Film Noir - o Tópico

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Re: Film Noir - o Tópico

Post by mansildv »

Samwise wrote: August 26th, 2020, 4:01 pm
mansildv wrote: August 24th, 2020, 2:46 pm
Pegando na ideia dos 25 melhores, deixo aqui os meus 25 (vi cerca de 65) :wink:

The Maltese Falcon (1941)
Laura (1944)
Double Indemnity (1944)
Spellbound (1945)
Gilda (1946)
The Big Sleep (1946)
Notorious (1946)
Dark Passage (1947)
The Lady from Shanghai (1947)
Out of the Past (1947)
Sorry, Wrong Number (1948)
D.O.A. (1949)
White Heat (1949)
The Third Man (1949)
The Asphalt Jungle (1950)
In a Lonely Place (1950)
Sunset Blvd. (1950)
Strangers on a Train (1951)
The Night of the Hunter (1955)
Kiss Me Deadly (1955)
The Desperate Hours (1955)
The Killing (1956)
The Harder They Fall (1956)
Sweet Smell of Success (1957)
Touch of Evil (1958)
Da tua lista falta-me ver o The Desperate Hours (vi apenas o remake do Cimino, com o Rourke e o Hopkins, e não achei grande coisa).

Mas primeiro quero "matar" o que me falta do Siodmak. Comecei a ver o The Spiral Staircase e parece mais uma ghost-story algo gótica, com personagens assim à Dickens. Tem uma atmosfera muito interessante... salut-)

Aproveito para te/vos fazer uma sugestão: o The Phantom Lady - o primeiro filme do Siodmak em Hollywood, salvo erro, e de que me recordei agora quando estava a espreitar o livro da Taschen sobre o género. Esse está na lista dos 50 melhores noir. É um filme bem marado, atmosfericamente muito denso, e carregado de detalhes visuais apetitosos.
Nunca vi o remake, o original é excelente 👌 Penso que vais gostar!

E obrigado pela sugestão, esse The Phantom Lady vai já para o topo da lista! :-)))
Samwise
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Já agora, essa lista top 50 do livro da Taschen foi partilhada por alguém no imdb (está por ordem de data de lançamento): https://www.imdb.com/list/ls090683232/

E já percebi que é só Phantom Lady, não leva o The. :-)))

Lembro-me já pouco do filme para além do visual arrojado, mas houve uma sequência em particular de que não me esqueci - uma "jam session" de Jazz numa cave escura e que metaforicamente tem uma significância diferente. Esta recordação serve-me assim a quente para comparação com uma outra sequência no Dragnet, em que aparece uma banda de Jazz a actuar durante um ou dois minutos (ao que consta, o Jack Webb era fanático por Jazz e tinha até uma enorme colecção de discos que era referência no meio), sendo que neste caso a banda estar no filme e não estar é igual ao litro - é só para "decoração", não tem interferência narrativa e não traz valor acrescentado ao enredo. Do ponto de vista artístico, e pela forma como estão filmadas, também as duas abordagens diferem significativamente - e por aí se vê quem tem unhas para tocar a guitarra da realização e quem não tem...
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by José »

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Kansas City Confidential - O Segredo dos Quatro (1952)
https://www.imdb.com/title/tt0044789/

Vi no "tubinho". De Phil Karlson, dedicado "artesão" que parece que nunca chegou a ter grande reconhecimento artístico; os seus filmes pautaram-se por modestos meios de produção e por uma visibilidade bastante limitada. Contudo, terá sido responsável por um conjunto de obras noir bem interessante - não sei, terei que confirmar isto mais à frente. Li inclusive que o seu 99 River Street - O Crime da Rua 99 (1953) é um dos filmes que mais influenciou Martin Scorsese.

Este Kansas City Confidential agradou-me bastante. Começa como um heist movie, em que a responsabilidade do crime recai posteriormente sobre um Falso Culpado, modelo que Hitchcock tanto gostava. Vai direito ao ponto, sem palhinha desnecessária, e com um ritmo algo frenético. Confesso que admirei a sua capacidade de sustentar a tensão, sempre com muita elegância. Há até espaço para algum romance e sentimentos mais "luminosos", que considerei muito bem introduzidos. A realização é sofisticada e adorei a homogeneidade do elenco. Fiquei um pouco desorientado em perceber, mesmo actualmente, que o filme não é muito reconhecido. Acho que nos próximos dias vou ficar pelos terrenos deste senhor Karlson.
Samwise
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Boa partilha, José.

