com todo o respeito pelas excelentes obras deles).
Irei dar um pequeno lamiré da pequena proporção de cenas sanguinárias ou sexualmente explícitas. Este filme possivelmente vai arrebatar múltiplos prémios em Cannes e em diversos festivais de Cinema pelo mundo fora, eu tenho esse feeling; 99% do filme não contém tais cenas, embora o tema geral seja muito maduro e pesado. Se este filme tivesse sido lançado nos anos 80 em Portugal, a classificação etária estaria um nível acima de M/18 (que era o "int. m/ 18 anos" o nível máximo português partilhado com os filmes "Porno - 1º Escalão").:

A) Cenas sexualmente explícitas - Vou-me armar nos gajos púdicos que vão ao IMDB queixarem-se de que um filme PG-13 tem uma moça a dar um línguado a um rapaz, ou um sujeito a fumar um cigarro, mas aqui no sentido oposto, do aceitamento de certas coisas em filmes Mainstream. O que eu vi de novo neste filme, foi um shot de 2 segundos de um falo erecto do moço da estrebaria, ao preparar-se para a satisfazer a cinderela no palheiro e no final ele proceder ao "Coito Interrompido", de forma a não engravidar a moça.
B) Cenas sanguinárias - Aqui eu já estava a antecipar coisas que me iriam deixar mal disposto do estômago, e a desviar o olhar do ecrã. Os filmes de explitation dos anos 80 estavam tão mal feitos, que aquilo nunca me afectou em criança. Mas a qualidade e o realismo deste filme são de tal ordem, que eu já queria evitar ter de olhar. No decurso do filme já tinham mostrado a Elvira a sujeitar-se a tratamentos médicos de estética, de há 200 anos atrás, em que o médico partia os ossos do nariz com um pequeno martelo (por isso a protagonista surge com uma proteção de nariz nos pósters e trailers) e onde lhe cosiam pestanas postiças nas pálpebras. Quando eu vejo a Elvira com um cutelo a preparar-se para cortar os dedos do pé, para poder caber no sapatinho da Cinderela, desviei o olhar... mas não serviu de nada, pois as cenas seguintes mostram ela aos gritos a pedir a um criado para arrancar os 5 dedos, que estavam pendurados, pois ela não conseguiu dar o golpe com o cutelo com força suficiente. Depois chega a mãe (a madrasta má da Cinderela) que observa que ela cortou o pé errado...

Há uns anos atrás, existia o fórum português "Exploited Fórum", cujos moderadores sempre se deram bem com o Fórum DVD Mania, e onde eu partilhei muitas críticas de filmes que lidavam com temas fortes, mas que eram alguns premiados e não considerados "Exploitation". Os moderadores desse fórum apreciaram esses filmes insolitos que partilhei lá. Este "Den stygge stesøsteren" teria sido uma pérola muito debatida por lá, caso o fórum ainda existisse, por conter cenas sanguinárias mais fortes dos que os filmes da treta dos anos 70 e 80.

Concluindo a minha opinião, adorei este filme, que me deixou totalmente encantado e empolgado, por ver algo de original do meu agrado. O IMDB diz que isto contém os géneros de Comédia e Terror, o que é totalmente falso, pois isto é um filme de época, do género drama, baseado num conto de fadas, visto sob um novo ângulo revisionista. Seria a mesma coisa que no IMDB, aparecer lá que "A Lista de Schindler" é um filme de comédia e de terror.
A minha classificação: 10/10.
Este filme é daqueles que eu reconheço de imediato como uma obra de arte, que avança e dá um salto à 7ª Arte.
Esta obra, para além de ser um trabalho que está a mexer com os críticos profissionais, é também um filme empolgante (isto é: não chato) com um bom ritmo que deixa o espectador curioso em saber o que vai acontecer em seguida. Com esta senhora realizadora Emilie Blichfeldt não há cá pão para malucos de fórmulas previsíveis da doutrina de Hollywood.

