Cabos fibra optica.
Cabos fibra optica.
Para que serve aqueles cabos de fibra optica que se venda nas Wortens e afins?
Nuno
http://www.miau.pt/leiloes/os_meus_leil ... dor=164535
Nuno
-
- Entusiasta
Também existe outro tip ode cabo à venda nas Wotens e afins que onde há uma banana tipo mini din numa das pontas. Um dos usos que esse cabo tem é o de ligar por exemplo um leitor portátil de som (minidisc por ex) a um descodificador/outros dispositivo de entrada.
-------------------------
Mas quem é o maluco que colecciona DVDs de macadada chinoca?
http://www.dvdprofiler.com/mc.asp?alias ... adult=true
Ooops ^_^'
-------------------------
Mas quem é o maluco que colecciona DVDs de macadada chinoca?
http://www.dvdprofiler.com/mc.asp?alias ... adult=true
Ooops ^_^'
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Penso que te estejas a referir aos cabos que ligam os leitores de DVD a colunas digitais. Desta forma a descodificação do som é feita pelo descodificador incluido no kit de colunas.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Pois é isso.E que vi um leitor MUSTEK (nao me lembro o modelo) que estava ligado a umas colunas de DD 5.1 por um cabo desses(Acho que eram YAMAHA).O som que sai das colunas é surround? Eu tenho uma saidas dessa no meu leitor que diz OPTICAL OUT. se ligasse o meu leitor a umas colunas dessas ia ter 5.1 ou 2.1? o meu leitor tem 2 saidas RCA ,1 Saida OPTICAL OUT.[:I]
Nuno
Pois é isso.E que vi um leitor MUSTEK (nao me lembro o modelo) que estava ligado a umas colunas de DD 5.1 por um cabo desses(Acho que eram YAMAHA).O som que sai das colunas é surround? Eu tenho uma saidas dessa no meu leitor que diz OPTICAL OUT. se ligasse o meu leitor a umas colunas dessas ia ter 5.1 ou 2.1? o meu leitor tem 2 saidas RCA ,1 Saida OPTICAL OUT.[:I]
Nuno
Primeiro vês se o teu leitor lê os formatos DD5.1 ou DTS. São quase universais, mas não vá o diabo tecê-las... Normalmente está escrito na frente, com os logotipos habituais.
De seguida, caso o leitor não tenha, na traseira, saídas independentes para cada coluna ( no total são 6 ), tens que usar o tal cabo que referiste para ligar o leitor a um amplificador que enviará o som para as colunas correspondentes. Aí sim, usufruirás do Dolby Digital ( ou do DTS ).
Resumido :
Do leitor para o amplificador ( com o cabo óptico ).
Do amplificador para as colunas e subwoofer.
Quanto aos 2.1 ou 5.1...
2.1 = 2 canais de som ( colunas... ) independentes + 1 subwoofer
5.1 = 5 canais independentes + 1 subwoofer
O formato que irás ouvir depende primeiro do que o teu leitor for capaz de ler...
How sweet, fresh meat !
De seguida, caso o leitor não tenha, na traseira, saídas independentes para cada coluna ( no total são 6 ), tens que usar o tal cabo que referiste para ligar o leitor a um amplificador que enviará o som para as colunas correspondentes. Aí sim, usufruirás do Dolby Digital ( ou do DTS ).
Resumido :
Do leitor para o amplificador ( com o cabo óptico ).
Do amplificador para as colunas e subwoofer.
Quanto aos 2.1 ou 5.1...
2.1 = 2 canais de som ( colunas... ) independentes + 1 subwoofer
5.1 = 5 canais independentes + 1 subwoofer
O formato que irás ouvir depende primeiro do que o teu leitor for capaz de ler...
How sweet, fresh meat !
Eu sempre tive uma duvida sobre estes cabinhos de fibra.
Porque é que, tal como nos cabos de cobre, existem fibras que custam uma bagatela e outras que têm preços completamente absurdos ???
Já vi que existem realmente algumas diferenças no acabamento que é dado à ponta da fibra (há alguns fabricantes que afirmam que fazem a terminação em "lente" o que melhora a qualidade, blá, blá, blá).