Tenho feito algumas pesquisas sobre filmes e cineastas noir que ficaram esquecidos no tempo, mas a que vale a pena dedicar atenção. É bom ler comentários em primeira mão sobre eles. A seu tempo vou colocar este também na lista.

A propósito do Scorsese e da sua devoção ao noir, um outro título que ele menciona é o City That Never Sleeps (está na lista de 25 obras do Muller). Esse aconselho sem reservas - e não só por fazer uma tangente ao género. É um mix de várias influências que à partida poderiam parecer indigestas - com umas vibes de Capra incluídas, e que dão "bom coração" ao filme (algo que não bate exactamente certo com o espírito "noir"...)
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by José »

Samwise wrote: August 27th, 2020, 1:41 pm Boa partilha, José.

Tenho feito algumas pesquisas sobre filmes e cineastas noir que ficaram esquecidos no tempo, mas a que vale a pena dedicar atenção. É bom ler comentários em primeira mão sobre eles. A seu tempo vou colocar este também na lista.

A propósito do Scorsese e da sua devoção ao noir, um outro título que ele menciona é o City That Never Sleeps (está na lista de 25 obras do Muller). Esse aconselho sem reservas - e não só por fazer uma tangente ao género. É um mix de várias influências que à partida poderiam parecer indigestas - com umas vibes de Capra incluídas, e que dão "bom coração" ao filme (algo que não bate exactamente certo com o espírito "noir"...)
Obrigado por essa indicação, Samwise. Vai já para a lista! yes-)
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by José »

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99 River Street - O Crime da Rua 99 (1953), de Phil Karlson
https://www.imdb.com/title/tt0045465/

Confirma-se: Phil Karlson tinha mão para o noir. Mesmo com limitados meios de produção, o homem realmente sabia fazer valer-se o melhor possível do espírito série B deste género para criar histórias impactantes, embora algo simples nas suas estruturas. Depois, parece-me também que seria um cuidadoso diretor de actores, isto para além da mão firme ao nível da mise-en-scène. 99 River Street narra as desventuras de Ernie (magnífico John Payne, que também já entrava em Kansas City Confidential, do mesmo realizador), um pugilista caído em desgraça que se torna motorista de táxi - só ficando por aqui já dá logo para perceber a influência que esta fita teve em Martin Scorsese, como já cá referi anteriormente. Entretanto, Ernie descobre que a esposa está a manter uma relação extra-conjugal com um traficante de pedras preciosas e, na sequência destes turbilhões emocionais, acaba por ser culpado num homicídio.

A atmosfera está lá toda, a realização é seguríssima e, em determinados segmentos, bastante original. Algo que também dá para ir depreendendo na obra do realizador é a inclusão de momentos mais light, de romance incipiente, e de possível resgate moral das personagens principais. Isto apesar de toda a negritude que lá paira. Esses momentos de hipótese de redenção estão sempre adjudicados às personagens femininas - são elas as responsáveis por isto, com a sua nobreza, resiliência e firmeza de carácter.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

yes-)

Coloquei já na lista do primeiro post estes filmes noir para ver do Karlson:

1952 - Kansas City Confidential - O Segredo dos Quatro
1953 - 99 River Street - O Crime da Rua 99
1955 - Tight Spot - O Alvo é Uma Mulher
1955 - Hell's Island - A Ilha do Inferno
1955 - 5 Against the House - 4 Homens e Uma Mulher
1955 - The Phenix City Story - Pânico na Cidade
1957 - The Brothers Rico - (?)

---

Entretanto completei o The Spiral Staircase e vi O The Suspect, ambos do Robert Siodmak, vi o The Berlin Express e o Nightfall do Jacques Tourneur, e vi ainda o Killer's Kiss do Kubrick. Gostei de todos, e de cada um à sua maneira - andam à volta da nota 8/10, mais décima menos décima. Não sendo top-top, são óptimos títulos noir (ou lá perto). Depois falarei com brevidade de todos.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

O bichinho ainda mexe...

