Quais os filmes mais subestimados e sobrestimados?
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- Novato
Re: Quais os filmes mais subestimados e sobrestimados?
Sobrestimado - Fellini, pelo menos os que vi (I Vitelloni, La Strada, Le Notti di Cabiria, La Dolce Vita, 8½ e Amarcord). Mau, mau, mau.
Parvoíces completamente desprovidas de sentido. Do pior que já vi.
But the again, gostos são gostos.

Nesta estou 100% de acordo com advdgeek. Também não consigo compreender a idolatria em torno do Kubrick, vi os seus filmes todos e sinceramente apenas há 3 ou 4 que, vá lá, atinjem, a meu ver, um 7/10, e que neste sentido posso considerá-los como bons ou pelo menos merecedores de serem vistos "por si só", desligados da descoberta da obra do autor. Os outros sê-lo-ão apenas por serem Kubrick, precisamente por causa de tanto se falar nele, e com isso pertencerem a uma história dita incontornável do cinema.Evil_Djinn wrote:Herege!!!advdgeek wrote:Sobrestimados, todos (ou a maioria, pelo menos) dos filmes do Kubrick. I just don't get it.LOL Gostos são gostos, para mim o Kubrick quase não tem um filme que se possa chamar de mau, a sua morte foi uma perda terrível para 7ª arte. Para mim Sobrestimados são claramente realizadores como o David Lynch que na minha opinião faz filmes com o intuito de que se fale dele no fim, do tipo percebes-te a mensagem do filme.
Kubrick Forever
But the again, gostos são gostos.
Eu fiz esta pergunta a mim mesmo há uns dias atrás quando assisti ao Pulp Fiction, muito provavelmente o filme que mais me tinha andado a falhar nestes anos todos. Estava com uma expectativa do caraças, cresci literalmente com o nome do filme na cabeça (acho que não sou o unico), é dos filmes com melhor classificação do publico em geral, e pá, fiquei mesmo super desiludido.. Nem cheguei a perceber o sentido do filme. Para mim, não há nada que justifique a fama que o filme tem. My opinion, muito provavelmente o problema é meu. Outro filme que não gostei nada e que foi muito bem recebido na altura em que saiu, é o "All Over Me". O filme parece-me um episódio duma série juvenil americana.
Em relação a filmes substimados, acho que o "The Village" nunca teve o devido reconhecimento. Penso o mesmo do "The Enigma of Kaspar Hauser", acho um filme fenomenal e numa linha que desde entao tem vindo a ser pouco explorada.
E há mais uns quantos filmes que agora não me estou a lembrar, depois acrescento..
Em relação a filmes substimados, acho que o "The Village" nunca teve o devido reconhecimento. Penso o mesmo do "The Enigma of Kaspar Hauser", acho um filme fenomenal e numa linha que desde entao tem vindo a ser pouco explorada.
E há mais uns quantos filmes que agora não me estou a lembrar, depois acrescento..
Cinema, Café e Canela, o meu espaço dedicado a cinema: http://www.facebook.com/cinemacafeecanela
Metam um Gosto, sff! :)
Metam um Gosto, sff! :)
Herége!!!Gonçalo Vieira wrote:Sobrestimado - Fellini, pelo menos os que vi (I Vitelloni, La Strada, Le Notti di Cabiria, La Dolce Vita, 8½ e Amarcord). Mau, mau, mau.Parvoíces completamente desprovidas de sentido. Do pior que já vi.

Nesses que mencionaste estão alguns dos melhores filmes que vi na vida. Mas é a tal coisa: o que faz muito sentido para algumas pessoas, passa completamente ao lado de outras.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
entendo que não gostes do Amarcord (que eu gosto muito) por não ter uma narrativa muito bem definida, ou o 8 1/2 (que não me lembro bem se o sonhei ou o vi) por não ter narrativa sequer
mas o La Strada é lindo.

mas o La Strada é lindo.
Pelo que já li,este tópico pode de facto descambar.
Apelo aos responsáveis que impeçam isso
.
Apelo aos responsáveis que impeçam isso

"Sempre as horas,as horas,as horas......"
x2Stencil wrote:e pá, fiquei mesmo super desiludido.. Nem cheguei a perceber o sentido do filme. Para mim, não há nada que justifique a fama que o filme tem. My opinion, muito provavelmente o problema é meu.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
grayfox wrote:entendo que não gostes do Amarcord (que eu gosto muito) por não ter uma narrativa muito bem definida, ou o 8 1/2 (que não me lembro bem se o sonhei ou o vi) por não ter narrativa sequer![]()
mas o La Strada é lindo.
Gosto do Fellini, mas não me enche bem as medidas. Tipo Woody Allen, é daqueles realizadores que pouco me diz. Menos que o Fellini, inclusive.
-
- Fanático
Este tópico é muito bonito mas apenas serve para o pessoal comentar o que gosta e o que nao gosta, parte tudo do gosto pessoal de cada um, estarei certo quando digo que em alguma parte do mundo haverá alguem que ache o american pie o melhor filme de sempre
HEREGE!Evil_Djinn wrote:
...Sobrestimados são claramente realizadores como o David Lynch que na minha opinião faz filmes com o intuito de que se fale dele no fim, do tipo percebes-te a mensagem do filme.

