Cabos fibra optica.

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
dvd-r
Iniciado
Iniciado
Cabos fibra optica.

Post by dvd-r »

Para que serve aqueles cabos de fibra optica que se venda nas Wortens e afins?

Nuno

http://www.miau.pt/leiloes/os_meus_leil ... dor=164535
Ace
Entusiasta
Entusiasta

Post by Ace »

Penso que te estejas a referir aos cabos que ligam os leitores de DVD a colunas digitais. Desta forma a descodificação do som é feita pelo descodificador incluido no kit de colunas.
Isamu_Dyson
Entusiasta
Entusiasta

Post by Isamu_Dyson »

Também existe outro tip ode cabo à venda nas Wotens e afins que onde há uma banana tipo mini din numa das pontas. Um dos usos que esse cabo tem é o de ligar por exemplo um leitor portátil de som (minidisc por ex) a um descodificador/outros dispositivo de entrada.

-------------------------
Mas quem é o maluco que colecciona DVDs de macadada chinoca?

http://www.dvdprofiler.com/mc.asp?alias ... adult=true
Ooops ^_^'
dvd-r
Iniciado
Iniciado

Post by dvd-r »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Penso que te estejas a referir aos cabos que ligam os leitores de DVD a colunas digitais. Desta forma a descodificação do som é feita pelo descodificador incluido no kit de colunas.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Pois é isso.E que vi um leitor MUSTEK (nao me lembro o modelo) que estava ligado a umas colunas de DD 5.1 por um cabo desses(Acho que eram YAMAHA).O som que sai das colunas é surround? Eu tenho uma saidas dessa no meu leitor que diz OPTICAL OUT. se ligasse o meu leitor a umas colunas dessas ia ter 5.1 ou 2.1? o meu leitor tem 2 saidas RCA ,1 Saida OPTICAL OUT.[:I]

Nuno

http://www.miau.pt/leiloes/os_meus_leil ... dor=164535
tialice
Fanático
Fanático

Post by tialice »

Primeiro vês se o teu leitor lê os formatos DD5.1 ou DTS. São quase universais, mas não vá o diabo tecê-las... Normalmente está escrito na frente, com os logotipos habituais.

De seguida, caso o leitor não tenha, na traseira, saídas independentes para cada coluna ( no total são 6 ), tens que usar o tal cabo que referiste para ligar o leitor a um amplificador que enviará o som para as colunas correspondentes. Aí sim, usufruirás do Dolby Digital ( ou do DTS ).

Resumido :

Do leitor para o amplificador ( com o cabo óptico ).
Do amplificador para as colunas e subwoofer.

Quanto aos 2.1 ou 5.1...

2.1 = 2 canais de som ( colunas... ) independentes + 1 subwoofer
5.1 = 5 canais independentes + 1 subwoofer

O formato que irás ouvir depende primeiro do que o teu leitor for capaz de ler...

How sweet, fresh meat !
vasco
Novato

Post by vasco »

Eu sempre tive uma duvida sobre estes cabinhos de fibra.
Porque é que, tal como nos cabos de cobre, existem fibras que custam uma bagatela e outras que têm preços completamente absurdos ???
Já vi que existem realmente algumas diferenças no acabamento que é dado à ponta da fibra (há alguns fabricantes que afirmam que fazem a terminação em "lente" o que melhora a qualidade, blá, blá, blá).
Isso pode fazer diferença em termos da durabilidade do conector, etc. Mas será que faz realmente diferença em termos de qualidade do som ?
Realmente nunca li nada que explicasse o protocolo de transmissão das portas SPIF, mas pelo tipo de portas duvido que seja bi-direccional, sendo assim duvido que seja possível fazer correcção de erros de transmissão on-demand, pelo que qq. correcção de erros de transmissão terá que ser tratada por redundância de informação ou códigos ECC na stream...
A duvida é se num cabinho de 1/2 ou de 1 metro existem assim tantos erros que justifiquem gastar tanto dinheiro no cabo de fibra como o que se justifica com os cabos de cobre.

--
vasco

São Domingos de Rana
Jorge Campos
Fanático
Fanático

Post by Jorge Campos »

Eu gosto destes cabos, o primeiro DVD que tive foi um Panasonic e so aceitava esta ligacao e era exclente, com o som muito limpinho, pelo que consta a ligacao Coaxial e de melhor qualidade, embora desde que compres um cabo Optical de boa qualidade ja nao precisas de mais, com 2, 3 contitos fazes a festa, para teres uma qualidade muito boa no coaxial j ateras que gastar mais um pouquito.
Se quiseres grantia de qualidade sem gastar muito dinheiro em penso ate que a opcao optical e melhor, se quisreres dispender um pouco mais como um Profigold no minimo ou entao aconselho-te o meu cabo QED-P75 ai ja te aconselho o Coaxial(embora o optical da QED seja superbo)
JorgeT
Iniciado
Iniciado

Post by JorgeT »

Não entendi qual é o melhor, Profigold ou QED-P75, e já agora onde comprar ???
Jorge Campos
Fanático
Fanático

Post by Jorge Campos »

No caso de comprares um cabo Optico razoavel nao justifica gastar mais dinheiro.
Os QED sao para mim os melhores, mas os profigold tambem sao muito bonzinhos.
Na FNAC podes compra-los,Bazar Video nos Restauradores, Portas de St Antao, acho que a Worten tambem tem, na Lisbonense Som,etc
Se a diferenca nao for muito grande vai para o QED nao encontras melhor, se for uma grande diferenca ficas muito bem servido com o Profigold
A transom tambem tem.
Creio que nas portas de st.antao consegues os melhores precos ou no Bazar do Video, restauradores junto ao antigo Eden.

Post Reply