Vi este filme ontem, e julguei que fosse alguma co-produção que envolvesse a Eslováquia ou Chéquia, os páises da Europa Central líderes em adaptações de contos de fadas muito sérias e fiéis ao tema, feito por algum elemento dessa Escola de Cinema. Mas eu estava enganado e este filme é de uma promissora realizadora norueguesa, país sem destaque neste tema.
Eu tenho muito gosto em elogiar este filme neste fórum, pois ele exemplifica e vai de encontro a várias análises de filmes que fiz no passado. Em concreto este filme possui uma ou outra cena de sexualidade explícita e de gore sanguinário. Nos anos 1970 estas cenas ou eram proibidas ou vistas como Cinema de Exploitation em vários países europeus. No caso da sexualidade ser proibida por lei, e os realizadores de cinema irem presos, isso foi ultrapassado ao serem feitos filmes de qualidade com cenas sexuais. Quanto ao "Gore", isso quase nunca era proíbido, mas era muito mal feito em filmes maus e usado como exploitation.

Bem... Este filme tem aquela qualidade cinematográfica a todos os níveis técnicos e artísticos, dos pesos pesados de Cinema de Autor como o Coppola, o Spielberg, Oliver Stone, etc. etc. com a diferença positiva da inovação de isto ser Cinema mais moderno, muito mais inovador do que esses "velhadas" (com todo o respeito pelas excelentes obras deles).
Irei dar um pequeno lamiré da pequena proporção de cenas sanguinárias ou sexualmente explícitas. Este filme possivelmente vai arrebatar múltiplos prémios em Cannes e em diversos festivais de Cinema pelo mundo fora, eu tenho esse feeling; 99% do filme não contém tais cenas, embora o tema geral seja muito maduro e pesado. Se este filme tivesse sido lançado nos anos 80 em Portugal, a classificação etária estaria um nível acima de M/18 (que era o "int. m/ 18 anos" o nível máximo português partilhado com os filmes "Porno - 1º Escalão").:

A) Cenas sexualmente explícitas - Vou-me armar nos gajos púdicos que vão ao IMDB queixarem-se de que um filme PG-13 tem uma moça a dar um línguado a um rapaz, ou um sujeito a fumar um cigarro, mas aqui no sentido oposto, do aceitamento de certas coisas em filmes Mainstream. O que eu vi de novo neste filme, foi um shot de 2 segundos de um falo erecto do moço da estrebaria, ao preparar-se para a satisfazer a cinderela no palheiro e no final ele proceder ao "Coito Interrompido", de forma a não engravidar a moça.
B) Cenas sanguinárias - Aqui eu já estava a antecipar coisas que me iriam deixar mal disposto do estômago, e a desviar o olhar do ecrã. Os filmes de explitation dos anos 80 estavam tão mal feitos, que aquilo nunca me afectou em criança. Mas a qualidade e o realismo deste filme são de tal ordem, que eu já queria evitar ter de olhar. No decurso do filme já tinham mostrado a Elvira a sujeitar-se a tratamentos médicos de estética, de há 200 anos atrás, em que o médico partia os ossos do nariz com um pequeno martelo (por isso a protagonista surge com uma proteção de nariz nos pósters e trailers) e onde lhe cosiam pestanas postiças nas pálpebras. Quando eu vejo a Elvira com um cutelo a preparar-se para cortar os dedos do pé, para poder caber no sapatinho da Cinderela, desviei o olhar... mas não serviu de nada, pois as cenas seguintes mostram ela aos gritos a pedir a um criado para arrancar os 5 dedos, que estavam pendurados, pois ela não conseguiu dar o golpe com o cutelo com força suficiente. Depois chega a mãe (a madrasta má da Cinderela) que observa que ela cortou o pé errado...

Há uns anos atrás, existia o fórum português "Exploited Fórum", cujos moderadores sempre se deram bem com o Fórum DVD Mania, e onde eu partilhei muitas críticas de filmes que lidavam com temas fortes, mas que eram alguns premiados e não considerados "Exploitation". Os moderadores desse fórum apreciaram esses filmes insolitos que partilhei lá. Este "Den stygge stesøsteren" teria sido uma pérola muito debatida por lá, caso o fórum ainda existisse, por conter cenas sanguinárias mais fortes dos que os filmes da treta dos anos 70 e 80.
Concluindo a minha opinião, adorei este filme, que me deixou totalmente encantado e empolgado, por ver algo de original do meu agrado. O IMDB diz que isto contém os géneros de Comédia e Terror, o que é totalmente falso, pois isto é um filme de época, do género drama, baseado num conto de fadas, visto sob um novo ângulo revisionista. Seria a mesma coisa que no IMDB, aparecer lá que "A Lista de Schindler" é um filme de comédia e de terror.
A minha classificação: 10/10.
Sou o JoséMiguel.
Esqueci-me da minha password...
Esqueci-me da minha password...