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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Peço antecipadamente desculpa pela insistência, mas acho que vão ter de me aturar e mais a este tópico durante os próximos meses. (se e quando quiserem encontrar um culpado para descarregar impropérios, sugiro que o façam junto do mansildv, porque foi ele que me voltou a puxar aqui para dentro - para este lugar escuro e sombrio, onde a luz não brilha ao fundo do túnel :twisted: )

Este post serve sobretudo para partilhar um recurso valiosíssimo: o canal youtube onde o Eddie Muller divulga e apresenta filmes noir.

https://www.youtube.com/user/CarneyTynes/videos

Neste momento tem mais de 700 entradas ( :shock: :shock: :shock: salut-) ), por isso é um óptimo local para encontrar pérolas obscuras e esquecidas nas malhas do tempo, e também para pescar sugestões. E vão ter sempre um backgroung informado, na primeira pessoa, pelo maior especialista do planeta sobre o género, que também é um comunicador nato.

Eis a entrada sobre o Criss Cross:



--

Para quem tiver tempo e for apreciador (não só do género, mas de Cinema em geral), sugiro que ouçam esta entrevista (que é só sonora) ao Muller:



É por várias razões uma audição imperdível - com insights que não tinha ouvido ou lido em mais lado nenhum. Um exemplo: é sabido que o "rótulo" noir foi atribuído muito mais tarde ao género. Durante os anos 40 e 50, os filmes do período clássico estavam a ser realizados, mas como o termo não exisitia o grosso da produção noir entravam na altura numa de duas tipologias: Crime Thrillers e Murder Dramas. "Crime Thrillers" eram filmes em que os crimes eram praticados por profissionais (gangster e afins), e "Murder Dramas" eram filmes em que os criminosos eram "average joes", pessoas normais que por uma ou outra razão recorriam ao crime numa situação de aperto - quase sempre emocional.

Outro assunto: os 5 títulos que o Muller identifica como as bíblias do noir (onde há mais acumulação de características definidoras - e que "explicam tudo" o que há para saber sobre o género) são:
- Double Indemnity
- Out of the Past
- Scarlett Street
- Criss Cross
- Touch of Evil
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TheLimey
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by TheLimey »

Samwise wrote: August 30th, 2020, 2:55 pm Peço antecipadamente desculpa pela insistência, mas acho que vão ter de me aturar e mais a este tópico durante os próximos meses. (se e quando quiserem encontrar um culpado para descarregar impropérios, sugiro que o façam junto do mansildv, porque foi ele que me voltou a puxar aqui para dentro - para este lugar escuro e sombrio, onde a luz não brilha ao fundo do túnel :twisted: )

Este post serve sobretudo para partilhar um recurso valiosíssimo: o canal youtube onde o Eddie Muller divulga e apresenta filmes noir.

https://www.youtube.com/user/CarneyTynes/videos

Neste momento tem mais de 700 entradas ( :shock: :shock: :shock: salut-) ), por isso é um óptimo local para encontrar pérolas obscuras e esquecidas nas malhas do tempo, e também para pescar sugestões. E vão ter sempre um backgroung informado, na primeira pessoa, pelo maior especialista do planeta sobre o género, que também é um comunicador nato.

Eis a entrada sobre o Criss Cross:



--

Para quem tiver tempo e for apreciador (não só do género, mas de Cinema em geral), sugiro que ouçam esta entrevista (que é só sonora) ao Muller:



É por várias razões uma audição imperdível - com insights que não tinha ouvido ou lido em mais lado nenhum. Um exemplo: é sabido que o "rótulo" noir foi atribuído muito mais tarde ao género. Durante os anos 40 e 50, os filmes do período clássico estavam a ser realizados, mas como o termo não exisitia o grosso da produção noir entravam na altura numa de duas tipologias: Crime Thrillers e Murder Dramas. "Crime Thrillers" eram filmes em que os crimes eram praticados por profissionais (gangster e afins), e "Murder Dramas" eram filmes em que os criminosos eram "average joes", pessoas normais que por uma ou outra razão recorriam ao crime numa situação de aperto - quase sempre emocional.

Outro assunto: os 5 títulos que o Muller identifica como as bíblias do noir (onde há mais acumulação de características definidoras - e que "explicam tudo" o que há para saber sobre o género) são:
- Double Indemnity
- Out of the Past
- Scarlett Street
- Criss Cross
- Touch of Evil
O Eddie Muller tem toda a razão sobre o Criss Cross.

Vi-o ontem à noite e é, sem sombra de dúvida, uma das grandes obras-primas do film noir!
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Re: Film Noir - o Tópico

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Samwise wrote: August 27th, 2020, 1:41 pm Boa partilha, José.

Tenho feito algumas pesquisas sobre filmes e cineastas noir que ficaram esquecidos no tempo, mas a que vale a pena dedicar atenção. É bom ler comentários em primeira mão sobre eles. A seu tempo vou colocar este também na lista.