Cabeças

-
- Novato
EheheSamwise wrote:Herége!!!Gonçalo Vieira wrote:Sobrestimado - Fellini, pelo menos os que vi (I Vitelloni, La Strada, Le Notti di Cabiria, La Dolce Vita, 8½ e Amarcord). Mau, mau, mau.Parvoíces completamente desprovidas de sentido. Do pior que já vi.
![]()
![]()
![]()
Nesses que mencionaste estão alguns dos melhores filmes que vi na vida. Mas é a tal coisa: o que faz muito sentido para algumas pessoas, passa completamente ao lado de outras.
Gostos são gostos

Vi-os no verão passado. E para dizer bem a verdade já nem me recordo inteiramente de todos eles. Que é o que acontece com o La Strada. E este é um dos sinais mais sintomáticos de que não gostei de um filme - esquecer-me de partes importantes dos mesmos (geralmente é o final que se me varre...)
Mas seja como for, do que me recordo, lembro-me que o único que teve um final o mais remotamente parecido de aceitável é o I Vitelloni
Por isso é que como disse na mensagem anterior, também não me joelho aos pés do Kubrick, porque nesse aspecto também não me parece ser nada de extraordinário.
And so on and so on, sempre que um filme é muito falado e depois vejo que é só estilo e mensagem nada, para mim
é sempre sobrestimado. Já aqui se falou: Pulp Fiction, Requiem for a Dream, The Tree of Life etc, etc
pois se restringes os filme à sua sinopse, compreende-se que não gostes dessas obras primas.
a verdade é que um filme é muito mais do que isso. como qualquer outra arte é um meio que nos tenta transmitir emoções e nos fazer pensar sobre a vida, os sentimentos a sociedade em que vivemos etc. e para tal tem muitas componentes uma delas por sinal bastante importante é o argumento, mas este não se avalia através da redução do seu todo a uma ou duas frases. com recurso a essa técnica consigo fazer parecer banal qualquer filme que me apresentes.
a verdade é que um filme é muito mais do que isso. como qualquer outra arte é um meio que nos tenta transmitir emoções e nos fazer pensar sobre a vida, os sentimentos a sociedade em que vivemos etc. e para tal tem muitas componentes uma delas por sinal bastante importante é o argumento, mas este não se avalia através da redução do seu todo a uma ou duas frases. com recurso a essa técnica consigo fazer parecer banal qualquer filme que me apresentes.
-
- Fanático
Cabeças wrote:HEREGE!Evil_Djinn wrote:
...Sobrestimados são claramente realizadores como o David Lynch que na minha opinião faz filmes com o intuito de que se fale dele no fim, do tipo percebes-te a mensagem do filme.![]()
Com o devido respeito ao Sr. Lynch, que por acaso tem um filme de qual eu gosto muito "The Elephant Man", de resto tb não conheço muito da sua obra, por isso basei a minha opinião nos filmes que vi dele: Lost Highway e Mulholland Dr. este último "partiu" todo, o filme começa por ser muito interessante mas quando chega a famosa parte do Club Silencio, ai para mim o filme descamba, confesso e não me envergonho de dizer que tive de ir a net tentar perceber o filme e mesmo assim acho-o confuso, mas o defeito deve ser meu e como tal acho que ele é sobrestimado aos meus olhos nada mais.
-
- Novato
Não me parece que seja uma questão de reduzir os filmes às sinopses ou não. Aquilo que eu fiz foi dar exemplos, um pouco por hipérbole do ridículo que certas sequências dos mesmos me parecem.grayfox wrote:pois se restringes os filme à sua sinopse, compreende-se que não gostes dessas obras primas.
Aquilo que eu não consigo compreender é, e nas tuas palavras, como é que um filmes como Amarcord, Laranja Mecânica ou 2001 nos transmitem emoções e fazem pensar na vida e na sociedade em que vivemos. Não Fazem!

Por exemplo, Blade Runner, gostei, mas não me preencheu completamente; longe de mim pensar que esse é sobrevalorizado. Grande argumento, grande história, faz-nos reflectir. Tem estilo e conteúdo. A Laranja Mecânica não tem contúdo, é só estilo.
olha, a mim fazem, o Laranja Mecânica por exemplo abordando a questão da liberdade pessoal vs vida em sociedade. se pudéssemos eliminar a maldade do pansamento dos criminosos, teriamos uma melhor sociedade por isso? e teríamos esse direito? será que se pode sacrificar uma pequena parte da liberdade pessoal pelo bem de toda a sociedade?
-
- Novato
Ok, isso já não discuto. Os filmes tocam de maneira diferentes a cada pessoa, e cada uma tira as suas próprias conclusões.
Para mim aquilo continua a ser descabido
Mas cada um gosta do que gosta.
Se dependesse de mim todos os cineastas faziam dramas carregados e introspectivos à la Eastwood ou Iñarritu, ou tipo cenas mais cerebrais à la Fincher ou Chris Nolan. Mas depois, no dia em que fosse assim, se calhar eu não teria a percepção de quão bons eles seriam, porque eram todos iguais.
Como um dia por aqui vi escrito, se todos gostassemos da mesma coisa, a cultura não passava de remakes de uma fórmula por todos aceites, uma fórmula eterna.
Para mim aquilo continua a ser descabido

Se dependesse de mim todos os cineastas faziam dramas carregados e introspectivos à la Eastwood ou Iñarritu, ou tipo cenas mais cerebrais à la Fincher ou Chris Nolan. Mas depois, no dia em que fosse assim, se calhar eu não teria a percepção de quão bons eles seriam, porque eram todos iguais.
Como um dia por aqui vi escrito, se todos gostassemos da mesma coisa, a cultura não passava de remakes de uma fórmula por todos aceites, uma fórmula eterna.