Isso pode fazer diferença em termos da durabilidade do conector, etc. Mas será que faz realmente diferença em termos de qualidade do som ?
Realmente nunca li nada que explicasse o protocolo de transmissão das portas SPIF, mas pelo tipo de portas duvido que seja bi-direccional, sendo assim duvido que seja possível fazer correcção de erros de transmissão on-demand, pelo que qq. correcção de erros de transmissão terá que ser tratada por redundância de informação ou códigos ECC na stream...
A duvida é se num cabinho de 1/2 ou de 1 metro existem assim tantos erros que justifiquem gastar tanto dinheiro no cabo de fibra como o que se justifica com os cabos de cobre.
--
vasco
São Domingos de Rana
Porque é que, tal como nos cabos de cobre, existem fibras que custam uma bagatela e outras que têm preços completamente absurdos ???
Já vi que existem realmente algumas diferenças no acabamento que é dado à ponta da fibra (há alguns fabricantes que afirmam que fazem a terminação em "lente" o que melhora a qualidade, blá, blá, blá).
Isso pode fazer diferença em termos da durabilidade do conector, etc. Mas será que faz realmente diferença em termos de qualidade do som ?
Realmente nunca li nada que explicasse o protocolo de transmissão das portas SPIF, mas pelo tipo de portas duvido que seja bi-direccional, sendo assim duvido que seja possível fazer correcção de erros de transmissão on-demand, pelo que qq. correcção de erros de transmissão terá que ser tratada por redundância de informação ou códigos ECC na stream...
A duvida é se num cabinho de 1/2 ou de 1 metro existem assim tantos erros que justifiquem gastar tanto dinheiro no cabo de fibra como o que se justifica com os cabos de cobre.
--
vasco
São Domingos de Rana
-
- Fanático
Eu gosto destes cabos, o primeiro DVD que tive foi um Panasonic e so aceitava esta ligacao e era exclente, com o som muito limpinho, pelo que consta a ligacao Coaxial e de melhor qualidade, embora desde que compres um cabo Optical de boa qualidade ja nao precisas de mais, com 2, 3 contitos fazes a festa, para teres uma qualidade muito boa no coaxial j ateras que gastar mais um pouquito.
Se quiseres grantia de qualidade sem gastar muito dinheiro em penso ate que a opcao optical e melhor, se quisreres dispender um pouco mais como um Profigold no minimo ou entao aconselho-te o meu cabo QED-P75 ai ja te aconselho o Coaxial(embora o optical da QED seja superbo)
Se quiseres grantia de qualidade sem gastar muito dinheiro em penso ate que a opcao optical e melhor, se quisreres dispender um pouco mais como um Profigold no minimo ou entao aconselho-te o meu cabo QED-P75 ai ja te aconselho o Coaxial(embora o optical da QED seja superbo)
-
- Fanático
No caso de comprares um cabo Optico razoavel nao justifica gastar mais dinheiro.
Os QED sao para mim os melhores, mas os profigold tambem sao muito bonzinhos.
Na FNAC podes compra-los,Bazar Video nos Restauradores, Portas de St Antao, acho que a Worten tambem tem, na Lisbonense Som,etc
Se a diferenca nao for muito grande vai para o QED nao encontras melhor, se for uma grande diferenca ficas muito bem servido com o Profigold
A transom tambem tem.
Creio que nas portas de st.antao consegues os melhores precos ou no Bazar do Video, restauradores junto ao antigo Eden.
Os QED sao para mim os melhores, mas os profigold tambem sao muito bonzinhos.
Na FNAC podes compra-los,Bazar Video nos Restauradores, Portas de St Antao, acho que a Worten tambem tem, na Lisbonense Som,etc
Se a diferenca nao for muito grande vai para o QED nao encontras melhor, se for uma grande diferenca ficas muito bem servido com o Profigold
A transom tambem tem.
Creio que nas portas de st.antao consegues os melhores precos ou no Bazar do Video, restauradores junto ao antigo Eden.