A propósito do Scorsese e da sua devoção ao noir, um outro título que ele menciona é o City That Never Sleeps (está na lista de 25 obras do Muller). Esse aconselho sem reservas - e não só por fazer uma tangente ao género. É um mix de várias influências que à partida poderiam parecer indigestas - com umas vibes de Capra incluídas, e que dão "bom coração" ao filme (algo que não bate exactamente certo com o espírito "noir"...)
Já risquei este da lista! Adorei, dos melhores que vi nos últimos tempos... O filme é busy, busy, busy! Sempre coisas a acontecer, a um ritmo alucinante. Adorei também a montagem da coisa e a introdução de momentos "humanistas", muito lindos e tocantes. Excelente filme!
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Re: Film Noir - o Tópico

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Scandal Sheet - Reportagem de Escândalo (1952), de Phil Karlson
https://www.imdb.com/title/tt0045124/

O editor de um jornal de referência, embora cada vez mais sensacionalista, comete um homicídio relativamente a uma figura do seu passado. O caso ganha alguma atenção mediática, inclusive junto dos elementos da sua própria redacção, em que se tenta saber a todo o custo quem foi o autor do crime. O editor tudo fará para ir sabotando a investigação jornalística da sua equipa mas o peso do passado e as pontas soltas desse acto terrível teimam em não largá-lo.

Scandal Sheet baseia-se no livro The Dark Page, do também brilhante Samuel Fuller - ele próprio, em início de carreia, um repórter jornalístico - e tem no seu elenco Broderick Crawford (oscarizado por um outro noir de referência: All The King's Men - A Corrupção do Poder), John Derek e Donna Reed. É um filme com uma atmosfera insinuosa, manhosa, que prende muito a atenção. Ficamos sempre intrigados em perceber o que é que se vai passar a seguir, o que é que se consegue ir descobrindo e o que é que o editor consegue sabotar para safar a sua pele. Também se atiram ali umas quantas farpas bem aguçadas ao jornalismo mais voraz, desumano e sensacionalista - este elemento crítico fazia já todo o sentido naquela época quanto faz agora; actualíssimo, portanto.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by paupau »

Também gostei bastante desse filme na altura. Se me lembro, o argumento é do Fuller.
Lendo assim a sinopse que colocaste, há semelhanças com o Mr. Arkadin do Welles. Fariam uma boa sessão dupla.

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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

José wrote: September 1st, 2020, 9:47 am
Samwise wrote: August 27th, 2020, 1:41 pm A propósito do Scorsese e da sua devoção ao noir, um outro título que ele menciona é o City That Never Sleeps (está na lista de 25 obras do Muller). Esse aconselho sem reservas - e não só por fazer uma tangente ao género. É um mix de várias influências que à partida poderiam parecer indigestas - com umas vibes de Capra incluídas, e que dão "bom coração" ao filme (algo que não bate exactamente certo com o espírito "noir"...)
Já risquei este da lista! Adorei, dos melhores que vi nos últimos tempos... O filme é busy, busy, busy! Sempre coisas a acontecer, a um ritmo alucinante. Adorei também a montagem da coisa e a introdução de momentos "humanistas", muito lindos e tocantes. Excelente filme!
Ainda bem que gostaste. salut-)

É curioso as partidas que a memória prega. Tinha praticamente esquecido esse filme até o TheLimey ter partilhado a lista do Muller, e quando li o pequeno comentário sobre ele recordei de imediato uma série de personagens e sequências. Não tem um Thin Man, mas tem quase um Tin Man (evocação ao Wizard of Oz e mais à personagem que procura incessantemente um coração? ) ... :-)))

Em sentido inverso, não me recordo de nada (mesmo zero) acerca do The Glass Key com o Alan Ladd e a Veronica Lake - um filme que coloquei na lista dos 35 melhores de há uns anos.
Last edited by Samwise on September 1st, 2020, 2:45 pm, edited 1 time in total.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

José wrote: September 1st, 2020, 10:11 am e tem no seu elenco Broderick Crawford (oscarizado por um outro noir de referência: All The King's Men - A Corrupção do Poder), John Derek e Donna Reed.
Bem lembrado - vi esse filme também há uns tempos e nem o associei ao género. É muito bom, e também é "muito diferente"!

Acho que o Rossen vai ganhar uma entrada dedicada no primeiro post.
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